domingo, 11 de outubro de 2015

BAIRRO NORTON DE MATOS-PRAÇA DOS AÇORES

Pouco a pouco vai-se degradando, é uma questão de tempo...(reposição parcial)
 Reabilitação inaugurada com 5 módulos para exercícios de ginástica de manutenção...
Passados poucos meses um dos módulos avariou, foi comunicado à Câmara que o retirou e nunca foi reposto...(talvez por opção da Câmara)

 Há uns 15 dias o módulo que eu mais usava para exercício de braços, de um dia para o outro desapareceu!
Dúvida: avariou e os serviços da Câmara retiraram-no? ou foi "furtado"?
Nesta foto o local em que se encontrava


As "porcas " que o fixavam ao chão estão lá..Não se perdeu tudo...
A Junta de Freguesia diz ser problema da Câmara, mas já deu conhecimento por email.
Aguarda-se resposta.
...............................................
...................................
   Verifica-se que esta situação já foi reposta, pois já se encontra de novo o módulo a funcionar, com a vantagem de agora estarem activos os dois braços-um avariou há já bastante tempo...)
O reparo foi feito para a eventualidade de ter sido furtado.
módulo novo reposto

No Jarim Infantil havia a circundar os baloiços(para protecção das crianças não se abeirarem dos movimentos dos baloiços, uma cerca com talvez meia duzia de "barrotes" ligados entre si por uma corda, delimitando esse espaço.
Acontece que os barrotes apareceram derrubados, à excepção de um, que se vê ao fundo desta foto, desaparendo a respectiva corda,
Entretanto os barrotes que estavam derrubados já foram levados(não pelo vento,pois são pesados...)
Esta situação continua na mesma, talvez porque tenha sido opção da Câmara em não considerar que haja perigo
...os buracos onde estavam enterrados os barrotes, estão conforme a foto mostra!
O que escrevi em relação ao módulo, quanto à Junta de Freguesia, repete-se neste caso...

7 comentários:

  1. É pacífico dizer-se que há zonas do Bairro muito mal tratadas. Há dias, interpelado um trabalhador da Câmara por causa do matagal em frente ao Restaurante D. Duarte 2, o mesmo queixou-se de que são poucos a trabalhar para uma zona enorme que não contempla só o bairro. Fazemos o que podemos - disse.

    Tudo precisa de manutenção, é um facto. Mas a preservação do mobiliário urbano também passa pelo civismo de todos e de cada um. Não se pode diabolizar sempre as entidades, embora se tenha que ter uma atitude interventiva. Mas que vale repor o que estava e meia dúzia de meses depois as coisas serem roubadas ou vandalizadas? É um ciclo vicioso e como sabemos o material é caro e os tempos são de vacas esqueléticas. Agora que o policiamento é praticamente nulo, este problema de preservação do que pertence à comunidade parece insolúvel. Educação e civismo de quem utiliza é a chave do sucesso, para além daqueles que não usando os espaços não atentam contra ele, numa atitude gratuita e reprovável.

    ResponderEliminar
  2. Lamentável. Que se pode dizer mais? Isto tem a ver com algo tão simples quanto isto: Educação e Cultura.

    ResponderEliminar
  3. ..só que a Cãmara não se pode acomodar na falta de civismo, educação e cultura.Se assim for a praça acaba por ficar sem ser útil aos utentes, sejam crianças ou adultos.
    Mas é lamentável.

    ResponderEliminar
  4. Grande blogue. Bastou uma postagem para criarem condições para a manutenção dos braços do Rafael.
    Eles aqui logo que sabem, não deixam ficar a situação muito tempo. Assim, os malandros desistem.
    Quanto ao que se passa aí é pena pois as pessoas se vêm, não dizem nada para não serem molestados. Aos nossos responsáveis de criarem leis.
    Por outro lado, será também à polícia de nas suas patrulhas irem passando em curto espaço de tempo.
    Assim, acaba por ficar mais caro.
    Aqui está um blogue de oiro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. nestes casos faço o que se deve fazer, em todas as situações em que se notam situações de de má conservação pelos serviços respectivos ou estragos provocados por gente sem esccúpulos. Nem sempre somos atendidos com a rapidez desejada, mas na maioria dos casos as coisas resolvem-se..
      Qunado fiz esta reportagem era para inccluir na mesma uma situação para a qual já tinha chamado a atenção mais do que uma vez.
      No passeio junto à entrada do antigo Colégio São Luis Gonzaga havia a falta de uma grande zona de calçada, que se tornava perigosa.Durava esta situação talvez há 2 anos.
      Tirei as respectivas fotos uns dias antes de fazer a reportagem, incluindo também a falta de calçada no mesmo passeio mas retirado talvez uns 20 metros-obras das Águas-deixaram as pedras ao lado.
      Na véspera da reportagem ser publicada, passo por lá e...andava uma brigada a compor o passeio.Adivinhram!!!!!!Mas o que estava estragado a 20 metros lá continua com o buraco e as pedras ao lado!!!Não tinham provavelmente ordem para esse serviço e nem sequer providenciaram para que alguém também da Cãmara ou do serviço das águas resolvessem esse pequeno arranjo.

      Eliminar
    2. Tem piada, Rafael. O sistema é o mesmo. Aqui, em certas cãmaras para repararem as ruas, vai sempre um responsável um dia ou dois antes pintar um círculo à volta dos buracos a reparar. Ainda não compreendi porquê mas todos os que não levam círculo, não são reparados mesmo que fiquem no meio dos outros. A dois ou cinco centímetros ao lado. Voltam a passar mais tarde e o povo a pagar. Estão entrando no meu bolso.
      Façamos votos para que lá vão pôr as predinhas no buraco rápidamente.

      Eliminar