segunda-feira, 25 de maio de 2015

Entre cobras e lagartos

Olás...


Hoje, só quero mandar um abraço e um beijo aos amigos deste luxuoso blog.



E, para aqueles que têm medo das "bichezas", quero reafirmar que esse período, que o Mundo "aí de fora" sempre imaginou, já não é mais do jeito que Cabral o encontrou. Evoluiu em muitos aspectos.


Também não encontramos, no dia a dia, indo ao passeio ou ao trabalho, onças e jacarés "desfilando" no asfalto.

Onde trabalho, que é zona rural, sim. Lá, vez por outra, ao entrar no banheiro, tem uma cobra "enrolada" na torneira, ou uma aranha enorme no assento do vaso sanitário. A mulherada sai gritando, quase a desmaiar, de susto.

Normal circular entre um prédio e outro e nos depararmos com esses "seres".  Mas isso é na mata, minha gente!

Área do local onde trabalho (por sinal, bem extensa)
A vegetação se perde, no horizonte. Então, esses bichinhos "trafegam" por esse ambiente, até porque foram "expulsos" do seu habitat natural. Farejam "comida", ao longe. É a lei da sobrevivência. Recentemente, tivemos mais de 20 ovelhas mortas por onças que rondavam um dos nossos Campos Experimentais. Este, de fato, em plena Selva, mas já nem tão distante da  área urbana, porque o Homem vai abrindo caminho, infelizmente.
Área do local onde trabalho 

Vejam onde eu estava, quinta-feira passada, parei o carro e  fiquei observando a paisagem.

Vês, Alfredo? Aqui a "modernice" também chegou, apesar de ser um "brasil" dentro do Brasil.
E podes ficar hospedado em um Hotel (podes escolher outros, como o Hotel Tropical) às margens do Rio Negro, caso não queiras ficar em minha humilde residência (com bichos de todas as espécies, e um deles é uma onça pintada: eu!)..eh eh eh eh.

Tu e a Daisy poderão olhar a extensão do Rio Negro, daqui, caso não queiras navegar em águas escuras.

mas também podes ficar sentado, em um desses bancos,olhando o "movimento", tal como esses garis. eh eh eh....(Eles estão trabalhando, mas não estão "mortos").
"O trabalho dignifica o Homem,mas olhar o que é bom enquanto se trabalha é mais digno" eh eh eh eh


Abraço carinhoso em todos!

Fotos: Chama a Mamãe


56 comentários:

  1. Esta postagem tem muito que se lhe diga! O trabalho dignifica o homem e esta postagem dignifica esta espécie de blog.
    Vamos por partes:
    - Não está garantida nem descartada, a hipótese de eu, Daisy e Celeste irmos a Manaus e arredores.
    - A ideia ficou em banho Maria, não por causa da bicheza, mas pelo aproveitamento do tempo e dinheiro, numa viagem tão cara.
    - Gostava de falar com a Onça Pintada, para esclarecer alguns pontos de vista, como, por exemplo, saber se não ficaria mais barato, pagar em Portugal, só as viagens de avião, e o resto tratar e pagar aí com uma Agência Local!
    - Para esta troca de impressões estava à espera que a Onça Pintada (vulgo Chama a Mamãe), viesse a Portugal, porque a falar, olhos nos olhos, é que a gente se entende.
    - Tinha pensado ir em Julho ou Agosto, mas, como em Outubro há festas locais, julgo que seria muito mais interessante, nessa altura!
    - A Amazónia sempre esteve nos nossos planos visitar e ainda não descartámos a hipótese.
    - Cobras e aranhas, são as únicas criaturas que não consigo ver, nem na televisão, por isso, ficar no hotel no meio do mato, nem pensar.
    - A viagem no rio é um “must”, e nem me passa pela cabeça que o barco não seja seguro. Morrer, a ser comido por uma Onça Pintada, não me importo, mas a ser comido por Piranhas, isso, não!...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssimo Alfredo, este ano prometi ao PM que irei visitá-lo. Já vai metade dele e já reprogramei a viagem. Espero que chegue antes do inverno, por aí, mas quero sentir um cadito de frio, porque já me esgotei com o calor habitual daqui. Então,olhos nos olhos, trataremos das onças e piranhas.
      Bem, a ser comido por uma onça pintada, creio que não correrás o risco. Uma, porque não é costume isso ocorrer por aqui (mas nunca se sabe..vai que ela adore uma carne de tuga!?). E eu, marido de amiga minha pra mim é São. Não como!
      As piranhas....ahhhh.....existem em todos os lugares,nos rios....nas praias...nas esquinas...no asfalto. Mas por aqui aprenderás a nadar de costas...eh eh eh eh....

      Eliminar
  2. Vendo daqui a moça a correr, também parei de trabalhar...

    ResponderEliminar
  3. Depois de ver a menina a correr, o Alfredo já não vai faltar à viagem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu até apanhava já o avião, mas ela vai a correr, quando eu lá chegar sou capaz de já não a ver...

      Eliminar
  4. Verde, água, muito espaço mesmo dentro das cidades, uma beleza e excelente para se viver. É toda uma qualidade de vida.

    ResponderEliminar

  5. Também gostei muito, de todas estas paisagens !!!...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ju.. isso nem é nada. Com a câmera woman, Daisy, e o ator de documentários sobre a flora...que é o Alfredo... essas e outras imagens seriam premiadas em Cannes ou outro prêmio que o valha.
      rsss

      Eliminar
  6. Não há dúvida que "Chama a Mamãe", tem dado um bom contributo ao blog com a sua participação. Gostei de ver e ler ... mas a cobra enrolada na torneira , deixou-me nervoso eheheh . Afinal, a prova de coabitação pacifica de quem vive com naturalidade com os animais, mesmo com os rastejantes ...
    Gostei ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas é verdade. Ao passarmos por uma árvore, não é raro uma cair do galho em cima de alguém....Vez por outra vejo um colega de trabalho a desfilar com alguma, enrolada em um pedaço de pau, que estava xeretando um armário.
      Os prédios ficam em meio a vegetação.E, quando essa vegetação é roçada, podada....geralmente elas (e outros, como aranhas) migram para lugares úmidos. Os banheiros são favoritos!
      Claro que há de se ter cuidado. No meu caso, não entro em um banheiro,pelo menos às segundas, após um feriadão, sem a zeladora ou alguém já ter entrado...rsss.
      Outro dia, um colega, macho mesmo, encontrou uma aranha do tamanho da palma da mão...enrolada no papel higiênico. A gozação foi total, claro. As "aranhas" são atraídas pelo hormônio dele....eh eh eh eh

      Eliminar
  7. Uma reportagem simples, mas precisa.
    Gosto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tonito. Gosto de você (e nem me pergunte o motivo, mas fui logo com tua cara, desde o início). de poucas palavras, mas simpático. Vens com o Alfredo por aqui?

      Eliminar
    2. Esqueci-me de completar.....gosto de você (com todo respeito viu?)

      Eliminar
  8. Só ao 16º comentário o DOM por aqui aparece!
    Mas tem justificação, que reflete “os sinais dos tempos” Sinal, neste caso que tem a ver com a chegada dentro de 3 dias, a caminho do que “simplificadamente chamam de “proveta Idade”!!!
    Sim, já outros malefícios me atormentaram, mas senhor este é demais! A geração que sucedeu aos dentinhos de leite anda a fazer das suas!!!Pivot aqui, pivot ali…mas agora uma “esquelética” encaixada, no local onde dão entrada os belos manjares e até os jaquinzinhos, não, sinceramente pensava que não seria para já!
    Mas foi assim mesmo!
    Incomoda, mas depois arranja cama(?)e nem se dá que está lá!!!Palavras de apoio (moral)do senhor ortodontista!! Maldito aranhiço em aço, mesmo esquelético com três incisivos dependurados. Só de ver arrepia!
    Três dias , que só não estive a pão e água, porque mesmo com lágrimas nos olhos, sem lhes tomar o sabor e passando directamente pela goela abaixo, não dei parte de fraco, mesmo vendo quem soltava estalos de língua a saborear…
    Tudo isto porque a dita esquelética não obedecia ao meu esforço para a retirar.
    Fui em socorro de quem me podia livrar deste tormento. Espero que acame de vez, porque passar desde já a Corn flakes e papas laberças, NÃO!
    Feita esta explicação, a seguir, e depois de me deliciar com o texto da Mamãe, já volto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh,meu Pai! Lamento muito.
      Um afago, um abraço...
      Bjo.

      Eliminar
    2. Quer dizer que no domingo já estavas com a esquelética a chatear-te? Eu bem estranhei, só comeste dez tiras de entrecosto e meio frango...

      Eliminar
    3. "A Culpa é das Estrelas",né Dom?
      rss

      Eliminar
    4. Estrelas no céu?
      Bem me parecia que estão mesmo a precisar de música...
      ~Não há..

      Eliminar
    5. ah, também querem a letra?
      NãO Há Estrelas No CéU
      Rui Veloso
      Não há estrelas no céu a dourar o meu caminho,
      Por mais amigos que tenha sinto-me sempre sozinho.
      De que vale ter a chave de casa para entrar,
      Ter uma nota no bolso pr'a cigarros e bilhar?

      [Refrão]
      A primavera da vida é bonita de viver,
      Tão depressa o sol brilha como a seguir está a chover.
      Para mim hoje é Janeiro, está um frio de rachar,
      Parece que o mundo inteiro se uniu pr'a me tramar!

      Passo horas no café, sem saber para onde ir,
      Tudo à volta é tão feio, só me apetece fugir.
      Vejo-me à noite ao espelho, o corpo sempre a mudar,
      De manhã ouço o conselho que o velho tem pr'a me dar.

      [Refrão]

      Hu-hu-hu-hu-hu, hu-hu-hu-hu-hu.

      Vou por aí às escondidas, a espreitar às janelas,
      Perdido nas avenidas e achado nas vielas.
      Mãe, o meu primeiro amor foi um trapézio sem rede,
      Sai da frente por favor, estou entre a espada e a parede.

      Não vês como isto é duro, ser jovem não é um posto,
      Ter de encarar o futuro com borbulhas no rosto.
      Porque é que tudo é incerto, não pode ser sempre assim,
      Se não fosse o Rock and Roll, o que seria de mim?

      [Refrão]

      Não há-á-á estrelas no céu...

      Eliminar
    6. No domingo já passei as passas do Algarve para comer um feijão com dobrada!Sobrou a dobrada!

      Eliminar
  9. É muito engraçada esta colaboração que Chama a Mamãe tem dado ao blog e soube ganhar uma linda amizade com os colaboradores. Estou a ver o Alfredo e Daisy a caminho de Manaus e a encantar-nos com as fotos. Se eu pudesse também ia mas fico contente que vão e se conheçam. Quando a Chama a Mamãe cá vier espero que me digam e façam uma almoçarada de apresentação. Para todos um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "podexá"...Também terei imensa alegria em te conhecer, Ló.

      Eliminar
    2. Ló, mas queres a almoçarada ou a apresentação? heheheh

      Eliminar
    3. "podexá" - que interessante aglutinação, Mamãe.
      Eu tenho uma grande amiga que diz que no Brasil se fala o português com açúcar. Entendo o que ela quer dizer e acho que é verdade.
      Mas ninguém me fale no acordo ortográfico! Fico mesmo mau ...

      Eliminar
  10. LI!Gostei imenso!
    Sei que essas terras já não são as mesmas dos Cabrais, cujos apoiantes passaram aqui por "cobras e lagartos" com as sete mulheres do Minho! Mulheres de grande valor, armadas de fuso e roca, correram com o regedor...e à frente ia a Maria da Fonte com as pistolas na mão para matar os cabrais que são falsos à Nação, etc,etc!!!!
    À história o que é da história e ás lendas o que é das lendas!
    Tudo muito documentado quer nas fotos e na descrição das belas paisagens, seu bichinhos para consolo do senhor Alfredo, para se ir cuidando, levando fato anti bichinho...
    Mas olai senhores que esses bem feitores bichinhos são menos agressivos dos que os mau feitores que pululuam nas grandes cidades...(hoje o noticiário foi de arrepiar...)
    Deixem para lá..
    Espero bem que depois retribuam a visita de Chama a Mamãe a Portugal e claro a Coimbra e aqui tenho a certesa !São Rosas por todo o lado! O PM sabe onde as encontrar , bem como os frutos exóticos num condado aqui perto!
    Beijinho Mamãe!
    Me perdõem o comentário anterior...ainda estava traumatizado!

    ResponderEliminar
  11. Se Mamãe fizer umas poupanças e vier até Coimbra nas asas do vento, vamos fazer uma almoçarada de rebentar. Com violas, bombos, cavaquinhos e muito vinho cá da terra lusa. Quando Mamãe regressar ao seu Brasil muito brasileiro, vai dizer para seus colegas de trabalho:

    - A turma lá de Portugal é fixe, pessoal. Afinal não são uns caras de pau. Vou contratar eles para virem cantar e tocar no calçadão pelo Carnaval ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas Quito, isso - de vocês serem "fixes" - eu já digo a eles sem nem mesmo ter conhecido vocês, pessoalmente.
      Quanto às "poupanças", elas bem que já estão feitas.O problema é que quero gastar e ainda não deu tempo. Estou até lançando um Edital no blog afundaSão, selecionando candidatos.
      Noé, São?

      ih ih ih ih

      Eliminar
    2. Já está na forja, Mamãe. Sai dia 27 (4ª feira), às 12h00 tugas.
      Quero ver se o Alfredo responde à chamada... rsrsrsrs

      Eliminar
    3. 4ª Feira vou almoçar fora, mas depois vejo, se tiver internet, que às vezes falha muito...
      rsrsrsrsrsr (seja lá o que isto for)!

      Eliminar
    4. Podes alterar para quinta...Tenho anos da Ju Faustino.Ou sai mesmo 4ª atrás da postagem dos anos...ou então publicar mais tarde e ao inicio da noite passa para cima.
      Norma da Comissão de acompanhamento e depois, porra também faço anos na quinta!!!!
      Mas que grande açorda!!!

      Eliminar
    5. Ou então tira da forja já hoje.Ia publicar às 10H00 uma postagem tua.No caso de não sair publico mais um jornal 29 de Setembro do Sótão da Ló

      Eliminar
    6. Isto de administrar é uma canseira...

      Eliminar
    7. Canseira e confusão.
      Alfredo, rsrsrsrs é como os Brasileiros riem por escrito. Já viste que estranho? ahahahah eheheheh ihihihihih ohohohohoh uhuhuhuhuhuh
      Rafaelito, liga o Sonotone. A Mamãe disse: "Estou até lançando um Edital no blog afundaSão, selecionando candidatos". Não é aqui, certo? Vou-te mostrar um excerto:
      "(...) 2. DOS PRÉ-REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO
      2.1. O candidato declara, no momento da inscrição, atender aos pré-requisitos abaixo relacionados:
      Ter idade acima dos 40 anos, sem limite; Ser macho (não vale mulher, porque de TPM basta a selecionadora. Portanto, que não se candidate a administradora do blog afundaSão - ® serviço público, porque é lésbica e deve ter TPM!); Ter muito gosto (e tesão) para fazer amor (mas se quiser fazer sexo também é permitido); Ter disposição para sexo a qualquer tempo, a qualquer hora; Saber beijar bem gostoso, que o próprio ato de beijar já seja um orgasmo; Saber abraçar demoradamente, mas desabraçar no momento em que for dormir, para não haver sufocação; Gostar pra cacete de preliminares; Gostar, ainda mais, de carinhos durante e depois das relações sexuais (...)"

      Queres mais?

      Eliminar
    8. A minha Sãozita é uma linguaruda...

      Eliminar
    9. O Rafaelito assim já ouve :O)

      Eliminar
  12. Upa, upa!
    A fasquia está alta!
    Tanto luxo!
    Um documentário lindíssimo e elucidativo de vivências e locais para mim inéditos.
    Comentaristas que me poupam as palavras, pois faço minhas as suas opiniões.
    Chamo bem alto CHAMA A MAMÃE!!!!
    Seja bem vinda e " a falar é que a gente se entende", como se diz por cá.
    Um abraço, minha amiga. Inté!

    ResponderEliminar
  13. Olá Mamãe.
    Gostei muito da tua reportagem. Falando sério, que também é preciso, há alguma indefinição no Brasil que eu imagino. Pelas fotos, poderemos deduzir que Manaus é uma cidade pacata e tranquila. Sem grandes aglomerações de pessoas e com pouco trânsito, onde ainda se respira ar puro e onde se pode fazer um passeio tranquilo.
    Digamos que me dá a "minha" 3ª versão do Brasil...
    Isto porque, quando imagino o Brasil, logo me assaltam imagens da floresta, linda, maravilhosa na flora e fauna mas cheia de perigos.
    A outra imagem é a das grandes cidades. São Paulo, com uma população maior do que todo este jardinzinho à beira-mar plantado, é medonha no tamanho e na insegurança. O Rio não lhe fica atrás, ainda hoje ouvi a notícia que, desde o principio do ano, foram "esventradas" à navalhada mais de 200 pessoas. Mais de metade destes crimes foram praticados por jovens com menos de 16 anos que, se são presos, logo são libertados por causa da idade.
    Longe vai o tempo dos "capitães da areia", autênticos anjos celestiais ao lado desta turba criminosa.
    Não penses que por aqui tudo é tranquilo. Os problemas existem mas não assumem proporções tão assustadoras. Penso que tudo será proporcional ao tamanho de ambos os países.
    Penso que tens muita sorte com o teu trabalho. Termos uma profissão da qual gostamos é uma sorte enorme. Parabéns e continua a fruir dessa natureza que te rodeia.
    Beijinho para ti (COM TODO O RESPEITO, POIS CLARO!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. CV, tens toda razão sobre vários aspectos no que acima comentaste.
      Em todas cidades, há lugares que - em sã consciência - nem se cogita trafegar. Em Manaus,não é diferente. São as periferias, infelizmente, mas que também têm famílias decentes que por lá fixam moradia, porque é a única alternativa. Pessoas que batalham, pais de família, estudantes que se formam etc etc.
      Mas, comparando Manaus a outras cidades, como Rio, São Paulo, Fortaleza....a violência por essas cidades está amedrontando, sim. O Estado tem falhado... e muito.
      No entanto, minha filha esteve no Rio, na última semana, e fiquei preocupada, devido ao noticiário alarmar quanto a isso. Mas andou tranquilamente por lá, pegou táxi, foi a shopping, restaurantes e na praia, no Leblon, tudo foi tranquilo. A outra, passou férias por duas vezes em Fortaleza também veio com vontade de retornar. Enfim, depende muito por onde se circula.
      Eu mesma não ando por determinados lugares aqui. Mas essas imagens mostradas...não tem problema algum, como outras, também. Naturalmente que ninguém pode sair por aí com joias sendo ostentadas. Mas ainda aqui temos sim essa tranquilidade. Claro que a cautela nunca é demais. Mas uma amiga, ao chegar na Espanha...foi assaltada já no aeroporto. Eu vi a reportagem sobre os crimes no Rio, praticados com arma de fogo, por adolescentes. Na verdade, é a nossa lei que não caminha conforme as mudanças dos tempos, mas também há uma questão social que é a causa de tudo isso. O assunto é complexo.
      Doutra banda, eu não sairia de Manaus para morar no Rio ou em S.Paulo. Quando vejo a violência e o trânsito infernal....eu prefiro ficar por aqui.
      Sim, o local de trabalho é....diferente. Recebemos muitos visitantes, de outros países, ligados à pesquisa científica. Bochechas rosadinhas por conta do sol, camisas suadas, mas ficam radiantes até com um arbusto que veem pela frente.
      Beijos...e sem respeito algum, porque esse é na tua bochecha.

      Eliminar
    2. * Errata
      Onde se lê: "arma de fogo"
      Leia-se: "arma branca"

      Eliminar
    3. Vou-me deitar com a bochecha a arder!
      Até amanhã.

      Eliminar
    4. Esta do "com todo o respeito" é muito boa. Dá para tudo... rsrsrsrs

      Eliminar
  14. Ah quanto gostei de ver e ler....
    Tudo tão lindo!

    ResponderEliminar
  15. Com estes comentários me delicio e gosto muito de vos ler. Não fica nada para dizer, Vocês dizem tudo, e tão bem, com tanto saber e tanta piada que ....não sei que diga. Abraços

    ResponderEliminar