sábado, 2 de agosto de 2014

Antes e depois


O primeiro mural mostra-nos um grafito de dois mil e seis que existiu nesta parede. A forma de cores bem demarcadas mas dando-nos a noção de esbatidas, é utilizado em vários trabalhos que se vão vendo nesta cidade. Trata-se de um local com um tráfego diário de cerca de trinta e cinco mil carros.


O segundo mural criado em dois mil e onze na mesma parede conforme estas duas fotos, mostra-nos o interior de uma fábrica com diversas figuras. Representa a tomada de consciência do potencial humano e técnico. Chama a atenção da diferença entre ricos e pobres. É também um alerta para as diferentes soluções ambientais.

8 comentários:

  1. O anterior era vulgar mas agora está um mural de grande categoria! Uma obra de arte!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alfredo Moreirinhas

      O primeiro de início era um excelente mural de que ainda mostra a foto mas dedicado a crianças, ou para os mais velhos se lembrarem da sua meninice. Por isso foi executado numa parede de sonho.
      O segundo já tem uma finalidade intervencionista. Pode-se ver o "Senhor" sem ninguém ao pé que representa a burguesia, a ver os trabalhadores e famílias na fábrica com um uma grande roda dentada em cima de um palco. Penso que a roda deve representar a revolução industrial. Foram felizes pois aproveitaram a linha que divide o muro para servir de palco. Isto é o que me vai lembrando, pois passava lá a quando da sua execução.

      Há dias disse-te que uma deslocação aqui de quinze dias daria para cobrir uns oitenta por cento dos murais. Hoje para tratar de uns assuntos, tive que passar uma série de ruas a pé aonde vi excelentes murais. Só um pertencia ao festival de dois mil e treze. Se tudo fôr assim, quinze dias nem para cinquenta por cento dão. Ao contrário de andar a pé, quando se passa em bicicleta e não se pára, só se vê o que está para a frente derivado ao tráfego.

      Eliminar
  2. Sem dúvida os dois murais que substituiram o anterior, já degradado, são muito bons!
    Deve ser dificil resistir à poluição de tantos milhares de carros diários!
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rafael
      O mural nas fotos em baixo é bom à vista e excelente na mensagem.
      Já lá está há uns três anos e parece que vai aguentar os cinco anos sem problemas.
      Um abraço.

      Eliminar
  3. O mural novo tem muita ARTE.
    Tonito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Arte têm os dois Tonito: o primeiro é que já é muito antigo. O segundo, dentro do mais clássico, tem uma excelente mensagem.

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Quito
      Desde de dois mil e seis que ando ver se há novidades nesta parede. Só que quando criam lá outro mural, só o alteram passado muitos anos. A parede está muito bem posicionada. Como ainda não alteraram o de dois mil e onze, tive que ficar pelos dois.

      Eliminar