quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

OLHARES SOBRE A CIDADE ...

Roubaram-lhe o Sousa Bastos. Roubaram-lhe o Teatro Avenida. Roubaram-lhe as Fábricas Triunfo, a Santix e a Mondorel. Roubaram-lhe os elétricos amarelinhos a cirandar pela cidade. Roubaram-lhe a matriz de uma Briosa de outras eras. Roubaram-lhe a "Brasileira", emblema intelectual da cidade. Roubaram-lhe tudo ou quase tudo. Agora já só falta roubarem-lhe a ALMA.
Quito Pereira 

10 comentários:

  1. A ALMA também já teve melhores dias...

    ResponderEliminar
  2. Verdade, Quito, Infelizmente assim é. O que fazemos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Ló ! Coimbra vai perdendo protagonismo. Há tempos li um artigo de opinião num jornal, em que era dito que as "Repúblicas" perderam muito da sua função social e que já não tinham razão de existir. Infelizmente Coimbra é uma cidade apática, em que o bairrismo não é propriamente o seu forte. Mas sempre foi assim. Uma cidade de forasteiros. Se a compararmos, por exemplo, com a mentalidade dos povos do norte de Portugal. Creio que Porto, Braga e Guimarães, são bons exemplos de cidades de que os seus habitantes se orgulham. Sou de opinião que as "Repúblicas" são património da nossa cidade e discordo totalmente que se lhes passe uma esponja por cima.
      Foi aproveitando esta foto do José Filipe, que escrevi o pequeno texto que acompanha a foto de uma "República" emblemática de Coimbra.

      Eliminar
  3. Senti particularmente o fim da "calçada". Mas o que mais me revoltou foi terem arrancado as linhas do elétrico. Ainda me lembro do 1 (museu). Finalmente alguém utilizou a palavra certa: ROUBARAM-NOS!

    ResponderEliminar
  4. Há dinheiro para tanta coisa faraónica e nada para conservar património.E assim a cidade se vai descaracterizando!

    ResponderEliminar
  5. Perante o desanimo do Quito, sublinhado a negro pelos comentários, que posso eu fazer?
    Ao menos, que se salve a alma!
    A "Real República Prá-Kis-Tão" não está recuperada? Ou muito me engano ou a chamada "Casa da Nau" foi recuperada por antigos e actuais repúblicos.
    Se assim for, uma de duas, ou esta foto é muito antiga ou já está a precisar de obras novamente.
    Digo eu...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Carlos Viana, a foto não é antiga nem se trata de desanimo. Foi apenas um artigo de opinião que já referi, que me fez dar este modesto alerta para um grupo de amigos. A tua informação, sendo verdadeira e nem há que duvidar, é um sinal muito positivo para a preservação da história da nossa cidade e de tudo que a ela diz respeito.
      Aceitas um abraço? Então toma lá um abraço ...

      Eliminar
    2. Essa está boa, se aceito um abraço? Venha ele e toma lá dois.
      Uma coisa é certa:
      Nasceste no Choupal, eu nas Antas, mas AMBOS OS DOIS adoramos esta cidade.

      Eliminar
  6. Cidade mais desalmada não conheço....
    Com tristeza o digo.

    ResponderEliminar