segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Os embaixadores

No quadro desta exposição, a pequena cidade de Saint-Leonard em Montreal apresentou um trabalho sobre os patos selvagens que se tornou num verdadeira emblema. Chamados Colverts assim como Malards nestas terras, são conhecidos em português como Pato Real. Feitos para as primeiras Mosaículturas de Montreal em 2000, já foram apresentados por toda a Ásia, Europa e Estados Unidos. Trata-se do pato selvagem que mais se adapta à vida urbana.
Logo das Mosaículturas 2000 de Montreal, uma pata adoptou um dos patos do jardim para aí deixar os seus ovos que deram origem a sete crias.

Foto: Lucinda Silva

EM TEMPO.. Chico Torreira  dezembro 09, 2015 1:39 da tarde Bem aparecido sejas e que o Miguel vá óptimo. Pelo que o Rafael tinha dito num comentário, estava descansado. Boa semana.

Já apareceu depois de demorada perseguição...hoje pelas 16H00

10 comentários:

  1. Lá giro, é! Mas isso não assusta os patos?!...

    ResponderEliminar
  2. Não penso, Alfredo Moreirinhas pois os caçadores até usam patos de plástico para chamarem os verdadeiros patos. Além disso, houve uma pata que se "enamorou" de uma destas beldades e foi lá pôr os ovos. Esses patinhos foram levados para o canal de Lachine, que atravessa Montreal. Há lá muitos, assim como no porto desta cidade.

    ResponderEliminar
  3. Com esta bonita foto da Lucinda hoje tratas dos patos bravos, que segundo escreves em Portugal têm a denominação de Pato Real.
    Nós portugueses não fazemos por menos: São mesmo da realeza!
    Sobrevivem com este nome, apesar de já sermos uma república!
    Não sei se os nossos pretendentes ao trono D. Duarte e Dona Irene tem em sua propriedade algum destes "Pato Real"Possivelmente terão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu adoro ver estes patos. Muitas vezes ia de bicicleta pelo canal de Lachine, porto e por vezes percorria o St. Laurent para os admirar. As fêmeas que até nem têm as lindas côres dos machos mas com as crias atrás, faziam-me perder o meu tempo.

      Quanto às realesas, o meu Pai era todo por isso pois era monarquico. No que respeita a mim: patos, patos, gosto tanto de os encontrar... depenados.

      A China que durante estes anos todos não ligou ao meio ambiente e que últimamente fez um volte face, ainda vai pagar por uns anos largos o problema que arranjou. Hoje, pela primeira vez na sua história, entrou em "alerta vermelho". Qual não terá sido o prejuízo...

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Pois vi e gostei. Se o macho com a sua beleza é uma maravilha a voar, a fêmea com as crias é muito gira. Obrigado.

      Eliminar
  5. Obrigado Chico por mais este quadro. Apreciei ...

    ResponderEliminar
  6. Bem aparecido sejas e que o Miguel vá óptimo.
    Pelo que o Rafael tinha dito num comentário, estava descansado.
    Boa semana.

    ResponderEliminar
  7. Virou-nos as costas! Nem passa cartão à gente!
    Mas está com boa aparência... mesmo de costas. :)
    Bem apanhada.

    ResponderEliminar