quinta-feira, 24 de julho de 2014

NOTÍCIAS DE COLMAR

VISITA PORTISTA AO REINO DAS CEGONHAS !!!


A Guida e o Raul dirigiram-se à BOBBYZE TRAVEL AGENCY para a programação de quatro dias de visitas intensas, ao doce reino das Cegonhas! Como está na moda (e muito bem) relembrar a obra do ZECA AFONSO,  lembraram-se de trazer dois casais também!
Os casais em Colmar
Ao todo, três casais extraordinários, com conhecimentos culturais bastante acentuados mas sempre afamados em descobertas. E elas nao faltaram. Quando lhes falava de Música, o Raúl até conhecia o IAN ANDERSON e os JETHRO TULL!! Que loucura! Quanto ao Vitor, homem muito vivido dos anos 70, os seus preferidos aproximavam-se dos meus! E quando se conhecem os CROSBY,STILLS,NASH & YOUNG, já nem sequer precisamos de "cartão de visita"!!!E então não é que a ZE, era a sosia perfeita da SYLVIE VARTAN!
Quando me dão "música" dão-me tudo! Portanto, o programa era aliciante! E foi!

Região tributária duma longa história movimentada, todo o turista é atraido pelas suas tradições seculares, perfeitamente ainda hoje bem respeitadas. Todas as aldeias e cidades da Alsácia ficaram marcadas pela Idade Média e pelo periodo Renascentista.  Imprimindo à paisagem urbana, sábias misturas de arte romana e gótica.
 Igrejas, catedrais e as tradicionais casas com traves de Madeira, são o exemplo perfeito dessa grande influência.
 Terra de contrastes, a Alsácia, soube sempre integrar ideias inovantes. Da arquitectura à gastronomia, passando pelas Artes, as suas curiosidades atraem anualmente milhares de turistas.
A chegada no sábado passado, o termómetro em Colmar afichava 34°!!! Respirava-se uma atmosfera africana!
Valeu-nos ao jantar, a presença do unico vinho tinto da região: um PINOT NOIR bem fresquinho (casta que nos acompanhou sempre ao longo desta aventura). Para quem não sabe, a Alsácia possue 7 vinhos diferentes de monocastas. Seis brancos e um tinto. E a Fátima, grande especialista em VINHO DO PORTO, adorou as minhas explicações.
Recentemente eleita num programa nacional de televisão "A aldeia mais linda de França", era normal que começássemos por visitar EGUISHEIM. Aldeia construida em circulos concêntricos à volta do castelo duma familia célebre, donde saiu Leon IX, Papa de 1048 a 1054. Conquistados pela beleza das suas casinhas e decorações floridas das janelas, os nossos amigos Portuenses, confessavam-se encantados.
Vir à Alsácia sem passar por RIQUEWIHR, é como ir a ROMA e nao ver o PAPA!!! Por isso, constitue uma das aldeias mais visitadas desta região. A maior parte das suas casas ficaram intactas aos bombardeamentos alemães, no conflito mundial. Assim, na rua principal, que se visita unicamente a pé, podemos ver edificios dos séc.XVI e XVII.














Riquewihr
Ao Raul a raposa cheirava a tripas                               A Guida Florista             Uma célebre casa, que vende artigos de Natal durante todo o ano, atraiu a curiosidade das Meninas do Porto!
Em matéria de inovação turitica, a minha aposta de irmos visitar o maior museu automóvel do Mundo, recebeu uma fantástica unanimidade! Não só o Eduardo, grande admirador de carros antigos,  como todos os outros amigos, adoraram esta incursão na pátria dos BUGATTI. Este "Museé de l'Automobile" de MULHOUSE possue mais de 600 viaturas e constitue a maior colecção de BUGATTIs do mundo.  Uma maravilha, que só por ele, merece uma visita à Alsácia!



M
u
s
e
u
A
u
t
o
m
o
v
e
 Famoso BUGATTI
KAYSERSBERG, ou a "montanha do Imperador" deve o seu nome ao castelo forte, cuja torre, arredondada, domina esta pequena cidade alsaciana. Pátria de 
Albert Schweitzer, médico no Gabao e Prémio Nobel da Paz em 1952, as suas pontes fortificadas constituem, para além da subida ao castelo, atracções de grande mérito.















 Kayserberg
Evidentemente, antes de se dirigirem para ESTRASBURGO, onde apanhariam o avião que os levaria de regresso à cidade Invicta, não se poderia partir sem visitar a Capital dos Vinhos Brancos da Alsàcia, COLMAR !!


Colmar
De noite ou de dia, a beleza desta cidade, que me adoptou já lá vão 41 anos, deixou-os completamente seduzidos! Provocando mesmo, a possibilidade de se cá poder  voltar no Natal. Epoca mágica por excelência.
Com toda a Liberdade, se construiu aqui em COLMAR,  uma Estátua, que se tornou famosa em NOVA YORQUE!
Gastronomicamente, o famoso Jambonneau ou a tradicional Choucroute, acompanhados pelo Rei das Castas, o branco RIESLING, recolheram avisos muito favoráveis. E preciso ser-se muito dificil para não se gostar das especialidades alsacianas.

"Isto é genial"

E numa das noites lancei "E se fossemos jantar à terra da Snra. Merkel?". Como tinham "um recado para ela", aceitaram logo de bom grado. Só que ela comia muito mais cedo e, por isso, nao apareceu! Tudo isto me fez lembrar aquela dica bem da nossa terrinha. "Mata-se? Nao. Esfola-se!!"
Jantar à beirinha do rio RENO. Uma maravilha! A surpresa de encontrar uma empregada de mesa, nascida no BRASIL e a falar Português connosco!!!Ou quase porque, nao conhecia a palavra "Javali"!!!
Depois desta incursão por terras germânicas, a Guida e o Raul, já me perguntavam se podiamos ir beber uma bica à...ITALIA!!!!

Last but not least, o ultimo dia com a visita de ESTRASBURGO, capital desta velha e, casa vez mais empinada EUROPA!!!


No barco  Estrsbourg

Estrasbourg
Visita da Catedral, passeiozinho de barco e o já célebre almoço no Restaurante GRUBER, onde o Alfredo Moreirinhas conquistou um dia uma Russa, ao cantar o tema "COIMBRA"!!!Seis BACKEOFFE , uma CHOUCROUTE, uma garrafa de PINOT NOIR e outra de RIESLING! Le menu de clôture d'une fantastique aventure!
Em Baeckeoffe
A BOBBYZE TRAVEL AGENCY recebeu inumeras provas de grande amizade e deliciou-se com este lindo convivio.
No final, fiquei um pouco desesperado. Disseram-me que poderia muito bem montar uma agência de viagens, pois o serviço fora "exemplar"!!!Será que eles não sabem que ela sempre existiu?

BobbyZé

9 comentários:

  1. Ah! grande Raul, em grande forma!
    Com um agente de viagens desta categoria o psseio foi de 5 estrelas.Podemos comprovar a excelência do serviço! BOBBYZE TRAVEL AGENCY

    ResponderEliminar
  2. Grande reportagem, BobbyZé, só foi pena não teres ido ter connosco a Annecy, para o " filme " ficar completo. Chegámos todos mais gordinhos mas felizes, pois foi uma passeata cinco estrelas. Lembra-te que estamos à vossa espera aqui no norte, onde também serão bem recebidos.Beijinhos à Elisabeth e um grande grande abraço para ti.

    ResponderEliminar
  3. A conta - gotas, os amigos lá vão aparecendo por Colmar. Pelo que vejo, tem sido de arromba !!! Recordo aqueles belos dias por lá. Foram fantásticos, com alguns momentos jocosos, como aquela cena à porta do casino, com as damas a aperaltarem-se para o jantar. Até houve quem, numa manifestação de fervor clubista, usasse meias com o emblema da Briosa. Tudo gente do Jet 7, Jet 8 ou Jet 9. Já para não falar nas pistas de Sky na Alemanha, onde o casal Celeste e Rafael brilharam a grande altura ...

    ResponderEliminar
  4. Deliciei-me a ver esta brilhante reportagem do amigo Bobbyzé!
    Pelo que me apercebi, este também era um grupo da " corda"!
    Seja verão, seja Páscoa, seja Natal, sempre um local maravilhoso.
    Agora já falam de outono...
    Um abraço para ti e outro para a Elisabeth.

    ResponderEliminar
  5. Para a próxima também quero ir...Ai quero ,quero!!! Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Ora aí está uma reportagem em condições!... Nem o meu namoro com a miúda russa faltou!
    Com viagens BobbyZé você fica a saber tudo como é!...
    Alsácia é, de facto, uma região muito bonita, além de ter boa comida e boa bebida!

    ResponderEliminar
  7. Excelente postagem do Bobbyzé. Não só o acompanhei na visita a diversos cidades, como também me fui apercebendo de certas formas de vida desses lados. Destas, muitas.

    ResponderEliminar
  8. Tudo bem texto e fotos.
    Espero Bobbyzé que as fotos tenham saído nos sitio certos...

    ResponderEliminar
  9. Ainda bem que aquele telefonema foi atendido ,pois sabia que apesar de poucas indicações poder fornecer ,sabia e confirma-se que seria fantástica a viagem e o acolhimento dado pelo Bobyzé .O brigada por podermos reviver aquela magnifica viagem ...Beijinhos para todos.
    São vaz

    ResponderEliminar