quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Passatempo à Tonito com convite como prémio

Isto, Tonito, é que é uma coisa do altamente.
Quem acertar no nome disto, para que serve e como se usa, recebe um convite da extensão de Fala do Bairro Norton de Matos. Quem não acertar ou mesmo quem não tente, também recebe.


Aqui vai uma ajudinha para a malta da cidade: uma imagem da parte superior desta... coisa do altamente.


E a solução é (como todos sabiam):

Apanha-fruta, apanha-figos ou ladra, vara para tirar fruta das árvores, colocando a fruta que se pretende apanhar no cone e colocando o pé num dos sulcos, rodando-se um pouco para o pé cortar e a fruta cair no cone. Quem quiser experimentar pode vir ao meu quintal, pois estão a amadurecer os figos pingo de mel.
Uma variante é o cambo, pau que termina em gancho, utilizado para baixar os ramos e assim colher os frutos.
Além destas, como refere o Chico Torreira, "alguns velhotes do nosso tempo, eram mais práticos. Cortavam uma cana em cruz e depois em X abaixo de um nó, metiam-lhe uma pedra dentro para a cana ficar aberta e assim ficavam com espaço para o figo entrar. No Ribatejo e Alentejo chamavam-lhe roca, muito provavelmente pelo facto da cana para apanhar frutos ficar parecida com uma roca".

Em imagem, é isto:




35 comentários:

  1. Facílimo! Se me deres figos digo-te o nome :)

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. ...uma ladra fina!!!! Para gente fina!
      A inha em tempos remotos era completaamente artesanal!

      Eliminar
    2. Não sou assim tão fino. Tenho uma barriguita de cerveja.

      Eliminar
    3. Eu conheço pelo nome de roca
      Na minha zona claro = Portalegre

      Eliminar
  3. Fisga para atirar "pedritas" aos "porcos" que deitam o lixo na rua.

    ResponderEliminar
  4. Respostas
    1. A malta da cidade, também lhe dava uso. Bastava ir à rua Carvalho Araujo n. 28 à apanha dos limões. Em Góis também apanhava figos com uma outra. Também se apanham outros frutos.
      Alguns velhotes do nosso tempo, eram mais práticos. Cortavam uma cana em cruz e depois em X abaixo de um nó, meltiam-lhe uma pedra dentro para a cana ficar aberta e assim ficavam com espaço para o figo entrar.
      Esta postagem só vem confirmar que os ditados nem sempre estão certos, porque esta não tem fuso.
      Pode ser que também lhe dêem outros nomes.




      Eliminar
  5. Vocês não podem ver nada que vos faça lembrar comida que lhe chamam logo um figo!
    Só a Olinda tem consciência ambiental e dá uma utilização criativa a esta coisa do altamente.

    ResponderEliminar
  6. É o que o Tonito levava na mão, com uma vela acesa, quando ia vestido de Santo na procissão da Rainha Santa!!!...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso de vela acesa tem muito que se lhe diga.E perigoso por causa dos sitios que pod(em)diam incendiar!
      Agora só para soprar em dias de aniversários!!!

      Eliminar
  7. Isto é um espanador com a extremidade em lata, para ser mais resistente. Foi comprado nos armazéns do Belmiro. Mas o palpite do Alfredo é mais criativo, embora aquela ideia das ti-tis, do jovem ir na procissão vestido de São João Baptista, só com uma pele de cordeiro no corpinho, valeu-lhe tamanha constipação que não a curou até hoje ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu quando te pôes a espanar é sempre com uma grande lata!
      É ladra e nada mais! Se calhar ladra e não morde!

      Eliminar
  8. Com esses palpites, vocês até mereciam um bom vinho... por exemplo, da Casa Ferreirinha, o «Papa-Figos»...

    ResponderEliminar
  9. E a solução é (como todos sabiam):

    Apanha-fruta, apanha-figos ou ladra, vara para tirar fruta das árvores, colocando a fruta que se pretende apanhar no cone e colocando o pé num dos sulcos, rodando-se um pouco para o pé cortar e a fruta cair no cone. Quem quiser experimentar pode vir ao meu quintal, pois estão a amadurecer os figos pingo de mel.
    Uma variante é o cambo, pau que termina em gancho, utilizado para baixar os ramos e assim colher os frutos.
    Além destas, como refere o Chico Torreira, "alguns velhotes do nosso tempo, eram mais práticos. Cortavam uma cana em cruz e depois em X abaixo de um nó, metiam-lhe uma pedra dentro para a cana ficar aberta e assim ficavam com espaço para o figo entrar".

    Já pus uma imagem adicional e esta explicação no post.
    Se quiserem apanhar figos com este instrumento do altamente, estão todos convidados a visitarem a extensão de Fala.

    ResponderEliminar
  10. Não vale a pena mais nenhuma explicação sobre este articulado, pois está tudo em conformidade com o ASSUNTO.
    Boa Foto ao Alto.
    Tonito.

    ResponderEliminar
  11. Ora, porra! Agora que eu me preparava para explicar tudo muito bem explicadinho...
    Quanto à visita à extensão de Fala, como é que é? Os figos ficam para o dono da terra ou para quem a trabalha?
    Estou farto de ser explorado. Basta!

    ResponderEliminar
  12. Havia um programa de TV, chamado "Naquele tempo..."

    No meu tempo de pé descalço tinhamos lá em Penela duas terras, uma alugada não sei por quantos alqueires de milho chamada "prazo" e outra "as Pontes" vinda de meus antepassados através de um foral(?), e que mais tarde acabado esse foral passou para o nome de meu avô paterno e depois ficou registada no nome de meu pai e de minha tia Deolinda.Abandonada acabou recentemente por ficar em nome de minha filha Ângela Maria por cedência de todos os outros herdeiros-muitos-, para ficar a pertencer à familia!
    Tudo isto para dizer que ambas tinham figueiras.
    Então o "je" pé descalço, pegava num naco de broa subia para cima de uma das figueiras e aí vai disto:enchia a barriguinha de figos(de várias qualidades) com broa!!!
    Que tal?Vai um figuinho com broa no quintal da Mouradia,,,à moda antiga?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Leva os figos que eu levo a broa. À cautela...

      Eliminar
    2. Nem sois homens nem sois nada. O Quito leva a GNR para prender a ladra!

      Eliminar
    3. Entretanto vou sair agora (sim, sim, bem cedo) para a Feira da Vandoma. Conheceis?

      Eliminar
  13. Vocês arranjaram-me um 31 !!! Começaram a chamar "ladra" ao instrumento e eu, de boa fé, chamei a polícia. A Celeste Maria, que acusou a pobre vara de ir aos figos, é que vai pagar a deslocação do Senhor Agente da Autoridade ...

    ResponderEliminar
  14. Disse alguma mentira?
    Posso dormir descansada, pois a justiça me será favorável!

    ResponderEliminar
  15. Eu tenho uma figueira (para dar figos) mas não tenho uma broeira (para dar broas). Agora, quem quiser vir cá, pode comer os figos que apanhar com a ladra - antes de chegar o Senhor Agente da Autoridade - e o Tonito até pode trazer a calçadeira.

    ResponderEliminar
  16. Talvez haja quem use isto para apanhar fruta! Ele há gente para tudo, mas isto é um suportes para velas utilizadas em procissões e o resto são tretas!... E este até foi utilizado na procissão deste ano!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E tens toda a razão. Eu também faço procissões com aquilo, à volta da figueira.

      Eliminar
  17. Gostei de todas as definições e aí vai mais uma a que me estava a referir e que assim chamavam não só nos lugares que indiquei como mais tarde vim a ouvir o mesmo nome com as pessoas que frequentei no Ribatejo e Alentejo: roca.
    Pelo que descobri na internete a explicação vem muito provávelmente da cana para apanhar frutos ficar parecida com uma roca.
    Para lerem basta carregar AQUI

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, no texto do link só diz que usaram uma "cana aberta em forma de roca"...

      Eliminar
    2. São Rosas,
      Eu estava admirado porque eu e a Lucinda vindos de regiões diferentes assim como outras pessoas de regiões que descrevi acima, chamava-mos roca a esse intrumento técnico e as outras pessoas neste blogue chamavam-lhe ladra. Era muita coincidência. Através da explicação que li escrevi: "vem muito provávelmente da cana para apanhar frutos ficar parecida com uma roca." Não afirmei que era de certeza desse facto mas tudo me leva a crer que será esse o caso. Não estou a dizer que outras pessoas não lhe chamem ladra.

      Eliminar
    3. É natural, Chico. A língua portuguesa é muito rica e diversificada. Vou acrescentar esse outro nome às definições do post. Bem hajas.

      Eliminar
  18. Boa tarde! Onde posso adquirir um exemplar destes?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Costuma encontrar-se na Feira dos 7 e 23.

      Eliminar
  19. O segundo anónimo não é anónimo :O)

    ResponderEliminar