sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Uma pequena ponte para o sêr humano

Um grande passo para a biodiversidade.

O ser humano com os seus actos deve criar uma interligação entre ele e a natureza.

Uma dessas interligações no Quebec é precisamente com os anfíbios, animais que têm um ciclo de vida que lhes permite viverem tanto na água como na terra. É por isso que muitos deles são mantidos em casas privadas para gáudio das crianças.
Foi este princípio que levou a construir-lhes uma passagem sob uma estrada nos Cantões de Leste, no Quebec.

A estrada aqui representdada, divide os pântanos do lago Brompton e é fluxo de migração dos anfíbios. Com vários túneis, atravessam a estrada em segurança e reproduzem-se nos pântanos dos outro lado da estrada. Ao protegerem esta espécie, protegeram todo o ecossistema composto de uma grande diversidade de répteis.

6 comentários:

  1. Excelente postagem na mesma linha das anteriores.
    Boas fotos e uma sequência bem instrutiva!
    Bom fim de semana e um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando o produto é bom, o trabalho é fácil Rafael.
      Bom fim de semana.
      Um abraço.

      Eliminar
  2. Respostas
    1. São duas semanas para comemorar a conferência internacional sobre as mudanças climáticas, Carlos Viana. Ao menos que sirva para alguma coisa.
      Bom fim de semana.
      Um abraço.

      Eliminar
  3. É sempre bom saber isso! E o jardim fica bem bonito!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estes jardins foram obras de arte, Alfredo Moreirinhas.
      Isto, a propaganda nos diferentes médias, levam as pessoas a pensarem no assunto.
      É certo que os governos reunidos em Paris por causa da conferência sobre as mudanças climáticas tem muito interesse mas este trabalho dentro de cada país, não tem menos.
      A nível individual as pessoas procuram o aproveitamento de tudo o que é para reciclar. Há quem tenha dentro de casa umas minhocas pequeninas vermelhas que não deitam cheiro nenhum. Deitam-lhes os restos dos legumes, folhas de árvores que por aqui há muitas e vão tendo estrume para os seus canteiros.
      A nível industrial, temos Detroit que se tornou numa cidade fantasma e que está a recuperar pois a General Motors resolveu reciclar os restos de comida para o seu sistema de climatização de ar, que os funcionários da fábrica deitavam fora.
      Além disso pode negociar as acções ou quotas de carbono, como se lhe queira chamar. Por ano poupa um bilião e tal de dólares. Além de outros programas, tudo ajuda
      Já começam a haver exmplos destes um pouco por todo lado e não são os governos mas é deriado ao trabalho de sapa que fizeram.

      Eliminar