quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

NATAL 2015-PRESÉPIO DOS BOMBEIROS SAPADORES MUNICIPAIS












< Boas Festas

16 comentários:

  1. Sabe sempre bem ver o que vivemos em pequenos. Obrigado.

    Como é Natal, aqui vão duas destes lados:

    A Missão Old Brewery está a distribuir hoje os útimos sacos aos retardatários. De acordo com o número de pessoas na família, podem receber mais de dois sacos. Todos os bens distribuídos pelos diferentes centros de apoio à pobreza, foram obtidos por dávidas de privados. Ainda são cento e trinta mil famílias. Há aqui Gente muito boa. Acontece que a equipa desta missão de hoje que destribui os sacos, é composta por árabes, judeus e sicks. Todos se dão bem.

    Para terminar:

    Hoje os polícias desde desta manhã que marcam um carro ao calha, acendem os rotativos para os fazerem parar e aproximam-se da porta como habitualmente. O conductor começa a tirar os documentos e para seu expanto o polícia entrega-lhe uma nota de cem dólares com votos de Boas Festas. Tradição de Natal.
    E esta?...

    ResponderEliminar
  2. Godtei da entrega da nota de cem dólares!Mas as tradições, pelo menos aquelas que dão jeito acabar,estão mesmo a cabar.Felizmente que é só na porca da politica!
    Tradições de Familia estão a voltar em força, pelo que tenho ouvido!

    ResponderEliminar
  3. Até aqui, Rafael mas com menos religião pelo meio nas tradições e actos diários. Só que quando toca a alguma acontecimento de vulto, lá vão às respectivas igrejas oficializar o assunto. As aproximações familiares ou de grupos de amigos ou mesmo de sociedade, acontece quando a situação fica mais feia. Vá... está quase na hora de ir para a mesa. Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Acabo de chegar de casa de minha irmã Adéia/Zé Rocha/Filipe e Miguel, onde foi a ceia da noite de Natal parta distribuição de prendas...mas este ano por várias circunstâncias menos concorrida. O Pai Natal Filipe lá se encarregou da distribuição.Deu para manter a TRADIÇÃO. Mas antes pela 20H houv aqui em casa a CONSOADA-Bacalhau com todos! Agora mais
    logo aqui em casa almoço de Natal para 21! Mais uma tardade de trabalho intenso de garfo, faca e...COPO na mão...Sempre aviar!
    Bom almoço para todos os nossos amigos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vinte e uma pessoas à mesa é lindo, Rafael. Na casa dos meus Pais durante a semana, ia-se por vezes para 14 a 17. Quando aí chegámos, os sábados era o dia dos primos. Essa tradição já ia da baixa. Isso nem tinham conta. Aquelas escadas aguentaram muito pois éramos malta endiabrada. Depois, talvez derivado aos namoros e casamentos, foram ficando cada vez menos. Nas festas de casamento dos meus Pais, isso havia muita gente. Era aonde havia uma grande reunião da família. Nos Natais e Ano Novo, era muito restrito à família aí do bairro.
      A única vez que a minha família esteve reunida eram quinhentos e sessenta ou seiscentos e sessenta, já não estou certo. Faltaram quarenta nos quais eu incluído pois estava em Moçambique. Somados, dava o número certo. Isto tudo, práticamente do lado da minha Mãe. Eram dezoito irmãos, fora tios e respectivos primos e filhos. Os primos de meus primos, meus primos são. Continuação de uma Feliz Natal.

      Eliminar
  5. Comemos sopas de bacalhau de Trancoso e a primeira experiência de sardinhas doces,doce conventual também típico de Trancoso. Não saíram no ponto mas na próxima hão-de sair. E já deu para relembrar um doce delicioso que a Mãe da minha namorada punha na mesa quando eu ia a Trancoso namorar. Isto acompanhado por um vinho tinto «Reserva do patrão» da Quinta dos Termos, em Caria, do meu amigo João Carvalho. As nossas raízes na nossa mesa de Consoada.

    ResponderEliminar
  6. Vi tudinho. Mas foi feito em 2013?
    Tudo cientifico, alho,bacalhau, e até as mãos da luisa lavadas cientificamente.
    Uma receita que quer alho a dar com um pau!
    ao minuto 8,53 era Jona?.
    O azeite era aquecido naquela panela sempre ao lume no lado esquerdo?.
    Mas era só para 4?Hum...era muito !
    FELIZ NATAL!
    As sardinhas doces vou ver mais logo, depois dos cabritos, para não ir para a mesa a cheirar a sardinha!
    Vamos-nos sentar 21.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos os anos fazemos estas sopas de bacalhau na Consoada. Uma tradição que vem do lado dos Pais da Luisa.
      A Joana e a Mariana aparecem pontualmente lá pelo meio e, no fim, aparecem as duas.
      A quantidade é suficiente para duas refeições: o jantar de Consoada (que já marchou) e o jantar do dia de Natal, que vai marchar daqui a pouco (e as sopas de bacalhau, aquecidas no forno, ainda ficam melhores).

      Eliminar
  7. Acabou mesmo agorinha o almoço de Natal/variedades e arruada de Natal pelas ruas do Bairro.
    Bom Natal de 2015...venha o Natal de 2016.

    ResponderEliminar
  8. Já o meu amigo Camões o dizia...

    Maravilha fatal da nossa idade,
    Dada ao mundo por Deus, que todo o mande,
    Pera do mundo a Deus dar parte grande;

    ResponderEliminar
  9. ...mas foi um dia...uma tarde em cheio!Por dentro e por fora!

    ResponderEliminar
  10. ...pois, mas eu fui mais contemporâneo de Camoões ah!ah!ah!

    ResponderEliminar