quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Torreões de Montreal

Quando se passeia nesta cidade, ficamos admirados com os diferentes tipos de arquitectura que vamos vendo pois nada é homogéneo. Há edifícios muito diferentes uns dos outros mas sempre há certas partes que nos saltam à vista. Entre elas podemos admirar torreões, como se pode ver neste exemplo em baixo.

A arte e o seu poder criativo.

9 comentários:

  1. Estes tipos de aqrquitectura serão provavelmente influenciados pelo tipo de população com caracteristicas especiais devido à origem dos seus habitantes, que como se sabe são na sua maioria franceses/canadianos.
    Noutras provincias o tipo de aqrquitectura já será outra!
    Pelo menos foi o que depreendi duma leitura na net!
    São construções bem originais e bonitas de se ver.
    E assim vamos conhecendo melhor o mundo...neste caso o Canadá.
    Eu agradeço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No Quebec a arquitectura do passado é de base francesa, se bem que também tenha muita inglesa, Rafael. O colonialismo a duo está bem presente e nas igrejas...
      No entanto torreões deste género são vistos em casas normais de habitação relativamente recentes. É uma forma de estar na vida.
      Neste caso vai conhecendo o Quebec pois para os independentistas, o Canada é aqui ao lado. Uma espécie do Portugal/Espanha do nosso tempo: - "De Espanha, nem bom vento nem bom casamento". Esta clivagem cá também se vai dissipando e os jovens cada vez ligam menos a essa situação.

      Eliminar
  2. Essa dos independistas dizerem que o Canadá fica ali mesmo ao lado.
    Mas o Quebec é uma região autónoma? É como em Espanha?
    Isto é que sou uma cabeça pensadora!!!

    ResponderEliminar
  3. O Quebec é muito mais do que uma região autónoma, Rafael. Faz parte da Federação canadiana se bem que nunca a tenha assinado.

    A Confederação Europeia nasceu da união de vários países. O Canada, que era uma colónia francesa que ia do norte até ao Golfo do México foi mudando de "patronato" pois a França e a Inglaterra sempre que andavam em guerra, a que perdia entregava o Canada. Coitados, não tinham sindicatos. :) Por isso o Canada ficou Inglês, só que os colonos franceses nunca aceitaram essa dominação nem esqueceram que foram abandonados pela França. Assim, os americanos leais a Inglaterra quando foi do "Tea party" *, fugiram para o Canada de hoje ficando maioritários em várias regiões distintas pois os colonos franceses desde o início que se radicaram junto ao Atlântico.

    Nos colonos franceses só os exploradores da época e os negociantes de peles de castor se aventuravam até ao Pacífico e por isso os Ingleses foram por aí se instalando. É preciso notarmos que só por necessidade para a França derivado às suas exportações, a pele de castor era a principal indústria do tempo nestes lados. Para bem explorar as colónias não deixavam os colonos construir nada de desenvolvimento económico para a época.

    Só no Quebec é que a maioria continuou francesa . Tudo isto levou os colonos ingleses vivendo no Canada, chegarem à conclusão que o ideal era unir todas as regiões do Canada para ficarem fortes em relação aos Estados Unidos e resolveram incluir na federação o Quebec, na vez de o subjugar. Só que uma grande maioria dos franceses revoltados com o abandono da França até ainda há bem pouco tempo, nunca aceitaram o Canada como país e por isso, jamais assinaram a sua constituição.
    Se uma pessoa tem o ideal de ver o seu país independente, tem que aceitar tudo o que vem depois até à estabilidade. Só que hoje, quer queiramos quer não, estamos todos mentalmente aburguesados e só queremos o lado bom pois os baby boomers criaram e transmitiram a sociedade do prazer.
    O Canada, não nasceu de países como a confederação europeia mas na prática o Quebec e as outras províncias são países federados a que dão o nome de províncias. Têm fronteiras e um representante da província. Só que tratando-se de uma federação no campo jurídico dependem das leis Federais, excepto o Quebec que ficou sujeito às leis criminais federais e nas leis civis, tem as suas próprias leis pois os ingleses consideraram-nas mais duras do que as leis inglesas e assim deram-lhes a possibilidade de manter as suas leis civis.

    No entanto, todas as províncias dependem do orçamento federal, só que o Quebec depende em parte pois os seus habitantes estão sujeitos aos impostos federais e provinciais. Os dois juntos, são de valor idêntico no seu total ao que o Federal cobra nas outras províncias. Por sua vez o Federal com o dinheiro dos impostos, distribui uma parte para os programas Federais e outra parte para as províncias distribuírem pelos seus próprios programas.

    Exemplos de programas comuns : saúde, educação, segurança que são suportados pelo Federal no que é de base e as províncias podem amelhorar com o seu orçamento. O único orçamento que é todo Federal, é o da defesa pois as forças armadas são federais.
    (Continua)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (continuação comentário anterior)
      Foi este o problema económico da Grécia, Espanha, Portugal, etc. Criaram a moeda europeia mas não um sistema económico Federal Europeu. Para não chocarem ninguém, vão tentando adaptar leis a par e passo. Resultado, quando veio a recessão, cada país puxou pelo seu lado não havendo uma política económica comum a que todos os países e neste caso, aqueles que neste campos não têm capacidade para se governarem, fôssem obrigados a obedecer. Só o débito os obrigou a vergarem-se, o que quando acontece já é muito tarde e quem sofre é a população.
      Já tal não acontece com a Inglaterra que não aderiu ao sistema e tem-se saído muito bem.
      Neste momento que a união monetária está criada e desenvolvida tendo como base o Euro, destruí-la seria um preço inclaculável. É por isso que não querem acabar com ela mas sim reforçá-la com qualquer outro país que queira entar, muito especialmente a Inglaterra.
      Por isso o Quebec é conhecido como uma província federada e não um país.
      Por seu lado começa a aparecer outro problema : há dias o PQ, partido independentista, fez o seu congresso e convidou o principal chefe índio a assistir e até a discursar. Foi lá que esse chefe disse que também era independentista, tendo recebido uma ovação de pé de toda a assitência. Só que no fim, quando jornalistas o interrogaram sobre o que tinha dito, ele disse que era pela independência dos índios. O partido independista fez logo saber que o território do Quebec não era divisível. Até parece que no passado já tinha ouvido disto: - A constituição portuguesa da época dizia que "Portugal era uno e indevisível". Todos falam um dos outros mas esquecem-se de olhar para eles.

      *Tea Party foi uma atitude dos Ingleses independentistas da América contra a Inglaterra, que se serviram do chá que vinha de Inglaterra como bandeira para a independência. Os ingleses cobravam taxas elevadas no chá que enviavam para as colónias, o que deixava os colonos descontentes. Num dado momento, os colonos ingleses fizeram voltar barcos para Inglaterra sem terem descarregado mas em Boston, um grupo de colonos ingleses disfarçados de índios Mohawks que eram o terror naquele tempo, entraram num barco acostado e lançaram toneladas de chá à àgua.
      Aí começa a revolução americana e os leais à corôa inglesa fogem para o Canada de hoje, muitos dos quais para a província do Quebec. Rápido mas deixo aqui a base do motivo de haver muitos ingleses nesta província francesa.
      De notar que os ingleses nunca tiveram capacidade de dar nomes aos países que criaram. Todos conhecemos os Estados Unidos do México conhecido como México, Estados Unidos do Brasil conhecido como Brasil e outros no continente americano. Os ingleses ao nome Canada que representava todo o território de norte a sul, deram-lhe o mesmo nome de Oeste a Este. Mas o país que criaram, Estados Unidos da América, não tem nome nenhum pois a América é o nome de um continente com muitos estado unidos. Enfim...
      (Aqui deixo mais este lençol com muito amor e carinho.)

      Eliminar
  4. Lido com muita atenção e fiquei esclarecidíssimo.
    Ou seja um lençol de boa qualidade!
    Parece complicado(mas só para nós que não vivemos por aí), agora tu já tens licenciatura nesta matéria...

    ResponderEliminar
  5. Gostei do retrato das casas imponentes. Lerei com calma as considerações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou ver se consigo outras fotos para mostrar mais tarde casas simples com torreões, Quito. Nós muitas vezes não ligamos mas há belezas aonde nem pensamos existirem.

      Eliminar
  6. ...relaxado!Depois dumas fériaszitas!!!
    Bem vindo!

    ResponderEliminar