terça-feira, 13 de setembro de 2016

O ARAUTO

O ARAUTO
 O regresso às aulas trouxe-me uma recordação: Quando eu andava aí pelos meus 10 ou 11 anos e vivia na Praça I (hoje praça de Ceuta do Bairro Norton de Matos) tinha um grande amigo que estava frequentemente na casa que ficava junto à minha; era o “Julito” , o Júlio Campante, miúdo um ou dois anos mais velho do que eu, que vinha muito para casa da sua tia, na praça.
Era um miúdo diferente…um pouco obeso, não gostava de corridas nem de bola, gostava de ler e desenhar, desenhava muito bem. Os meus pais gostavam dele, pois achavam que ele era uma companhia segura, não era miúdo para me levar a fazer asneiras nem para longe de casa. Comia muitas vezes em minha casa…éramos mesmo muito amigos, muito cúmplices nas nossas brincadeiras. Como o meu pai era jornalista e contava em casa as suas reportagens, as notícias, etc, o Julito admirava o meu pai e a sua profissão. Então decidimos começar uma carreira jornalística e fundar um jornal ali na praça. Demos-lhe o nome de “O ARAUTO”. Era feito a esferográfica e a lápis de cor, tinha duas páginas, saía semanalmente e, para além das notícias dali da praça e da rua adjacente (Rua Infante Santo) o Julito , na última página tinha uma aventura em banda desenhada, que era uma delícia… Fazíamos uma “tiragem” de 5 exemplares , todos feitos igualzinho um a um…vendíamos ali na vizinhança a cinco tostões e tínhamos uma receita de 25 tostões que dava lucro! Depois, foi cada um para seu lado e eu perdi o contacto com o Julito. Há uns anos o Julito apareceu no Hospital gravemente doente e veio a falecer no meu serviço. Ainda deu para , comovidamente, recordarmos o Arauto. Há cerca de 2 anos, quando integrei o Movimento pelos Cidadãos de Coimbra, conheci uma jovem simpatiquíssima que era a Isabel Campante , é sobrinha do Julito, filha do irmão Fernando que foi jornalista do DC e que faleceu em 84...e, a Isabel...é Jornalista! Um grande abraço, Isabel. 
Rui Pato
 ( foto de Rocha Pato.)

5 comentários:

  1. Não me lembro do Julito nem da familia Campante da Praça. Apemas da Familia Campante que (João Manuel Campante de Rua de Moçambique(ainda lá mora a viuva..

    Também não consigo perceber bem esta localizaçãp, pois logo a seguir ao Julito o muro faz um redondo que será para uma rua..
    A rua que vem de cima se´r a actual Infante Santo?
    Do lado direito onde está uma senhora vestida de preto começa a Praça de Ceuta?Não me parece. Dá a impressão que a foto estará invertida?
    Quem palpita?

    ResponderEliminar
  2. A foto é apenas para ilustrar o bairro na altura em que eu por lá conheci o Julito. Não pretendi que a foto fosse do Julito (até porque sou eu o menino da foto) nem que a foto fosse deste ou daquele lugar. Apenas me preocupei em contar uma história simples mas real e colocar uma ilustração do bairro cronologicamente adequada. Abraços

    ResponderEliminar
  3. Foto que veio do sotão. Mais uma preciosidade. Atrevo-me a dizer que não será a Rua Bartolomeu Dias que era minha, embora o fundo da rua parecer de acesso ao Pinhal de Marrocos. Fica-me a dúvida ...

    ResponderEliminar