sexta-feira, 23 de setembro de 2016

NOTICIAS DE COIMBRA-UNIVERSIDADE

Universidade de Coimbra é campeã portuguesa no Horizonte 2020

Três dezenas de candidaturas e um financiamento superior a 8,5 milhões de euros fazem da UC a instituição portuguesa com mais projetos aprovados no âmbito deste programa comunitário.


Foto cedida
A Universidade de Coimbra (UC) é a instituição portuguesa com mais projetos aprovados no Programa Comunitário Horizonte 2020.
Os 8,5 milhões de euros de financiamento vão contribuir para estudos em diversas áreas de investigação.
O projeto que mais financiamento obteve – Enhancing Research in Ageing at the University of Coimbra – (mais de 2 milhões) visa promover a excelência na investigação científica na área do envelhecimento ativo. Neste âmbito está prevista a criação de um Instituto Multidisciplinar de Investigação especializado (MIA, acrónimo em inglês).
Emblemático é outro projeto coordenado pela Universidade de Coimbra é o Shaping EUROpean policies to promote HEALTH equity. Tem como objetivo principal avançar no conhecimento das políticas que têm o maior potencial para melhorar a saúde e a equidade na saúde entre as regiões europeias, com especial incidência nas zonas metropolitanas (273 regiões europeias, 9 áreas metropolitanas).
Destaque ainda para o projeto NOMORFILM – novel marine Biomolecules against Biofilm. Application to medical devices, que pretende descobrir antibióticos produzidos por microalgas para combater de forma eficaz as infeções hospitalares.
 Os dados são revelados no ebookLearn from the champions in Horizon 2020“, publicação que elenca os campeões do Horizonte 2020 em toda a Europa e em cada país.
Foram analisados 4.190 projetos H2020 e 7.804 organizações contempladas com financiamento do programa tendo por base dados fornecidos pela Comissão Europeia.
Almerinda Romeira
Enviada por Antonio Mateus

2 comentários: