terça-feira, 26 de maio de 2015

Place Emilie Gamelin

Sendo uma praça de pequenas dimensões, é no entanto um dos parques mais frequentados em Montreal que se situa no "Quartier Latin", local aonde estão implantadas várias universidades. Esta praça tem o condão de representar os arranha-céus de Montreal com as suas três torres metálicas, de cujas bases jorra água que seguem outros tantos riachos. Nesta vista diurna vêm-se quedas de água que representam as cascadas do Mont Royal, conhecido como Montanha e vários pequenos muros em granito, representando pequenas pontes como na cidade. Tudo desagua no largo em baixo, seguindo os riachos por baixo de terra a relembrar as diferentes águas subterrâneas que vão da Montanha até ao rio.
A polícia que ainda mantem os seus meios de luta, não deixa de ir visitando o local.

Têm ocupado o terraço central com os mais diversos jogos, para que as pessoas ocupem os seus tempos livres.

Este ano tomaram a decisão de embelezar a praça, tendo sempre em conta o meio ambiente. Aproveitaram o lado sul para criarem hortas que sensibilizam as pessoas para os problemas da terra, sendo uma horta absolutamente normal.

e a outra dentro do campo da "Permacultura", que se baseia no respeito pela terra, a preocupação das pessoas e a distribuição equitativa.

De notar que grande parte da decoração é em produto biodegradável, a madeira. As páletes servem como decoração mas permitem às pessoas de se sentarem ou deitarem-se.

20 comentários:

  1. Parque de peuenas dimensões? Talvez, mas muito bem arranjadinho, agradável, próprio para se tirar um bom partido do que oferece!
    As imagens, óPtimas dão bem realce qo que oferece...para além do colorido!
    Muito bem Chico.Em forma!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E olha lá... tu não fazes metade do teu aniversário hoje e outra metade no dia 28?
      Meios parabéns, pá!

      Eliminar
    2. Três dias de forrobó!!! 26,27 e 28!!!

      Eliminar
    3. Até nisso tinhas que ser especial.
      Então ontem os parabéns passaram a um terço e hoje vai mais um terço (quem ler isto sem perceber o contexto há-de pensar que te estou a pedir para rezares....)
      Abre aço!

      Eliminar
  2. Há mais pequenos mas este não é dos grandes, Rafael. O que noto nos responsáveis é que não perdem uma para nos irem mentalizando com os problemas do meio-ambiente.

    ResponderEliminar
  3. Nota-se esse cuidado em outras postagens que tens feito!!O que é muito bom!

    ResponderEliminar
  4. A defesa do ambiente deixou de ser uma moda e passou a ser o reconhecimento que, a curto prazo, pagaremos, ou nós ou os filhos ou os nossos descendentes próximos, muito caro a falta de respeito que durante séculos, por ignorância mas também por egoísmo, o Homem demonstrou pela Natureza.
    Hoje tenta-se inverter a tendência para a destruição do ar que respiramos. Iremos a tempo?

    ResponderEliminar
  5. O ar e outros elementos como a água, Carlos Viana. Neste momento na California não têm água para beber. Tenhamos esperança.

    ResponderEliminar
  6. Gostei do Xadrez. Boas iniciativas. O foco na natureza sustentável é sempre bem recebido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chama a Mamãe!
      Trabalham muito com o subliminal muito ligeiro. Tantas vezes vão falando que as pessoas sem quererem vão ficando com a mensagem.

      Eliminar
  7. Belas fotos, Chico. Excelentes iniciativas as que nos vais mostrando. Uma tentativa de reconciliação com o espaço urbano, por vezes tão maltratado ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Têm feito esforços para reconciliar o meio ambiente com os espaços urbanos como dizes, Quito. Assim, num raio de duzentos metros de aonde moro há três parques, cada um para seu lado. Todos eles têm "campos" para o futebol europeu, americano, baseball, espaços infantis e geriatrícos, etc. Só um tem aproximativamente o mesmo tamanho pois os outros dois são bem maiores.

      Eliminar
  8. Respostas
    1. É verdade, Tonito. São impecáveis. Isto foi só um introito para se poder ver como aproveitam e valorizam todos os espaços, até mesmo o aéreo que vou mostrar próximamente.

      Eliminar
    2. Dá gosto ver como a preocupação de dos espaços comuns são cuidados,respeitando esse direito de qualquer cidadão....Pagam-se impostos talvez baixos(?) mas são bem geridos.
      A corrupção não abunda por aí,Chico? E quando são apanhados a teia da lei funciona mesmo? Obrigada por nos mostrar um país de que tenho uma boa imagem em todos os aspectos.

      Eliminar
    3. Desculpa o texto estar mal redigido mas apagar dá muito trabalho....

      Eliminar
    4. Olinda
      Aqui os impostos não são baixos como se possa pensar, até porque o Quebec tem poucos ricos e quem suporta o grande peso dos impostos é uma boa classe superior e a classe média. A saúde e o seu avanço técnico, a educação e uma polícia altamente especializada, não ficam baratos. Só a saúde come quarenta e seis por cento do orçamento geral. É por isso que eles vão procurar os ricos no estrangeiro.
      A corrupção tem existido a todos os níveis mas são presos. Até uma vez foi visto em todo o mundo o presidente da super-câmara de Montreal na altura saír algemado. Até já aqui falei como funciona a comissão Charbonneau assim comom uma esquadra permanente da polícia, que não faz outra coisa que andar a apanhar os crimes económicos. Têm um poder tão grande que verificam todas as firmas que queiram concorrer a concursos públicos e já têm excluído algumas. Só que estes crimes que nós tratamos de mafiosos, não têm nada a ver com a mafia. Começam com pequenos arranjos que se vão avolumando e são ultrapassados pelo que quando notam já têm contas em todos os lados e tentam branquear o dinheiro mas a maior parte foi ficando escrita. Houve aqui um construtor que tinha sessenta e três empresas e eles passaram tudo a pente fino, pois já se está a ver o jogo que ali não deveria haver. Para uma boa polícia como esta esquadra que tem especialista de vários campos como economistas, pessoal da fazenda, quadros, imobiliários, mobiliários, etc., pode demorar uns três ou quatro anos desde o momento que começaram a segui-los pois dá muito trabalho mas acabam por apanhá-los. É como quando se come a sardinha e só fica a espinha.
      Já com a mafia ou os motards criminalizados, é difícil de lhes apanhar o dinheiro. Só com escutas e sistemas audio-visuais autorizado por um juíz, os conseguem apanhar. No último reduto forte dos motards que estava todo defendido à prova de bala, a polícia quando lá entrou já sabia aonde estava o cofre deles e uma ideia do dinheiro que lá estava pois foram acompanhando tudo com os sistemas audios-visuais durante uns meses. Estavam lá cinquenta milhões de dólares. Só que eles funcionam como as grandes companhias de acordo com as encomendas das drogas e outro tráfego, assim os chefes tem um x além do vencimento, que por sua vez também dão um x aos seus subordinados. Por outro lado se venderem mais do que o contratado inicial, ainda recebem um retorno como nas grandes companhias. Como só conseguem branquear muito pouco, estes que estão organizados não têm o dinheiro nos bancos para não serem apanhados. Assim, cada um enche as suas caixas em plastico herméticamente fechadas e enterram em locais que só o dono é que sabe. Aconteceu que conseguiram com os sistema de escutas audio-visuais prender o máximo dos "Hell Angels" por ter mandado matar um polícia, o que é automáticamente prisão à vida podendo só saír passado vinte e cinco anos. Só que prisão à vida, obriga a umas certas condições e se ele não as tiver preenchido nunca mais sai de lá, o que lhe deve acontecer pois matou um polícia. Estás a ver, a fortuna desse "chefe de estado maior" não é tocada pois não vai dizer a ninguém para não lha roubarem. Por outro lado, dentro da prisão, sem dinheiro perde toda a força e respeito em relação em relação aos subordinados e adversários que também estão presos. Só que a pequenina fortuna desse senhor está calculada em duzentos milhões de dólares que ficam perdidos para sempre.
      Não penses que se alguém encontrasse o dinheiro quereria ficar com ele pois é um risco imenso. Houve aqui um sujeito que ao reconstruir a cozinha, encontrou nas paredes cem mil dólares. Teve a sorte de ser honesto e chamar a polícia que chegou à conclusão que a casa tinha pertencido a pessoas do crime organizado. Radiografaram-lhe a casa toda e como não havia mais dinheiro, fizeram uma grande propaganda em todos os médias com ele a entregar o dinheiro à polícia, para que eles o não aborrecessem mais.
      Como vês, crime há em todo o mundo.

      Eliminar
    5. Aqui só os escritores e advogados é que têm que escrever bem, Olinda. Por isso nem notei pois para os outros, o que conta é a mensagem. É preciso ser-se prático.

      Eliminar
  9. Grande ideia, melhor aproveitamento!
    Ficou lindo e proveitoso.

    ResponderEliminar