quarta-feira, 6 de julho de 2016

O DOUTOR AUGUSTO E A TAMPA DA SANITA ...







 Não era um manual de etiqueta. Era uma ameaça ...

O Doutor Augusto não gostava de mim. O contrário também era verdadeiro. Ele, o Doutor Augusto, era já homem maduro. E eu, uma tenra criança. Por desdita minha, era meu tio por afinidade. Não tinha pois para comigo, qualquer laço de sangue. 

Aborrecido e quezilento, não tinha particular afeto por crianças.  Que o mesmo é dizer, também o não tinha por mim.

Para azar meu, todos os anos eu ia passar um mês à cidade dos arcebispos, onde ele vivia – Braga. A minha cruz, começava logo na viagem entre o meu berço coimbrão e aquela cidade nortenha. Cinco horas de viagem, com o velho Augusto ao volante, o dedo polegar esborrachado na buzina do Ford Anglia preto, a cara encostada ao vidro, para ver melhor a estrada. Eram nos primeiros anos da década de cinquenta do século passado.

Na cabeça, um inseparável chapéu. Ela, a minha tia, com sua voz de harpa desafinada, ia-lhe gritando que o mostrador de velocidade já passava dos quarenta quilómetros à hora. Um tormento!

Chegados a Braga, qual quartel do exército, eu recebia da antipática figura, uma espécie de manual de conduta. Pela mão e comigo aos tropeções, o bruto levava-me à casa de banho e de dedo indicador em riste, dizia-me:

- O menino, quando fizer chi- chi, não se esqueça de levantar a tampa da sanita, para não molhar tudo …

Não era um conselho. Nem um manual de etiqueta. Era uma ameaça. E eu, de olhos tristes, engolia em seco e abanava a cabeça, em sinal de entendimento.

Ele, o tal Augusto, era formado em Leis. Conhecido na cidade, passeava-se de pasta preta na mão, entre o escritório e casa. Era saudado pelos bracarenses, que o conheciam, e ele correspondia à saudação com uma pequena vénia e um ligeiro trejeito de levar a mão ao chapéu de feltro de aba larga, como se tivesse a intenção de o tirar da cabeça.

Em casa, tudo era sombrio. Menos a Arminda, a empregada interna que funcionava ao ritmo de uma sineta. Uma espécie de reflexo de Pavlov.

Para o pequeno – almoço, a minha preclara tia tocava a sineta, sentada na cadeira de espaldar alto. Ele, lia distraidamente o jornal da manhã na outra ponta da mesa e eu, sentado no meio, a digerir aquela espécie de dobrar de finados. Ao almoço e ao jantar, a cena repetia-se, ainda com mais pompa e circunstância. Ele, o senhor doutor, pouco tempo passava em casa. O escritório, não lhe permitia grandes convivências e veleidades. Vivia para trabalhar e para se refugiar na quinta aos fins de semana, dando ordens ao assalariados.

De quem eu gostava mesmo, era da Arminda. Ela, pequenina e roliça, sempre que podia, levava-me à rua e, no Café Cinelândia na, ao tempo, Avenida Marechal Gomes da Costa, enchia-me a barriga de bolos.

Ela, à minha tia, de voz sibilina e esguia como uma vela, eu tolerava. Católica e devota, levou-me um dia a uma Catedral nas redondezas da sua casa. Foi mostrar-me o túmulo de um Santo qualquer, que de tão irrelevante que era, nem lhe fixei o nome. 

O Homem lá estava, provavelmente embalsamado, deitado num esquife de vidro, a roupa rota e um aspeto tão deplorável que eu, ao ver aquela manifestação de tão mau gosto clerical, recuei aterrorizado e olhos arregalados, e desatei a correr pelo Templo, com a harpia atrás de mim a grasnar, com medo que eu fugisse para a rua. Agora que já passou um carro de anos, estou convicto que naquela tenra idade, estive a um passo breve de me tornar ateu.

O que é certo, é que regressei da igreja nauseado, com a deplorável imagem do pobre Santo. Por três dias não comi, amarelo como uma folha no outono. Ela, a minha tia, de faces caídas de preocupação, insistia que eu comesse a canja. Ele, o Augusto, descia então o jornal e, pelo bordo superior do noticioso, apareciam uns olhos de leopardo, emoldurados por uma armação de óculos lentes e grossas e dizia-me com brusquidão e imperativo:

- O menino tem que comer a sopa toda …

Não era uma ordem. Era mais uma ameaça. Eu estremecia de medo, e ia procurar guarida na face bondosa da Arminda, ali em pé à espera de ordens, na esperança vã, que ela me tirasse das garras do leopardo.

Estranhamente, porém, o Doutor em Leis, era um benfeitor. Na sua bela quinta lá para os lados do Bom Jesus, mandava os caseiros dar todos os dias o pequeno - almoço às crianças mais pobres da localidade. Lembro-me de as ver em fila, de púcaro de lata na mão, para beber o café com leite e comer uma fatia de pão com manteiga. 

A casa era Queiroziana, com amplos quartos virados para a quinta e em cada parede interior da casa, uma pintura à mão de grandes dimensões, obras assinadas por artistas daquela época. Lá na localidade, era um homem bem visto pela população, sendo ele, igualmente, entidade empregadora.

Porém, apesar da sua faceta filantrópica, o Doutor Augusto não tinha o dom da cordialidade. Aquela laço apertado na garganta que lhe substituía a gravata, dava-lhe um ar de papagaio de circo. Um dia, morreu. Eu, que sempre vi nele uma espécie de general da tropa, a querer mandar em tudo e em todos, nem sequer sei em que circunstancias se finou. E, valha a verdade, nem sequer me interessou. De velho, certamente. Ámen.

Nas voltas e reviravoltas da vida, tenho um pequeno sobrinho nascido e a viver em Braga. Quando me visita em Coimbra, vem logo ter comigo. Sabe que não lhe ponho barreiras. Há tempos, aninhou-se ao meu colo, a observar um pequeno brinquedo colorido.

Veio-me então à lembrança, o meu tio por afinidade. Via-me a mim, a levar o meu sobrinho pela mão aos tropeções, a dar-lhe ordens que soavam a ameaça. Talvez um dia, o meu  sobrinho nortenho, em minha casa, urine na tampa da sanita. Então, vou dar uma sonora gargalhada e o velho Augusto dará três voltas na tumba, por constatar como foi em vão, toda aquela sua conduta prepotente e desajustada para comigo.
Quito Pereira          

7 comentários:

  1. Estou a imaginar o Quito, às escondidas da São, a ensinar o sobrinho nortenho a mijar na tampa da sanita... hehheheheheheh

    Nota: a "piadinha" que aqui eixo, não pode impedir um justo elogio a este texto do Quito.
    Muito bom, mesmo.
    Toma lá um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Quito...na verdade o "santo" já eras tu, desde pequenino.
    Coitadinho, vivia acuado...mas afinal, comeste toda a sopa?
    Mas olha só...o bom homem se preocupava com os menos favorecidos, mas ele bem que podia dar comida e um gesto de carinho... mesmo que passando a mão na cabeça, de menino em menino...a dizer "come, filho... come...é para o seu bem...".
    Boas memórias. Bela escrita.

    ResponderEliminar
  3. Bem engendrada este "estória" de infância.
    Tem o sal e a pimenta e...adoçada pela prosa Quitiana!
    Mas ao fim e ao cabo este teu AFIM deu-te a oportunidade de escreveres um belo texto!
    Sabes que me passou pela cabeça pensadora?, vá lá saber-se porquê, que este teu afim só tirou o curso de direito depois de ter passado pelo seminário..
    " Não queriam mais nada..." ainda hei-de enfernizar um sobrinho AFIM, lá dos lados do Choupal!!!
    Agora vingas-te e nem tu levantas a tampa da sanita e...pronto lá está a São: viai buscar a esfregona e limpa o que "mijaste para fora da sanita"..Ah e limpa a tampa!

    Mas da tia Arminda tens boas recordações! Ou não?

    ResponderEliminar
  4. Uma escrita destas nesta espécie de blog é um luxo. Ó Quito, veio-me à memória uma cena quando eu e as minhas irmãs éramos crianças. Houve um ano (parece que este ano 2016, foi repetido), em que mostraram ao público a mão da Rainha Santa Isabel. Eu e as minhas irmãs, fomos, acompanhados pela nossa tia, ver a mão da Rainha Santa. Chegámos todos a casa impressionados com tal cena. Nesse dia não comi nada a não ser pão com manteiga. No dia seguinte, ao almoço, a tia fez canja de galinha, com montanhas de miúdos como nós gostávamos. A minha irmã mais velha, safardana, olhou para o meu prato, que tinha uma pata de galinha, dizendo: Olha, parece a mão da Rainha Santa!... Eu olhei e parecia mesmo, levantei-me à pressa e fui vomitar. Durante muitos anos, a Tia deixou de pôr as patas das galinhas na canja.
    Se fosse com esse teu tio, eu estava lixado que tinha que comer a mão da Rainha Santa!...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Toma-te por sortudo, Alfredo.
      Já pensaste se te enojasse o sobrecu, da galinha?
      Por sinal...eu adoro, quando é assada na brasa.

      Eliminar
    2. O que eu já me ri com a canja de mão da Raínha Santa...

      Eliminar