quinta-feira, 21 de maio de 2015

Deliciem-se com Manaus e o Amazonas, de onde nos Chama a Mamãe

24 comentários:

  1. No comentário de cima: aparece página não encontrada.
    Mas clicar em página inicial e depois na parte colorida clicar em Américas!
    Tá lá tudo!

    ResponderEliminar
  2. O pulsar de uma grande cidade. A batalha da sobrevivência, bem documentada na praça do peixe. Os prédios magníficos. Depois o mítico Amazonas e a variedade de fauna e flora de que o Brasil é tão rico. Gostei deste belo documento ...

    ResponderEliminar
  3. Esse vídeo certamente já tem um tempo. O mercado, onde vocês veem variedades de peixesjá não é mais assim. Há dois anos, o Prefeito Arthur Neto fez uma reforma magnífica no Mercado Adolpho Lisboa. Desde a questão de treinamento aos vendedores até a higiene obteve melhorias. O Centro da Cidade...logo no início no vídeo...com as barracas de camelôs, também foi melhorado. Mas o navegar pelos rios eu fiz isso muitas vezes, indo de Manaus para Santarém, no Pará, e vice-versa. É um cenário lindo. Esse barco, Tucano, é um exemplo de como é utilizado, também, para turismo na Região. Mas é semelhante aos barcos que transportam pessoas para as localidades, cujo acesso se dá somente por via fluvial.

    ResponderEliminar
  4. Se bem que o vídio já esteja um pouco desactualizado como alertou "Chama a Mamãe", gostei muito do que vi. A cidade, a água e a floresta é toda outra forma de vida. Como sempre continuo admirado com o excelente contraste de que os brasileiros sabem tirar proveito entre as casas da era colonial que ainda hoje são na genarilidade bem mantidas por todo o país e a arquitectura moderna. É um trabalho de que são mestres.

    ResponderEliminar
  5. Mamãe,
    Se eu não me tivesse demitido das funções que desempenhava nesta espécie de blogue, vinha aqui agradecer-te este excelente video que nos dá excelente informação sobre a tua cidade e um apontamento da beleza natural que te rodeia.
    Desculpa não me alongar mais, mas ainda só me demiti há cerca de 10 minutos e não dignifica o meu elevado carácter, estar já para aqui a mandar umas bocas.
    Beijinhos, com todo o respeito,(Penso que não fazes parte da seita que me quis destruir, ou fazes?) Sinto que já não confio na minha própria sombra, depois da TRAIÇÃO DO CARVALHO.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amuaste e já nem reparas - tu que estás sempre atento - que quem publicou isto fui eu...
      Que facada no meu coraçãozito, Vianinha...
      Custa-me acreditar no que te acusa o senhor Bruxelas... "pero que las hay, las hay"...

      Eliminar
    2. Eu...o destruir? Imagina. Nem pensar. Tenho-o em alta patente.
      Foi a São, a sapeca, quem publicou...rsss
      Podes confiar em mim...Nunca trai e nem trairei as pessoas pelas quais tenho muita estima.

      Eliminar
    3. O que nós vamos sabendo:A São Rosinha já não é novinha: trabalhou com o regimen anterior na !SAPEC"!!!
      Tonito sabias? Tu que andastes lá por esses lados???

      Eliminar
    4. O lapso foi motivado pela natural nervosismo, pela insólita insinuação e vergonhosa acusação. Qual amuar qual CARA-puça, eu lá sou homem de amuos!
      Lá nos encontraremos, em tribunal.

      Mamãe, sei que me desculpas o lapso e sei que posso contar com o teu testemunho desinteressado, conforme melhor explico no local do crime.

      Eliminar
    5. Olha, se levasses hoje o garrafito e uns copitos para as escadas de Santiago, iss'é qu'era...

      Eliminar
    6. Claro, Viana. Estou contigo e não abro!

      Eliminar
  6. Com franqueza, tenho um bocado de medo, ou receio, sei lá!... Borro-me todo com a bicharada rastejante e piranhas só no prato e já cozinhadas!... Mas aquilo deve ser uma coisa de outro mundo, lá isso deve!

    ResponderEliminar
  7. Quando a Chama a Mamãe vier a Portugal, conversamos! Tenho muitas perguntas a fazer...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora, ora....não me diga! Um homem desse, que já andou mais da metade do mundo...anda a borrar-se.
      Já não se fazem mais portugueses como antigamente!....

      Eliminar
    2. Quando ele lá for, tens que dar-lhe colinho para ele aceitar ir para a selva.

      Eliminar
    3. Mamãe, isso do Moreirinhas já ter andado mais de metade do mundo... é mais fama que proveito. E, quem tivesse dúvidas, ficava esclarecido com esta monumental borradela!...
      Eu explico-te como é que ele "viaja". Tem uma enorme colecção de postais que adquiriu quando esteve na tropa, e vai mandando para esta espécie de blogue, para o feissebuque e para um tal trabeluidoze, um Postalinho da China, outro postalimho do Deserto do Atacama, outro da Aurora, outro do Botão e tudo isto mandado de Aveiro, porque Azurva não tem posto de correios.
      É um artista. Não sei como é que a Daisy, que é uma jóia de miúda, o atura! Há gajos com uma sorte!

      Eliminar
    4. Chama a Mamãe, manda-me uns postais ilustrados, que eu mostro ao Carlos Biana e ele acredita que eu fui aí!...
      O Sr. Carlos Biana, diz essas coisas, porque alguém lhe disse qua eu não fui a esses lugares! Ok! Nunca fui ao Deserto de Atacama, nem China, nem Butão, mas já fui à Torreira, Estarreja, Coimbra, Tovim, Ceira, Cernache, Olivais, Chão do Bispo, eu sei lá mais onde!...
      Ele é que não sai do Prédio Amaricano, nem para vir à mercearia comprar tabaco, porque já não fuma!
      Não sei o que é que quer dizer: rsssss, mas rssssss para ele!...

      Eliminar
    5. O Carlos Viana bem nos disse isso ao almoço: o Alfredo tem postais que pede aos amigos para lhe enviarem e depois diz que esteve lá. Se a Mamãe for no paleio dele, um dia destes lá teremos um «Travel with us» em Manaus...

      Eliminar
  8. Terras de outros mundos!
    A floresta, as espécies infinitas de animais, desde os insetos até aos respeitáveis crocodilos que, na mão dos indígenas parecem inofensivos e a passarada linda e ruidosa!
    Enfim, só me faltou sentir os cheiros, o calor, a humidade...

    ResponderEliminar
  9. Terra maravilhosa. O grande problema é o clima tão quente e húmido.. Subi o Rio Negro durante uma semana e espero repetir em breve.Foi uma experiência maravilhosa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E bicheza? A Daisy e o Alfredo receiam é a bicheza.

      Eliminar
    2. Verdade, Suzana.Ainda ontem reclamei disso. Queria morarem um lugar onde eu pudesse presenciar todas as estações do ano. Mas aqui....chove e faz sol. Pode ter um dilúvio, mas daqui a pouco...já está calor.
      Claro que não quero um Inverno de lascar os lábios rsss...mas se a temperatura ficasse em, pelo menos, 20 graus....dia e noite... seria uma maravilha!

      Eliminar