quinta-feira, 19 de outubro de 2017

CONSEQUÊNCIAS DOS INCÊNDIOS FLORESTAIS - 15/16 de OUTUBRO

7 comentários:

  1. como “vítimas de terrorismo” na Galiza
    Jornal Económico com Lusa
    16:51
    Governo regional galego decidiu aumentar as indemnizações às famílias das quatro pessoas que morreram na Galiza nos incêndios florestais do passado fim-de-semana, indica um decreto aprovado h

    ResponderEliminar
  2. Mesmo longe acompanhamos esta fatalidade por todos os meios que tivemos à disposição. Há momentos que jamais me esquecerão.
    Não é só as terras como muitas vidas num só dia.
    Esperemos que agora tomem medidas que resolvam a situação de uma vez por todas.

    ResponderEliminar
  3. Uma desgraça destas implica muitos milhões de euros e não de esmolas...
    Façam um levantamento rigoroso imparcial(onde o Estado não entre) e depois tirem as conclusões.
    Mas necessidades urgentes não podem esperar por levantamentos ou inquéritos.
    Há pessoas que precisam de dinheiro para comer!!!!JÁ!!!Para que serve a Segurança Social se não vai já para o terreno com dinheiro na mão!!!
    Ou os que têm a barriga cheia não pensam nestas situações primárias!?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Rafael tem razão pois parece que anda tudo adiado a todos os níveis.
      Se fôsse aqui, no que diz " Há pessoas que precisam de dinheiro para comer!!!!JÁ ", isso estaria resolvido mesmo antes do incêndio. Quando há problemas desses, entra a Cruz Vermelha que põe logo autocarros que recolhem as pessoas e vão para locais seguros aonde têm alimentação, muitas vezes são hoteis. Outros vão para esses centros nos próprios carros. Por outro lado como a mentalidade aí é diferente, não sei se as pessoas aceitariam uma situação dessas como aqui.
      No que respeita a dinheiros costumam abrir uma conta na Cruz Vermelha aonde a população deposita o que quer e o estado duplica. Depois é distribuído pelos sinistrados. Isto, fora as ajudas dos governos para fins destas situações. São boas maquias que ajudam muito mas escrito é lindo, só que na prática o sinistrado fica sempre com prejuízos.
      O que fico admirado é que nem se fala de processos abertos aqueles que não fizeram o trabalho ou aos que o criaram. Depois até podem ser absolvidos e aí tudo correcto mas haveria transparência.
      Penso no entanto que a responsabilidade disso tudo não foi só do estado: os terrenos não foram limpos, houve quem fizesse queimadas, fogo pirotécnico, etc.
      Também penso que se arranjarem uma fiscalização para verificarem a limpeza dos terrenos, a população não aceitaria como não gosta de outros tipos de multas mas pelo menos salvavam-se vidas. As multas são uma forma de manter a ordem sem ser necessário os tribunais que só em última estância porque ficam muito dispendiosos para os dois lados e primeiro que resolvam... No entanto nós dizemos que com as multas só querem meter o dinheiro no bolso mas se vamos a certos países, até ficamos admirados com o civismo deles. As multas são pesadas.

      A mentalidade de um povo também conta muito e é preciso contar-se com ela.

      Esperemos que desta vez resolvam alguma coisa pois se não estamos como a mentalidade americana que todos anos têm fogos de grandes dimensões, perdem centenas de casas se bãi fôr mais, mesmo com uma aviação que até tem boeings incluindo o 747 (jumbo) para ataque a incêndios. É lindo vê-los em vôo baixo a largarem a calda. Este ano já iam acima de quarenta mortos quando se deu o caso daí, imenso número de feridos e quatrocentos desaparecidos dos quais muitos estão mortos. Só que todos os anos constroem casas ou povoações em pleno meio da floresta, a uns tantos kms das grandes cidades só para usufruírem de umas excelentes horas de laser depois do trabalho. A casa, as sombras das árvores e a piscina. Também lá não há nada que os proíba ou os condene de aí contruírem e todos os governos deixam andar. Quando vem um incêncio, é um acto de Deus (act of God) e ninguém é responsável a menos que sejam fogos postos. Todos os lados têm os seus problemas.
      Mentalidades.

      Eliminar
    2. Aonde acima se lê:se bãi fôr mais - devia ter escrito se não fôr mais.

      Eliminar
  4. Aqui foi preciso ser o Presidente da Republica praticamente a demitir a Ministra da Administração interna...
    Mas não vale a pena adiantar mais, pois entra no campo politico e aqui não!

    ResponderEliminar
  5. Sem se relacionado com o tema em apreço, a mim hoje desde as 3 horas da tarde fiquei sem net, sem telefone fixo e sem TV!!!!
    Telef :telefonei para as avarias da MEO: tire fio, ponha fio vezes sem conta e NADA resolveu!
    Sentença: segunda feira no período das 9 ás 12 ou de tarde no período das 14h até qualquer coisa que já nem ouvi vai aí a sua casa um técnico para resolver a avaria!!!
    E prontus!Um fim de semana sem o s brinquedos!
    MAS tive sorte, pois o meu filho colocou aqui junto do computador portátil um aparelhómetro que dá o sinal necessário da rede móvel e cá estou eu, depois de stressado, todo emproado a computar!!!Tinha os anos do Pedro Sarmento para publicar( e vão sair na hora aprazada), porque entretanto meti numa pen as fotos que queria publicar! Só no facebook é que lerpei , mas deve ser por azelhice minha. Fiquei assim remediado e bem por quem percebe destas coisas

    ResponderEliminar