domingo, 3 de maio de 2015

MÃE e o DIA da MÃE



Fugindo aos lugares comuns do Dia da Mãe, permitam-me desabafar e de coração destroçado, colocar esta foto e um pequeno, mas sentido, texto:



Esta foto foi a última que tirei com a minha Mãe!
Ela já estava acamada e fez um grande esforço para se levantar e ir ao quintal tirar a fotografia com o seu menino.
Tinha eu 3 anos e quatro meses. Um mês depois, minha Mãe partia para sempre.
Nunca compreendi porque é que todos os meninos e meninas tinham mãe, e eu e as minhas irmãs não!...
Deus, que sabia tudo, muitas vezes Lhe fiz essa pergunta, mas só com doloroso silêncio me respondia!
Hoje, já nada lhe pergunto. Deixei de acreditar nele!...

Alfredo Moreirinhas
3 de Maio de 2015
* * * 

29 comentários:

  1. Dia da mãe é o dia que para mim tem mais significado!
    Felizmente a minha só nos deixou com uma idade avançada.Cresci sempre com ela, bem como meu irmão e minhas irmãs!
    A saudade não é uma palavra vã e a saudade de mãe é mesmo real!

    ResponderEliminar
  2. Alfredo quanto te compreendo!
    Eu faria o mesmo.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Neste dia de lembranças, já só vivo de memórias. Há muito que a minha saudosa mãe partiu.
    A ti e para ti Alfredo, um abraço sentido. Tudo o resto é silêncio ...
    O Amigo
    Quito Pereira

    ResponderEliminar
  4. Fico em silêncio.
    Por respeito pelos teus sentimentos e pela recordação dos meus.

    ResponderEliminar
  5. De facto, Alfredo Moreirinhas, lá diz a realidade popular: quem tem uma Mãe tem tudo e que não a tem, não tem nada.
    Só que no teu caso ficaste com uma prenda extraordinária: podes vê-la todos os dias ao espelho pois a vossa semelhança é inconfundível.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Depois de ler o texto, só posso mesmo mandar um abraço muito sentido. Não sei dizer mais nada.

    ResponderEliminar
  7. De fato, a genética é surpreendente.
    Bem, não dá mesmo para entender os desígnios d´Ele. Só consigo explicação ( a minha explicação), porque tantas pessoas passam por provações tão doloridas e conseguem, com alguma Fé, não sei em que e nem em quem, emergir, soerguer...
    Mas também fico sem entender o porquê de muitas coisas acontecerem, sem qualquer explicação.
    O Dia das Mães, no Brasil, será no próximo domingo. Sempre no 2º domingo de maio.
    Um beijo no seu coração, Alfredo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui o Dia da Mãe também é no próximo domingo, Chama a Mamãe! - Deve ser a distância dos continentes...

      Eliminar
    2. Na Amazônia, deveria ser no último domingo de maio, devido a distância. Inclusive, se o Brasil foi "descoberto" em 22 de abril de 1.500, certamente que se o caminho tivesse sido pelos rios da Amazônica, Cabral só teria chegado por aqui em abril de 1505.
      Tudo é muito distante. rss

      Eliminar
  8. Agradeço o vosso carinho e as vossas palavras! Não foi fácil, para mim, ultrapassar tamanha dor e tristeza. Posso dizer-vos que só com 14 ou 15 anos é que "aprendi" a rir. Também, é da mais elementar justiça, referir que tive uns tios avós que nunca me abandonaram. Sim, porque tendo nascido em berço de ouro, após a morte da minha mãe meu pai deixou-nos (a mim e mais duas irmãs) entregues aos avós maternos, que morreram ambos, ainda eu não tinha 5 anos, deixando-nos entregues aos meu tios avós (ela irmã da minha avó), que sempre nos criaram com muito amor, carinho e princípios de dignidade e honestidade que ainda hoje mantenho.

    ResponderEliminar
  9. Aí está a questão, que tanto tento que as pessoas entendam: Nenhuma situação desfavorável, nenhuma dor tamanha, nenhuma perda irreparável são justificativas para se viver na marginalidade. Você é a prova disso. Passou por tudo isso e é esse cara aí, que seus amigos conhecem melhor do que eu, mas o pouco que te conheço dá para mensurar o quanto de valor tens (e nem falo de bens materiais...isso ...acaba...com o tempo), valores inestimáveis e amizades mais ricas do que tesouros já encontrados.
    Obs - gente, naturalmente que aqui não falo das pessoas em eternas condições desfavoráveis, como em países em constante guerra, fome etc, que por certo até tentam se erguer, mas já lhes tiraram até a dignidade, infelizmente.

    ResponderEliminar
  10. Quero responder-te, Alfredo...
    mas, o quê?
    mas como?

    O meu coração ficou
    apertadinho...
    Os meus olhos,
    a verterem lágrimas...

    Então?!
    Dos amigos
    tens carinho,
    Temos de virar as páginas!

    Creio...
    Talvez não, talvez sim...
    Tantos a rezarem por ti,
    lá num cantinho,
    a sorrirem...
    com a felicidade
    dos que sentem
    o Homem que hoje és!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora fui eu quem ficou sem jeito e com os olhos húmidos! Obrigado, querida!

      Eliminar
  11. Alfredo compreendo perfeitamente o que deves sentir todos os anos neste dia tao especial. Essa incognita referente a DEUS também me toca bastante!!Se ele existe porque é que nao protegeu um JOHN LENNON ou mesmo um JOE COCKER? Mas nasci rebelde e morrerei rebelde! Nao hà nenhum mandamento num livro, que me obrigue a ir à Igreja todos os domingos! Mas posso assegurar que, todos os dias, antes de me deitar, faço a minha oraçao!

    ResponderEliminar
  12. Tás a ver que o licor Beirão te fez descer as escadas e te levou ao computador!?
    Um abraço

    ResponderEliminar
  13. Vai para 15 anos atrás, ainda eu estava profissionalmente ativo, saí de casa em Leiria pelas 7 da manhã para ir a Coimbra ao nosso bairro falar coma minha mãe. Feita a visita sai a correr para uma reunião com entidades oficiais na cidade do Lis, que se prolongou para além do almoço. A meio da tarde recebo uma chamada a informar-me daquilo que tinha percebido pela manhã: a minha mãe já não estava nada bem. Nova corrida para Coimbra e aí estou eu de novo com ela numa conversa animada que acabou com ela a deixar recados para as minhas filhas. Volta à estrada e quando estou a jantar chega-me a notícia de que tinha de fazer a terceira viagem diária para Coimbra. Num dia só, toda uma vida.

    ResponderEliminar
  14. Um abraço Manuel da Cruz. Grato por apareceres a contar essa tua triste experiência pessoal. Momentos gravados para sempre ...

    ResponderEliminar
  15. Alfredo, estou aqui porque gostei de ler um bocadinho da tua vida e realmente chocou-me.
    Mas para o teu percurso de vida e a quantidade de amigos que tens, ela orientou-te sempre que precisastes.
    Beijinhos para ela.
    Um abraço
    Fernando AZENHA

    ResponderEliminar
  16. Pedindo desculpa ao Alfredo, quero aqui deixar uma pergunta a Dom Rafael:
    Achas que alguém faria no facebook, ou em qualquer rede social, algum dos comentários aqui vertidos?
    Não preciso da tua resposta.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não precisas pedir desculpa, tens toda a razão! Eu acho que aqui os comentários, podem até ser menos, mas são mais sinceros. Facebook e Blog EG, são duas coisas distintas e uma não substitui a outra.
      Deixa lá o coxo!...

      Eliminar
  17. Não conheces provérbios...
    “Olha para o que eu digo e não olhes para o que eu faço”.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai ao "Dia da Flor". Lá sachavas... que eu podia fazer no facebook o que faço aqui.
      "Mais depressa se apanha um mentiroso do que um coxo"...

      Eliminar
    2. Fui ao dia da FLOR lá mesmo en su sitio!
      Tenho reportagem para apresentar mais logo ao sol posto!
      Nota.não sou mentiroso...mas agora sou coxo! E quem é coxo coxeia!
      Vou fechar o escritório.Até mais logo! Vou ver se hoje durmo!

      Eliminar
    3. Para quem não sabe, o Dom Rafa, agora é coxo porque andou um dia inteiro a bater com a maçaneta do bombo, no joelho, em vez de ser no bombo!
      Dava uma no joelho, outra no telemóvel, uma no joelho, outra no telemóvel... e assim o dia todo!... Resultado: telemóvel partido e joelho f....do!...
      E NÃO PASSES A VASSOURA NISTO, QUE EU NÃO DISSE NENHUMA MENTIRA, NEM ASNEIRA!...

      Eliminar
    4. E mais, o Senhor Administrador SÓ AFUNDA OS COMENTÁRIOS QUANDO NÓS MANDARMOS!!!
      Serão poucos os que podem perceber esta minha piadinha, mas juro-vos que está muito boa! A modéstia é uma das minhas muitas qualidades...
      Alfredo, aposto que és capaz de fazer um boneco com este tema.
      Quem me dera ter jeito para os bonecos!
      Não, não me refiro aos matraquilhos, nisso ainda dou um jeito.

      Eliminar
  18. É tão bom recordar Alfredo e da maneira como tu o fazes lá vem outra lágrima ao olho..
    Abração

    ResponderEliminar