quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

E por falar em índios...


A índia que até impulsionou um canto, pelo amado DOM, mereceu matéria neste luxuoso blog.
Agora, é a vez do artesanato da Amazônia! Colares, pulseiras, anéis, brincos, gargantilhas e muitos outros objetos decorativos, confeccionados com o que há de abundância na Região. A matéria-prima é fornecida pela floresta. São as sementes, fibras de madeiras e o que é mais incrível: já trazem uma variedade de cores naturais.
A arte indígena impressiona pela beleza e criatividade dessa cultura. Os índios tecem e produzem verdadeiras obras primas.
Eu sou usuária contumaz desse tipo de artesanato. Todas as peças têm excelente acabamento e podem ser usadas em qualquer ocasião.
Estou com alguns acessórios comprados, para presentear meus amigos, especialmente as mulheres, quando eu aparecer por essas plagas portuguesas.
Aí está. Antes, a índia de Montreal. Agora, nós, da Amazônia!
Beijos em cada um, com todo respeito. Claro!







Chama a Mamãe

28 comentários:

  1. Que bela surpresa!Rica na arte e cor do artesanato da Amazónia!
    Esta espécie de blog e principalment eu o DOM, agradece mesmo tão prestimosa postagem!
    E a fonte antiga não há por aí?O meu vizinho artesaõ e eu bem gostavamos de umas fotos !!!
    Beijo, com todo o respeito, claro!

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito desta postagem, Chama a Mamãe. O artesanato é maravilhoso e por ele se vê a riqueza ciadora de um povo.
    Sentarmo-nos ao lado de um/a velho/a índio/a é toda uma lição de costumes, forma de relacionamento com a natureza, crenças e história que vão passando de boca em boca mas que dão para meditar. Vá nos dando notícias dessa maravilhosa terra.
    Por aqui não são tão ricos em artesanatos como aí. Penso que é por motivos do desenraízamento que sofreram e espero que amanhã possa ver. Por outro lado, começam hoje a aparecer em postos de alta responsabilidade. Bem haja.

    ResponderEliminar
  3. Maravilha, esta adoração e respeito pela natureza!

    ResponderEliminar
  4. Artesanato realmente belo! As cores dos colares são espectaculares.
    As sementes de camisolas é que não vingaram, mas estou em crer que foi por causa do clima!
    Ou isso ou olho gordo de restante pessoal!... Ainda tenho esperança, que alguma coisa nasça, quando vier o calor do verão...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com o teu olho magricela, até aposto que do vaso vai sair um embondeiro... ou uma sequóia...

      Eliminar
    2. As sementes se tivessem sido metidas no frigorífico durante quarenta e oito horas, talvez tivessem nascido nessa altura, Alfredo Moreirinha.
      Se ainda há mais algumas, é de metê-las à terra na primavera e não noutra altura.
      Isto não é lançar um espargueteiro à terra. :)

      Eliminar
    3. Chico, estás a dar a receita incompleta.
      48 horas de congelador, devendo seguir-se 45 minutos em panela de pressão. Deixar arrefecer e levar a lume brando para mijutar 30 minutos.
      Servir à temperatura ambiente.
      Olho gordo? Ignorância do Senhor De Moreirinhas, isso sim.

      Eliminar
    4. Chama a Mamãe, não diz nada é porque sabe que foi mesmo olho gordo de:
      São, Dom, Chico e Carlos. Agora já temos a certeza.

      Eliminar
    5. Carlos Viana.
      Achei piada à tua brincadeira mas pareceu-me que não levaste a sério o que disse.
      A provar isso é que as túlipas nascem no mês de maio mas há aqui quem as faça nascer no Natal, com o sistema que disse. O preço $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ nem digo mais. Acontece o mesmo com outras só que não vão ao congelador, pois teriam que levar a vacina contra a gripe.
      Abraço.

      Eliminar
  5. Gostei de ver e ler. Continue a colaborar amiga !

    ResponderEliminar
  6. Meninos, respondendo a todos, num bloco só:
    Obrigada pelo beijo, Dom (A Celeste permitiu, claro!;
    Chico, obrigada por teres gostado.
    São maravilhas, São! Com o Alfredo é bem capaz de brotar alguma coisa;
    CV, isso é coisa que se faça? Que recomendação técnica é essa!? Até eu, que trabalho em uma instituição de pesquisa, justamente na agropecuária, nunca vi algo semelhante...rss. Mas amei o beijo. Outro para ti, com respeito, claro.
    Quito, ando ocupada esse tempo, mais até do que deveria, mas sempre sobra um tempo precioso para os amigos. Obrigada.
    Enfim... Alfredo, para olho gordo... colírio diet. rsss
    Brincadeiras à parte...amei esse cadito aqui com vocês.
    ABraço e beijos às digníssimas esposas, amantes e namoradas!

    ResponderEliminar
  7. Perdoa, Chama a Mamãe, mas tenho andado com tarefas que nem sempre aqui posso vir ler.
    Gosto imenso do artesanato e admiro a cor e o trabalho!
    Beijos de " esposa" do Dom...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Perdoem-me vocês.
      Talvez eu tenha deixado margens equivocadas ao dizer"... digníssimas esposas, amantes e namoradas!". A intenção foi em reafirmar que, para o homem, com quem dividimos nossa vida, somos - ao mesmo tempo, e muito mais - esposas, amantes, namoradas, amigas, médicas, psicólogas...e às vezes eles nos confundem com... mães.

      Eliminar
    2. Ora bolinhas. E eu a pensar que a amante do Dom era eu...

      Eliminar
    3. Ah, é bem verdade. Esqueci-me dessa "relação" que tens, com o apoio da Celeste Maria.
      Mulheres modernas são assim. rsss

      Eliminar
    4. Não é bem apoio. É mais tolerância. E muitíssima paciência.

      Eliminar
    5. Mamãe, não precisas de explicar. Pela minha parte, perfeitamente de acordo e a relação que tenho com a Olga é exactamente essa. Em quase meio século de vida em comum - se contarmos os anos de "namoro", mais de meio século - temos passado por todas as fases de que falas. Umas mais intensas do que outras, conforme a idade...
      Beijinho para ti ( e não preciso de dizer que é com todo o respeito. )

      Eliminar
  8. São Rosinha, tenha maneiras...Tenho Rosas que cheguem no Jardim da Celeste!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pronto, a paciência que tem a Celestita, falta-te a ti...

      Eliminar
    2. Minha querida Sãozita, já te disse, o Dom anda nervoso.
      Vá-se lá saber porquê!
      Temos de o levar ao jardim da Celeste, para ele descontrair, abanar o capacete e despachar uma boas macetadas no lavacolhos.

      Eliminar
    3. Não custa tentar, mas duvido dos resultados de qualquer terapia.

      Eliminar
    4. Terça feira dia 22 o lavacolhos entra em acção no ARTES BAR com a música activa na festa de Natal da Academia de música do CNM 18H00Para descontrair!

      Eliminar
  9. Respostas
    1. Claro!
      Mas menor intensidade não quer dizer menor qualidade...
      E fico-me por aqui, porque o ginecologista anda nervoso e ainda me dá com a esfregona.

      Eliminar