domingo, 28 de junho de 2015

O «Choradinho» de Coimbra

"O Choradinho de Coimbra que João de Deus repenicava uma oitava alta na viola toeira pelos idos de 1850 e tais. Interpretação do tenor popular Francisco Caetano, acompanhado por seus irmãos Alberto (alaúde) e José (violão de duplo cravelhal)."
António Manuel Nunes
Blog Guitarra de Coimbra V




Vídeo de Margarida Caetano

Título: Choradinho
Incipit: Igreja de Santa Cruz
Música: popular
Letra: popular
Origem: Alta de Coimbra
Função inicial: serenata?
Data: 2ª metade do século XVIII; 1º quartel do século XIX
Alaúde: Alberto Caetano
Violão: José Caetano

Igreja de Santa Cruz (bis)
(Ai) Feita de pedra morena
Dentro dela ouvem missa (bis)
(Ai) Dois olhos que me dão pena.

Larilolela
(Ai) Lirilili
Não chores amor,
Eu sofro por ti.

Arrumei c'uma laranja (bis)
(Ai) De Santa Clara ao cais
Para ver se me esquecias (bis)
(Ai) cada vez me lembras mais.

Larilolela
(Ai) Larilóló
Não chores amor,
Não chores, lóló
Larilolela
Santa Comba Dão
Nasceu-me uma rosa
Na palma da mão (bis)
Santa Comba Dão.

Corre, corre, meu cavalo (bis)
(Ai) Enquanto puderes correr
À porta da minha amada (bis)
(Ai) Até vir o amanhecer.

Larilolela
Santa Comba Dão
Nasceu-me uma rosa (bis)
Na palma da mão (bis)
Santa Comba Dão.

5 comentários:

  1. Bonito tema, este Choradinho. Lembro-me, de quando era menino, meus pais cantarem os versos "arrumei c`uma laranja". Meu pai acompanhava-se ele próprio à viola. Valeu a pena ouvir o tema, carregado de saudades. Foi muito bom.

    mariorovira

    ResponderEliminar
  2. Uma preciosidade e uma antiguidade respeitável.
    Desconhecia e adorei.

    ResponderEliminar
  3. Com tanta gente ilustre só podia ser uma maravilha!1850!!!!!!!!!
    Bem hajam quem nos dá a conhecer estas relíquias!!

    ResponderEliminar
  4. E dentro em breve o Alfredo poderá partilhar connosco outras pérolas:
    "Recebi uma herança de 50 discos de massa, sendo alguns do
    Dr. António Menano e do Dr. Edmundo Bettencourt.
    Agora tenho que comprar uma grafonola!"

    ResponderEliminar
  5. maria helena morgadojunho 30, 2015 7:44 da tarde

    Um tesourinho! Adorei. Obrigada pela partilha

    ResponderEliminar