segunda-feira, 13 de abril de 2015

UM DESTINO DE FÉRIAS ...




 Cala Galdana ...

Com surpresa, dei comigo a cantarolar Antonio Vivaldi. Os dias mornos e alegres desta primavera, fazem, a espaços, sentir-me bem. Porém, de quando em vez, ando depressivo. É a nação que me põe assim.

Cheguei à conclusão, que não vale a pena ler jornais. Ou ler revistas. Ou ver notícias nas estações de televisão cá do burgo. É sempre mais do mesmo. As mesmas caras. As mesmas matilhas. Os mesmos malabaristas das palavras. Das telenovelas, que não vejo mas de que me vou apercebendo dos enredos de cordel, plágio de tudo o que de mau nesta matéria é importado do Brasil, fica um longo bocejo.

Adeus, “Gabriela Cravo e Canela”. Adeus, “Roque Santeiro”. Adeus, “O Casarão”. Paz às vossas almas de entretenimento de eleição, nas noites de antanho. Então, em desespero, liga-se um qualquer canal desportivo do cabo. Lá está o outro a mastigar uma pastilha e a alisar o cabelo com as mãos. E ainda outro de falas mansas, que parece não partir um prato. E o jovem da voz grossa que, no fulgor da juventude, julgava que levava tudo à frente a rugido de leão.

O que me apetece mesmo, é levantar âncora e partir. Não vale a pena o refúgio algarvio, ou as belas paisagens dos Açores e da Madeira. Porque quando abrimos a televisão, lá estão eles outra vez a massacrar a nossa paciência, e é então que nos apercebemos – aterrados - que também os levámos na bagagem.

Decididamente, o melhor é voar sobre a fronteira. Partir, mesmo que seja para perto. De Espanha, dizem que nem bom vento nem bom casamento. De casamento, não sei. Nunca me agradei de nenhuma Conchita. De vento, já não posso dizer o mesmo. Lá pelas bandas da Ilha Menorca, no recato da baía de Cala Galdana, o vento é brando e hospitaleiro. Se juntarmos ao ingrediente um hotel simpático – o Audax - que só recebe adultos, está encontrado o caminho para umas férias repousantes. Para quem viaja com crianças, existem outras unidades hoteleiras muito bem situadas na baía. 

Mas ali, naquele hotel pouco apelativo no seu exterior, que mais parece um caixote, temos carta de alforria para umas férias tranquilas onde, nas duas magníficas piscinas em socalco, sobranceiras à baía, apenas se ouve o ruído da água dos chuveiros. Talvez por isso, a  clientela residente apenas seja composta de casais descomprometidos de filhos de menor idade, muito ciosos que são do seu sossego.

Depois passear pela ilha, com táxis a preço módico, onde uma qualquer Pilar de saia rodada e aos folhos com muito ”salero”, a abanar-se com um leque rendilhado, nos leva ao encontro da pequena pérola mediterrânica.

Contudo, ficará sempre muito por descobrir, além das águas cristalinas, mornas e retemperantes, para quem quiser esquecer por uns dias, o torrão lusitano das nossas  angústias e preocupações.
Quito Pereira        

9 comentários:

  1. Pronto já sabemos onde vais passar as férias…se o Miguel permitir, claro!
    Mas andas muito zangado com jornais, TV´s! Os jornais precisam vender, mas para isso terão que dar notícias que não sejam banais!
    Assuntos de “faca e alguidar” é o melhor para seguir na frente das audiências, isto nos diários!
    Nos desportivos(que até compras e eu por vezes leio em segunda mão…) as notícias só interessam aos leitores dos chamados 3 grandes!
    Das TV´S vês os telejornais cuja primeira meia hora também são só desgraças e deitas uma olhadela ao quer ser milionário e confessa a uma telenovela que seja um pouco mais atrevida!
    Enfim, agora cá por Coimbra passas a ter uma vidinha menos trepidante por montes e vales, andas mais a pé, o que é óPtimo e vias batendo umas sonecas na Condessa do Ameal…magicando nos pormenores como irá ser o pic-nic no choupal lá para um domingo de verão. O prometido é devido!!!

    ResponderEliminar
  2. Caro Rafael,como o prometido é devido, fui procurar um texto antigo, de arquivo, na minha colaboração no blog. Apenas venho sugerir este destino de férias, a quem gosta de fazer uma dieta de Portugal.E acredita que em todo o pais, são milhares os que anualmente o fazem fora de portas no Verão.Apenas aqui transmito a minha opinião de um local relativamente perto ( a cerca de duas horas de Lisboa). Mas , como disse, é apenas e só uma sugestão e nada mais que isso. Aproveita e vai dar banho ao teu joelho "malandro", que não te deixa acompanhar a rapaziada da "Bota Cansada",
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. E fazes mesmo bem sugerir lugares muito sossegados para quem aprecia.
    Eu gosto(gostava dos mais trepidantes...), antes do meu joelho ter "arreado"!!Não tenho a certeza se é com "i" ou com e..pouco interessa!.Mas agora porventura talvez assim um lugar mais suave!Quem CALA consente, é por isso que prefiro dizer que mesmo assim "ajoelhado" prefiro um pouco mais de agitação...
    Quem sabe se que com um pouco de sorte ainda vou "caminhar", mesmo de Joelho,digo de Bota Cansada! Se for dou-lhe banho na praia de Quiaios!

    ResponderEliminar
  4. E como o prometido é devido...
    Cá vim, pela calada da noite, já sem ruídos nocturnos.
    Como música de fundo, bem baixinha, tenho a fazer-me companhia Carlos do Carmo. "Quem quer quentes e boas?,Quentinhas", vocês já ouviram esta letra com a atenção que ela merece? Ou limitaram-se a apreciar a voz e o fado, sem atender à profundidade da letra?
    Compreendo o Quito, na perfeição. Que nos adianta sair de casa, da nossa casa, para mudar de ares e, na bagagem, levarmos connosco "O Preço Certo", o "Bem Vindos a Beirais", ou os noticiários anunciando os desastres do dia, quer eles sejam políticos, de viação e trânsito, do pai que esfaqueou um filho, do neto que matou a avó, do tio que violou a sobrinha, e mais um infindável role de desgraças e tragédias? E no fim de tudo isto, o locutor(a) deseja-nos a continuação de uma óptima boa noite. Isto, já não falando do cretino que eu não conheço de lado nenhum que, mesmo sem eu alguma vez lhe ter dado o mínimo de confiança, se despede com uma piscadela de olho!
    Como eu te compreendo, Quito.
    Descobriu no "Audax" um bom refúgio e aconselha-nos a Ilha Menorca onde poderemos almoçar, jantar e cear, dormir e meditar em ... paz e sossego.
    Boa escolha, sem dúvida. De Espanha nem bom vento nem bom casamento? Será, mas eu não tenciono voltar a casar e portanto...
    Só um pormenor importante: Quito, não te esqueças de levar um "transistor" para ouvires o relato da Briosa...

    ResponderEliminar
  5. E como p prometido é devido, cá estou eu que não prometi nada, para nada ficar a dever!
    Venho aqui mandar uns bitaites de livre e expontânea vontade! Ainda por cima, o Dom Rafa, há mais de 4 meses que não me paga nem um Euro. Parece que aos únicos a quem paga é ao Quito e ao Biana.
    Bem podes sonhar com as férias nesse hotel, mas só sonhar, porque tu e a São, agora e nos próximos 18 anos, não vão para lado nenhum sem o neto e como o hotel só admite adultos, esquece!
    Não gostas telenovelas?!... Olha que pena!... Só a SIC dá 5 ou 6 por dia!
    Mas não deixes de ver TV de vez em quando. Ontem, por exemplo, o "Prós e Contras" foi de muita qualidade, se não viste foi uma pena. Um amigo nosso lá presente, deu um baile a um gajo da Moderna e a um pseudo-jornalista que até meteu dó!...
    Gostavas da "Gabriela", pudera!... Também eu e quem é que não gostava... mesmo hoje, que ela já deve andar perto dos 60, ainda gosto!... És um grande artista!
    Futebol não discuto contigo, mas não deixes de ler os jornais desportivos, mas pede a alguém que vá virando as páginas, que aquilo suja os dedos todos!
    Agora, vai ver o que é que o teu neto quer, que ele já está a chorar!
    Aquele abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Alfredo
      No que diz respeito aos futebois, já só tenho a fama. Os outros é que por lá andam e eu, depois da Final da Taça em Lisboa (2 O12) nunca mais fui à bola e não ser este ano, levado por um braço com um bilhete oferecido ...pelo Rafael.

      Breve espero aparecer para almoçar com o nosso grupo excursionista. Quanto a jornais, cá vou sujando os dedos com o "Jornal do Fundão" que fiz questão de continuar a assinar não só pela amizade que me liga a quem me deu uma oportunidade de escrever lá, mas também pelo seu conteúdo. Quanto ao meu neto, porta-se muito bem e tem graça. .. pelo menos enquanto não pedir dinheiro ao avô ...
      Toma lá um abraço

      Eliminar
    2. E o Jornal do Fundão bem que poderia continuar a ter os teus textos...
      Abre aço

      Eliminar
  6. Meu caro Viana

    O Rafael é teimosito e continua e sonhar acompanhar a "Bota Cansada", mesmo com um joelho "arrebentado". Eu concordo que o nosso Senhor Administrador vá com eles, pois são uma rapaziada .fixe ... mas tem que ir de carro, antes que o joelho estoire de vez.

    O texto é antigo e uma espécie de pastilha elástica para os olhos. Mas a verdade é que este país cansa de crimes bárbaros e de gente que até tem o desplante de dizer que os cofres estão cheios e o país com uma avassaladora crise social. Realmente o que apetece mesmo é um local sossegado e longe, com um bom livro e uma imperial bem gelada. Mas este não para mim, apenas sugiro aos outros. Vou ficar por cá que o Adelino, que era o prior do Salgueiro, mandou-me fazer penitência ...
    Toma lá um abraço

    ResponderEliminar
  7. Agradeço a sugestão, será mesmo um bom local para férias, mas eu gosto muito mais de ver crianças a brincar nas piscinas, nos baloiços, a correr pela praia!
    Encantam-me e nunca me enfadam, apesar de ter aturado algumas birras...

    ResponderEliminar