sexta-feira, 6 de abril de 2012

NOTÍCIAS DE COLMAR

Os mercados da PÁSCOA em COLMAR !





Tal como no Natal, em COLMAR vive-se a Páscoa com muita excitação. Há uma afluência importante de turistas para viverem "in loco" as tradições alsacianas. E aqui, respeitar as tradições é fenomeno recorrente.
As janelas dos edificios do centro histórico são lindamente decoradas com ovos, coelhos e lebres, três simbolos-chave aqui na região nesta época festiva.



Na Alsàcia, a lebre, este fértil reprodutôr, companheiro de grandes cavalgadas noturnas, é o animal "à la mode" na Pàscoa, representado sob formas multiplas. Conta-se entao às crianças, que é ela que esconde nos jardins, os ovos em chocolate.

A lebre e o coelho, tiveram sempre  um enorme simbolismo ligado não só  à abundância como também à proliferação e ao renascimento.

A origem do "Coelho da Pàscoa" vem-nos da Antiguidade (desde 3 500 A.C.).  Animal bastante prolifico, sobretudo na Primavera , considerado jà nessa época como simbolo de fecundidade.
 
Consta que foi na Alemanha e aqui na Alsácia, no século XV, que pela primeira vez se associaram os coelhos e lebres aos ovos da Páscoa para se festejar a Primavera.

As crianças confeccionavam ninhos, com folhas de árvores ou musgo, que instalavam depois nos jardins ou nos pátios das casas onde habitavam, esperando que, durante a noite de Páscoa, os coelhos ai viessem depôr ovos multicolores.



Para vós, queridos Amigos, os nossos desejos duma PÁSCOA FELIZ, com muitas amêndoas!

Bobbyzé & Elisabeth

NB- Fotos fresquinhas desta tarde um pouco chuvosa e fria!

10 comentários:

  1. Fotos bem fresquinhas e bem bonitas para desejarem um Páscoa Feliz!
    Um beijinho para a Elizabeth e um abraço para ti!
    Boa Páscoa!

    ResponderEliminar
  2. Boa Páscoa BobbyZé e Beth ...
    Neste momento, num jogo pela TV, Aves - Portimonense, acaba de entrar em campo o "homem de Colmar " como lhe chamou o jornalista a fazer a reportagem ...
    Quem será BobbyZé ?
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Não há nem coelhos nem amêndoas que adocem o meu desespero!!!
    E ninguém toma uma atitude responsável por este estado deplorável a que chegou esta Académica!

    ResponderEliminar
  4. QUITO!O "Homem de Colmar" é um puto de 24 anos, que nasceu aqui e antes de jogar na BRIOSA (no ano passado) jogara jà no ARSENAL e no BREMEN!!!!A Direcçao da ACADEMICA nao lhe renovou o contrato e o AMARY BISCHOFF foi entao jogar para o Desportivo das Aves!!!Um enorme erro este, de deixar partir esse excelente jogador!Se jogou no ARSENAL e no BREMEN, nao servia à BRIOSA?
    Sou amigo dele e dos Pais.

    Insisto! PONHAM O PEDRO EMMANUEL na rua!!!Nao andem mais a enganar os adeptos!!A BRIOSA precisa duma CHICOTADA PSICOLOGICA e esse homem jà hà muito que deveria ter saido!!!!ISTO JA ESTA A CHEIRAR MAL!!!!

    ResponderEliminar
  5. Foi uma vergonha. Esta Instituição que se chama Académica, foi hoje ridicularizada, mais uma vez, por uma equipa de refugo, desfalcada de 5 titulares e com um jogador expulso.
    O Ulisses Morais, despedido de Coimbra , hoje rebenta a rir ...
    A chegada da equipa a Coimbra, foi de festa. Até foi preciso chamar a polícia ...

    ResponderEliminar
  6. Oh!, cá voltamos a Colmar e aos seus mercados pascais!
    Trazem-me à mente os dias belíssimos que nos proporcionaram o Bobbyzé, a Elisabeth e o casal Falcão!
    Para todos vós vão os meus votos de uma Páscoa feliz.

    ResponderEliminar
  7. Celeste! Também recordamos sempre com grandes saudades esses bons momentos aqui vividos convosco!Qualquer dia meto-me noutra!

    Mas hoje,nao pàro de comer chocolate para esquecer as màgoas!!!A nossa BRIOSA nem sequer precisa dum iceberg para se afundar!!!

    So um HOMEM a pode salvar!!Vou falar com ele para analisar a situaçao!!Depois, direi mais!

    ResponderEliminar
  8. Boa Pascoa caro amigo! Um abraço e um beijo para a tua bela amada. Quanto à nossa ACADÉMICA ... Vai ser a sofrer até à ultima jornada. Assim....já os leões estāo a "afiar" as garras!!!!???

    ResponderEliminar
  9. Meu caro Zé Henrique
    Mas que doçura de imagens e que alegria vai ser quando eu fôr a Lausanne ver o "caçula",para finalmente apreciar a vossa linda terra "COLMAR".Espero que vá tudo correndo bem de saúde, os nossos desejos de Boa Páscoa para toda a familia.
    Abraços

    ResponderEliminar