domingo, 29 de abril de 2012

ENCONTRO COM A ARTE -ARTESANATO


IGREJA  DE SÃO BARTOLOMEU
História



A sua edificação é muito antiga, sabendo-se que existia já em meados do século X, conforme testemunha um documento que informa que a igreja foi doada ao Mosteiro do Lorvão já em 957.
O primitivo templo foi reedificado no século XII em estilo românico.
A sua atual feição data da reconstrução empreendida no século XVIII, devido ao estado de ruína em que o anterior então se encontrava. As obras tiveram início em 16 de Julho de 1756 
                                                                                                   Características
O atual templo foi erguido com traça em estilo barroco muito simples. No exterior, são de realçar o portal e as duas torres sineiras.
O interior é constituído por uma nave e uma capela-mor, onde se pode observar um retábulode talha dourada e marmoreada, típico do século XVIII coimbrão e semelhante ao retábulo principal do Mosteiro de Santa Cruz. O retábulo-mor enquadra uma grande tela, assinada pelo pintor italiano Pascoal Parente, alusiva ao Martírio de São Bartolomeu. Do lado do Evangelho, em um retábulo em estilo maneirista que remonta ao século XVI, destacam-se as pinturas alusivas à Morte e Ressurreição de Cristo.
texto:net

Igreja reproduzida em madeira pela artesão Manuel Ribeiro
Rua Infanta Santo Bairro Norton de Matos

3 comentários:

  1. Mais um excelente trabalho do artesão senhor Manuel Ribeiro, meu vizinho

    ResponderEliminar
  2. A complementar a obra artística do senhor Ribeiro, um pouco de História de Coimbra!
    Uma réplica, com todos pormenores da Igreja de São Bartolomeu, a dar continuidade à grande coleção que por este espaço tem sido devidamente divulgada.

    ResponderEliminar
  3. Depois do comentário da Celeste Maria, uma palavra mais é uma palavra a mais.

    ResponderEliminar