domingo, 3 de maio de 2015

TERCEIRA IDADE

Caminhando para o futuro

Chico Torreira, Montreal(notícias)

24 comentários:

  1. Chico como enviate a postagem no período que não conseguia dormir...não incorporou a permissão de comentários!!!
    Fiz nova postagem e já está bem.
    Eu sei quem caminha lado a lado....estando a Joana a tirar a foto! Mas não digo! Mas todos sabem!
    E o futuro faz-se caminhando, com FÉ!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rafael
      Eu já estava a pensar que lá iria levantar-se esta noite outra vez para accionar a secção de comentários. De facto a foto é da Joana e enquanto for-mos caminhando assim... não está mal e para alegrar, viva a Académica.

      Eliminar
    2. Olha Chico a postagem foi feita às 21 horas e como não comentei logo, foi a Celeste Maria que por volta das 22h00 me chamou a atenção para o facto de os comentários não estarem disponiveis!
      Vi logo o que se passou(a postagem que fizeste foi feita enquanto tentava dormir...na noite do apagão) e então tive que copiar a foto e fazer nova postagem, já com a torneira aberta!!! Safei-me!

      Eliminar
    3. Emuito bem, Rafael. Deu foi trabalho.

      Eliminar
  2. Sim, sim, julgam que não sei quem sois!
    Viraram as costas para segredarem às escondidas...
    Filha atenta!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ía-mos a combinar o jantar, Celeste Maria.
      Por acaso foi um dia em família muito agradável.

      Eliminar
  3. O blog "Encontro de Gerações", é um espaço de tertúlia. Somos poucos a pisar este palco. Muitos sentados na plateia. Esta tertúlia, em minha modesta opinião, tem, em primeira análise, uma vertente acentuadamente lúdica. Mas, por vezes, sem nos apercebermos, o blog é âncora afetiva de alguns, que se abrem nas suas alegrias e tristezas. A uma vitória desportiva, por exemplo, contrapõe-se a morte prematura de uma mãe e que deixa marcas para toda a vida. Tudo vai passando por aqui, arrebatadamente ou de mansinho.

    Nesta foto, lá longe, do outro lado do oceano, caminha-se para o futuro com o apoio de uma bengala. Um futuro que queremos que seja longo. Todos percebemos de quem se trata. Todos sabemos quem tirou a fotografia. Alguns percebem - eu percebo bem - o que é ter estado deslocado.

    Por isso, temos que entender que as coisas, por vezes, são mais complexas do que parecem. Ele, aquele amigo que ali vai com a sua companheira de uma vida, apoiado nela e numa bengala, tem numa simples tertúlia coimbrã do seu bairro, a tal âncora afetiva que lhe abranda a tal saudade de que fala no seu primeiro comentário ao texto "Folhas Soltas". O desencanto que se lia nas entrelinhas do comentário daquela simpática família, que se via privada, pela ausência de comunicação, de se sentarem todos os dias à mesa da tertúlia. É quando o longe se faz perto. Quando o mar grosso, não é barreira de nada.

    Felizmente que o bom senso e a sensibilidade prevaleceram. Faço marcha atrás e volto a reunir-me às tropas e a pisar o palco da amizade que partilho com todos ...

    Caro Francisco, estamos vivos, meu amigo. Comenta e tira fotos. A malta - como tu dizes - cá está para observar os teus trabalhos e dialogar contigo e com a tua família. Não estás só e lembra-te que, aqui, como por aí ... o futuro é hoje.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois Quito as FOLHAS QUANDO SE SOLTAM, podem perder-se.Mas com jeito podem-se tornar a reunir!
      Não apreceste na pastelaria, imagino para onde foste!Ontem.Mais logo espero que apareças!

      Eliminar
    2. Quito
      Estou absolutamente de acordo com o teu primeiro parágrafo. Define bem.
      Por outro lado não vou apoiado na bengala. Comprei uma bengala para a passear, como se pode ver. Enfim, umas vezes passeia-me ela e outras vezes passeio-a eu. Somos inseparáveis.
      De facto a vossa vivência com todas as vossas alegrias que transbordam como nos nossos velhos tempos, fazem-me estar ligado ao blogue. Parecem que o tempo não vos mudou. Transbordam uma juventude digna de menção. Continuo ligado a pessoas do bairro que não aparecem aqui assim como com a minha família com quem ainda hoje falei. Gosto de viver aqui mas lembro-me muito desse cantinho.
      Ao ler ante-ontem o email do Rafael que compreendo plenamente, levei um toquezinho pois para mim era o princípio do fim. Foi um alerta para que estejamos prontos para ajudar o Rafael, pois o lugar deve ser fatigante.
      Não tenhas dúvidas que para mim o futuro é hoje mas mesmo hoje e tive a sorte de estar aqui deste lado.

      Como já não pedalo na rua, vou tentar arranjar algumas fotos porque é preciso que mantenhamos o blogue. Talvez esta situação tenha sido um grito para que outros apareçam. De ti já sei que vais continuar o que é um excelente sinal.
      Um abraço.

      Eliminar
  4. E caminhando se vive o presente!
    Beijinhos amigos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvidas, Olinda mas com uma esperança muito grande.
      Bjs cá do trio.

      Eliminar
  5. O Rafael anda a brincar com o meu coraçao! Hà 2 dias recebi o mail que todos recebemos,anunciando o fim de toda esta aventura! Naquele preciso momento, fiquei imensamente triste mas, ao mesmo tempo, acrescia que a culpa também era minha! Por ter desertado um pouco, este espaço de amizade e informaçao! Para responder ao Rafael, precisava de muita paz e sobretudo sossego. Fi-lo hoje. Apliquei-me, enviando um mea culpa literàrio mas igualmente um reconhecimento ao Homem, que afinal de contas, é o mais sério concorrente ao FB!
    Na introduçao do meu mail, focava o facto de ter encontrado hà dias, a cantôra e amiga Americana LISA DOBY, que para além da sua enorme admiraçao pelo Rafael, se mostrava espantada ao saber da continuidade deste blogue face ao Facebook e Tweeter!!!!
    Depois, alguns minutos mais tarde, vim a saber que fui esquecido num suplemento de informaçao! O Rafael reconsiderou a sua posiçao e o bom senso fez com que "o bom filho, à casa voltasse"!
    De profunda tristeza, passei a uma imensa Alegria moderada! Moderada, porque a continuidade desta fantàstica aventura, reside também no nosso poder de participaçao!
    Sendo um "Encontro de Geraçoes", gostava que os mais jovens desse Bairro, tomassem a iniciativa de partilhar connosco as suas preocupaçoes e aventuras!
    Tive que beber um LICOR BEIRAO, para digerir isto tudo!!!

    ResponderEliminar
  6. O teu coração é de ferro!
    E a amiga Lisa Doby muito simpática!
    Mas está tudo bem, pois o Licor Beirão tem qualidades terapêuticas!

    ResponderEliminar
  7. Bonito casal, mesmo de costas...
    É preciso é ir caminhando, em paz, harmonia e qualidade de vida.
    Para os fotografados e fotógrafa, um grande abraço.
    Que tenham aproveitado esse belo dia de sol.
    Afinal... a neve? Fizeste aqui um daqueles truques fotográficos para a esconder?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carlos Viana
      Sempre fomos muito fotogénicos, como se pode ver.:)
      Com uma temperatura amena e o sol a rir-se, foi uma alegria.
      Vai aprecer neve, vai... vai... Nunca gostei de te deixar triste.
      Um abraço

      Eliminar
  8. O Rui Pato anda por aí com o grupo de fados.Está no facebook dele.


    Rui Melo Pato
    6 h • iOS • Editado •
    Como podem verificar ainda nenhum de nós anda de/com "canadianas"
    (Com Octávio Sérgio e Paulo Alexandre Almeida em Montreal)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há cá muito tipo de canadianas. Metálica, madeira, chu-chuzinhas e o que mais adiante se verá.

      Eliminar
    2. Rafael
      Pelo que diz acredito mas como lhe disse o que ando a fazer num email, estou muito fechado em casa por algum tempo.
      Como sou teimoso faço uma saída ou outra mas é tudo muito planeada antes de saír pois posso precisar de pontos de apoio, para o caso de necessidade.

      Eliminar
    3. Claro, compreendido!Um abraço e até mais logo!

      Eliminar
    4. Nos jornais de línguas locais, rádios e televisões, também não tenho visto nada. Na baixa aonde calhei passar, também não havia cartazes como quando cá vêm certos artista nossos. Pode ser que ainda apareça alguma coisa.

      Eliminar
    5. Rafael,
      O que é vivo, sempre aparece.
      O Rui Pato a quem foi dado o devido relevo profissional e de guitarrista, vai estar em Montreal no próximo dia 9 na Igreja Saint-Jean-Baptiste. Trata-se de um espectáculo comunitário organizado pelo empresário Carlos Ferreira natural de Estarreja, proprietário do Café e do Restaurante "Ferreira", muito dinâmico que como já escrevi neste blogue tem feito conhecer o nome de Portugal nos diversos médias, muito mais que todos os nossos serviços oficiais juntos.
      Nesse dia vai haver uma noite de fado com artistas locais e o Fado de Coimbra, como se pode ler en clicando no jornal local de língua portuguesa "LUSOPRESS" .
      Tenho pena de lá não poder ir pelas mais variadas razões. Já há algum tempo esteve cá o Orfeon Académico de Coimbra e dois estudantes vieram dormir a minha casa. Gostei muito do convívio. Fiquei triste que só tivessem usado a capa e batina para cantarem, ao contrário do nosso tempo que se andava com ela todo o dia. Por sua vez, uma tuna feminina da universidade do Porto, andaram todas sempre de capa e batina.
      Outros tempos, outros hábitos.

      Eliminar
    6. E da Tuna feminina não foi ninguém dormir a tua casa?
      Não é que eu seja coscuvilheiro, pergunto só por perguntar...

      Eliminar
    7. Estive com elas pois gosto de conversar mas dessa vez não veio ninguém cá para casa.
      Já estou a ver que viste a temperatura no jornal para teu gáudio mas ainda vai saír neve...

      Eliminar
  9. https://www.facebook.com/profile.php?id=100009138390755&fref=ts

    ResponderEliminar