terça-feira, 28 de julho de 2015

O TOCADOR DE KORÁ ...

 O tocador de Korá ...
 Um dia, cruzei-me com ele numa rua estreita da cidade de Lagos. Corria o mês de Junho deste ano. Por poucos minutos, trocámos algumas palavras. Não lhe fixei o nome, apenas o facto de ter nascido em Bissau e viver nesta cidade que é um tributo aos Descobrimentos e ao Infante. Ao dedilhar um pouco do seu Korá, instrumento de raízes bem africanas, recordei um pouco do meu passado remoto. 

Em Canjadude, alguns tocavam o Korá.É um som melodioso que logo me veio à memória. Porém, constato que o Korá desta africano que um dia fez de Lagos a sua cidade, é mais trabalhado e perfeito que os instrumentos artesanais dos tocadores de Madina Mandinga e Canjadude.

Esta foto do José Filipe, tirada neste mês de Julho surpreendeu-me, pois logo reconheci o tocador. Por certo que de novo o vou encontrar por aí e dar-lhe um euro, a troco de ouvir o seu Korá e sentir nas narinas de novo, o cheiro e os costumes de terras de África.
Quito Pereira  

12 comentários:

  1. Em primeiro lugar desejar-vos uma boa estadia aí em Lagos!
    Uma bela foto que aproveitaste para recodar Canjadude
    Não sei se te fêz lembrar Mariema...de volta das tuas roupas bem lavadas!!!
    Boas férias!

    ResponderEliminar
  2. Boas férias e muita música!
    Manda novas e vai refrescando a inspiração.

    ResponderEliminar
  3. Como umas férias em Lagos te fazem recordar a Guiné. Nunca tinha ouvido falar de tal instrumento. Boas férias

    ResponderEliminar
  4. Obrigado Rafael pelo video. Quanto a Mariema ...já lá vão quase 6 anos que foi publicado. Como o tempo passa !!!
    Obrigado pelos votos de boas férias de ti, Celeste Maria e Ló ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Quito, mas eu tinha uma ideia muito precisa da tua Mariema.
      E por lá me voltei a perder na leitura não só do teu óptimo texto como também dos comentários.
      E que bom foi voltar a ler os comentários do Rui Felício, a arte com que ele comentava para "espicaçar" outros comentários...

      Eliminar
  5. Reviver é viver pelo que fazes muito bem.
    Estou convencido que já vi instrumentos no género no festival "Noites de África", mas não estou certo que fôsse o Korá, Quito. Aqui o que está muito em voga é o TAM TTAM todas as semanas e não falta assistência. Hoje já há escolas de Tam Tam em Montreal e vêm pessoas de fora para tocar e passarem um belo dia.
    Aproveita bem as férias.

    ResponderEliminar
  6. Sim há outros instrumentos africanos, Chico. Mas este é o Korá, assim me disse o tocador, quando no mês de Junho aqui estive a passar uns dias. Que tudo esteja bem contigo e família são os meus desejos.

    ResponderEliminar
  7. Entendo perfeitamente o que deves ter sentido, quando ouviste o jovem a tocar korá.
    A mim, aconteceu-me, quando de visita à Ilha da Páscoa, que fica a 6 mil Km de Timor, ouvir uma canção Rapa Nui, com a mesma melodia de uma canção timorense! Fiquei de boca aberta e de lágrimas nos olhos!... Mais tarde, numa visita à Nova Zelândia, ouvi a mesma canção, com outra letra.
    Não sei de onde é o original, mas deduzo que seja da Nova Zelândia, e mais tarde foi sendo adaptada pelas ilhas do Pacífico!

    ResponderEliminar
  8. Na verdade Alfredo, depois refleti no passado e foi uma enxurrada de memórias. Para ti e Daisy vai o nosso abraço do barlavento algarvio ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas desta vez é mesmo a sério? Estás mesmo a banhos no Algarve?

      Eliminar