quarta-feira, 8 de julho de 2015

«Academia de Coimbra multipremiada na Roménia» - Jornal de Notícias de hoje

O Jornal de Notícias publicou hoje (8 de Julho de 2015) uma notícia sobre a Academia de Dança do Centro Norton de Matos:



As bailarinas, com idades entre 10 e 13 anos (escalão "children"), conquistaram três medalhas na categoria de grupos: duas de ouro, em dança de caráter (com o tema "Hava Nagila") e dança contemporânea (com "Folia"); e uma de prata em ballet clássico (com "Jubilate").

"Ganhámos ainda o prémio de melhor grupo de toda a competição de contemporâneo e o prémio de melhor grupo de toda a competição em caráter na gala 'mini' [dos 7 aos 9 anos] e 'children'", frisou a professora Teresa Gouveia.

O solo de ballet clássico de Constança Bulha, de 11 anos, também valeu uma medalha de bronze à Academia, que participou nesta competição internacional pela quinta vez, tendo obtido o melhor desempenho de sempre em termos de grupo.

24 horas por semana de entrega ao ballet

Os bons resultados são encarados com naturalidade pelas professoras Teresa Gouveia e Catarina Pinho, que acompanharam um total de 34 bailarinos a Bucareste: "Tínhamos trabalhado para tal. Saímos com cinco primeiros lugares na eliminatória em Portugal ["Dançarte", em Faro]".

"Os prémios dão-nos força para continuar a trabalhar e sentir que não estamos a desperdiçar o nosso tempo", disse ao JN Carolina Alves, de 11 anos, no ballet desde os 3. Quer ser bailarina profissional, como Carlota Cruz, que tem a mesma idade e começou ainda mais cedo, aos 2 anos.

Há ensaios e aulas diariamente, exceto ao domingo. São perto de 24 horas por semana de entrega ao ballet. "É um prazer ensaiar, ter aulas todos os dias", garantiu Carlota Cruz. "Estou aqui porque gosto. Podia estar em casa, a fazer outras coisas. Mas estou aqui."

Foto e artigo: JN

11 comentários:

  1. OBRIGADO PAULO MOURA por esta postagem
    A Academia de Dança do Centro NORTON DE MATOS, cada ano sairá mais reforçada.
    São palmarés que pertencem sem dúvida a dançarinas, professoras e monitoras mas foram obidos pela grande INSTITUIÇÃO que se chama CENTRO NORTON DE MATOS!

    ResponderEliminar
  2. Eu transmito-lhe. E para amanhã às 7h00 está agendado um video sobre a alta de Coimbra pré-1942. Acho que nunca publicámos esse video. Se for repetido, olha... é revisão da matéria.

    ResponderEliminar
  3. Claro, as repetiçõrs quendo boas, ficam sempre bem!

    ResponderEliminar
  4. Como sócio do CNM, regozijo-me com os êxitos alcançados dentro e fora de portas pelas classes de ginástica. Mas noticias que hoje casualmente soube, deixam-me, no mínimo, perplexo. Mas não vou comentar. Apenas ter a certeza, que o CNM continuará na senda dos êxitos, mesmo contra ventos e marés ...

    ResponderEliminar
  5. Em breve serão dadas mais algumas informações sobre a "TRAIÇÃO" de que o CNM foi vitima na Academia de Dança!!!
    Mas o CNM vai ter em 2015/2016 uma Academia de Dança Ballet e Dança Jaz com a mesma pujança que há muitos anos tem tido.Novas e competentes professorasjá estão contractadas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rafael
      Cá ficamos à espera dessas informação pois não foi nada que não tivéssem falado que pudesse acontecer logo a seguir aos excelentes resultados obtidos. Quando se está à distância, há mais espaço e frieza para pensar nesses assuntos.
      Estou convencido que as vitórias vão continuara a aparecer.
      Continua todo o BNM e suas bailarinas de parabéns.

      Eliminar
    2. Acima aonde se lê tivessem na primeira frase, leia-se tivéssemos.

      Eliminar
  6. Parabéns a todas as bailarinas, professora, pais e CNM.

    ResponderEliminar
  7. A tradição de nível, competência e empenho das professoras de ballet do CNM, já vem de há muitos anos!
    A instituição continuará a pautar-se pela qualidade e profissionalismo do ensino da modalidade e não há pessoas insubstituíveis...
    Continuaremos a apoiar e a incentivar a educação artística das crianças e jovens do nosso Bairro.
    Boa sorte aos que partem e, principalmente, aos que se mantêm ou se iniciam com a certeza que as mudanças muitas vezes são profícuas.

    ResponderEliminar
  8. Excelente artigo. Também vou lendo este jornal uma vez por outra mas este tinha-me passado. Boa.

    ResponderEliminar
  9. São "bofetadas" que se apanham de pessoas que julgávamos que tivessem outro comprtamento ético!Já não tenho paciência para aturar "garotadas"! Que passem bem

    O Centro Norton de Matos vai saber passar mais esta adversidade!

    ResponderEliminar