sexta-feira, 6 de junho de 2014

As obras do mamarrach... digo, do Convento de S. Francisco

Manhã de sábado, dia 3 de Maio de 2014.






O professor Fernando Bissaya Barreto nem sabe para onde vai, já que as obras vão reduzir a praça interior da rotunda e a estátua tem que ser deslocada para outro lado...





E agora um passatempo: tentem identificar, nas próximas fotografias, o que são os cocorutos da Igreja de S. Francisco e os do Convento de Santa Clara a Nova.






27 comentários:

  1. Boa reportagem elucidativa das programações de "alto gabarito" ( estilo improvisação a cada minuto) que se fazem nesta cidade....
    Parabéns,Paulo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente, está a ser uma obra como tantas outras no nosso Portugalito...

      Eliminar
  2. Podemos questionar o espaço. Mas estéticamente não desgosto. Depois de ter visitado a nova Catedral de Fátima, como simples turista, dificilmente encontro algo de tão "infeliz". Um espaço completamente desadequado ao fim a que se propõe. Para palácio de congressos, até nem estaria mal.

    Naturalmente, que haverá outras formas de ver e respeito todos aqueles que ali se deslocam movidos pela Fé. Trata-se apenas de uma opinião em relação à obra, que nada tem a ver com as convicções religiosas de cada um...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui completamente de acordo contigo,Quito!

      Eliminar
    2. Pois... como dizem os ingleses, "há piores" (só que eles escrevem "up yours")

      Eliminar
    3. Aqui referia-me a Catedral de Fátima...

      Eliminar
  3. Já manifestei a minha opinião sobre esta grande obra/recuperação do Convento de São Francisco.
    Tem a assinatura de um dos maiores expoentes da arquitectura nacionais!
    Os atrasos e deficiências na obra, infelizmente são vulgares na falta de profissionalismo de grandes empresas de construção-felizmente nem todas! Mas penso que depois das rectificações, e a obra terminada, Coimbra ficará com um espaço de congressos e outras valências, próprias de grandes centros culturais, que bem aproveitados, honrará esta maravilhosa cidade!
    Respeito os cépticos, no que diz respeito à nossa cidade, mas mais tarde ou mais cedo se convencerão, que Coimbra é de Portugal, como a rosa é do jardim!

    ResponderEliminar
  4. Fotos com muito substrato artístico.
    Obra de alto valor escondido na parte obscena do articulado.
    Assim gosto.

    ResponderEliminar
  5. maria helena morgadojunho 06, 2014 5:39 da tarde

    Pelas fotos até parece mais bonito. És um artista!
    Visto de perto é um mostrengo. Pode ser que à medida que vai ficando pronto mudemos de opinião.

    ResponderEliminar
  6. Coimbra merecia algo bem melhor desenhado e enquadrado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E és o mais beneficiado!!!
      Passas a ter cultura e...espectáculos a dois passos-lês bem PASSOS! de FALA, mesmo quem "fala" seja tão critico....
      Valha-me Dios!

      Eliminar
  7. Gostos, são gostos. Para mim neste momento o que gostaria de saber s.f.f.,é quantas salas de congressos vão ficar, com quantos lugares cada, qual a ocupação mês e se há uma indústria hoteleira de apoio, pois eepende muito da capacidade de lugares das salas. O edifício existe: bonito ou não, o que interessa agora é o proveito económico que se possa tirar.

    ResponderEliminar
  8. Chico podes ver em http://encontrogeracoesbnm.blogspot.pt/2011/06/noticias-de-coimbra_22.html que foi a primeira reportagem que fiz sobre este palácio de congressos-Convento de São Francisco.

    A indústria hoteleira já tem uma boa capacidade. Deve andar por 10 hotéis-Astória, D. Luis, Dona Inês,Mélia, Oslo, Almedina, Tivoli, Ibis,Vila Galé, Internacional e varias Residenciais, como seja a Larbelo na portagem.

    A obra do Palácio neste momento penso que está parada, pois a Câmara tome posse Administrativa para poder acabar a obra, pois foram detectados várias deficiências de construção e também já bastante atraso para a conclusão, pois teve que haver a intervenções demoradas com achados históricos. Também está em tribunal por parte da Empresa Construtora, etc,etc.
    Ainda muito se vai contar sobre os "finalmente!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó Chico, proveito económico?! Disso então nem falo, para não apoquentar ainda mais o Rafaelito (que até deveria mudar de nome para Nossa Senhora dos Passos)...

      Eliminar
  9. Pelo que é possível ver neste momento, não me parece que seja tão mau como diz a São Rosas.
    Se vai ter utilidade já é outra história! Na minha opinião, Coimbra precisava de um lugar de congressos digno e espero que este o seja.
    Se o local é o melhor? Não é de certeza porque seja lá onde for, haverá sempre outro local melhor!...
    Se tapa o Convento de S. Francisco? Tapa sim senhor, mas não tapa a parte da fachada que tem o sino e a porta principal. O resto do edifício, não tem qualquer beleza e com a recuperação feita há alguns anos, ficou a parecer uma casa de habitação social anos 60! Só lhe faltam as marquises janelas de alumínio e roupa pendurada a secar!
    Se a obra está parada, é culpa do dono da obra!
    Se foram encontradas deficiências de construção, é culpa do dono da obra!
    Se houve paragens e o empreiteiro não gostou, derivadas aos achados históricos, é culpa do dono da obra (caderno de encargos mal feito)!
    Vamos esperar para ver, mas é pena que a obra fique como a linha da Lousã, mas também não me agrada que a obra fique pelo dobro ou triplo do orçamento previsto. Se isso acontecer, mais uma vez é culpa do dono da obra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E quem paga isso tudo? Os donos da obra (nós, que a pagamos com os nossos impostos)!

      Eliminar
    2. Se o dono da obra é a Câmara, nem duvides que vais pagar tudo o que for feito e o que não for...

      Eliminar
    3. E eu não sei?...

      Eliminar
  10. Mais informação em

    http://www.afaconsult.com/portfolio/83511/92/centro-de-congressos-convento-de-s-francisco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O site acima indicado deve ser lido e ver com atenção as fotos, as quais demonstram bem as fases da obra e a sua grandiosidade.
      Para mim o grande problema irá ser como gerir bem, rentabilizando esta magnifica estrutura virado para a cultura e artes...

      Eliminar
  11. Câmara de Coimbra tomou hoje posse administrativa do centro de convenções
    Lusa
    21 Mar, 2014, 11:42

    A Câmara Municipal de Coimbra tomou hoje posse administrativa do centro de convenções e espaço cultural do Convento de São Francisco, por volta das 09:00, depois de a decisão ter sido aprovada em reunião do executivo, na segunda-feira.
    Celso Marques, comandante da Polícia Municipal de Coimbra, foi o representante da Câmara de Coimbra na tomada de posse administrativa, em que estiveram representantes da empresa responsável pelo empreendimento (MRG, Engenharia e Construção, SA), afirmando que, a partir do dia de hoje, será inventariada toda a obra por parte dos serviços técnicos da autarquia.

    Durante a tomada de posse, foram também dadas a conhecer as subempreitadas da obra, estando agora a Câmara de Coimbra a decidir o futuro daquelas.

    O presidente da Câmara, Manuel Machado, anunciou no dia 28 de fevereiro que o município se preparava para proceder à posse administrativa da obra, embora esperasse que o confito com a construtora se resolvesse "a bem".

    Manuel Machado falava aos jornalistas, depois de, naquele dia, com o arquiteto responsável pelo projeto, Carrilho da Graça, a equipa projetista, responsáveis pela fiscalização da obra, e autarcas das forças políticas representadas no executivo e assembleia municipal, ter visitado o Convento de São Francisco e os trabalhos para a sua reabilitação e construção do centro de convenções da cidade.

    Quatro dias antes, a Câmara tinha decidido, por unanimidade, notificar a MRG, manifestando a sua intenção de resolver o contrato de execução da obra.

    Esta posição surgiu depois de, uma semana antes, a construtora ter movido uma ação contra o município, reclamando a resolução do contrato da obra e uma indemnização de cerca de oito milhões de euros.

    Na ação, a construtora argumenta, designadamente, com a falta da revisão dos projetos e com atrasos, cuja responsabilidade imputa aos serviços da autarquia.

    Manuel Machado explicou a tomada de posição da Câmara, entre outros motivos, com o "incumprimento reiterado das ordens do dono da obra" por parte da MRG, em relação a diversas "anomalias" apontadas na sequência de várias ações de fiscalização e com os "graves prejuízos" provocados pela suspensão dos trabalhos, assumida pela empresa, em 21 de novembro de 2013.

    ResponderEliminar
  12. Gosto da reportagem, gosto das fotos e gosto da obra!
    Desejo ainda poder usufruir do espaço.

    ResponderEliminar
  13. Penso que o artigo da Lusa que Dom Rafael aqui postou, clarifica a situação e penso ainda que a Câmara tomou a decisão correcta. Há muito que a MRG andava a abusar das "meias tintas" do anterior executivo camarário.
    Quanto à obra em si, já tive ocasião de vos dizer qual o meu ponto de vista. Quanto a mim, apenas peca por vir 10 anos atrasada. É uma obra importante para o desenvolvimento cultural de Coimbra (que está dele bem necessitado) e é necessária para a indústria hoteleira como o para a boca.
    Tenho fé - por vezes também tenho destas coisas... - que o aparente excesso de volumetria não seja tão chocante no final da obra, depois de removidas todas as tralhas envolventes. Recordo-me da maqueta exposta na Câmara e não era tão chocante como agora parece.
    A ver vamos, como diz o cego.

    Nota: excelente reportagem do nosso PM. Obrigado.

    ResponderEliminar
  14. ERRATA - No fim do 2º parágrafo, leia-se : como o pão para a boca.

    ResponderEliminar
  15. Carlitos, deixei em rascunho um artigo de opinião que saiu ontem no DC. Não sou o único a pensar que aquilo vai ser um mamarracho. Fazemos depois contas às vezes que é utilizado na sua totalidade e à ocupação dos seus espaços. Espero estar enganado, mas só vejo que possam ali encher aquilo, umas 2 ou 3 vezes por ano, uns congressos ou encontros na área da medicina e um o outro espectáculo musical dos que chamam público em massa. No resto do tempo... um sorvedouro de impostos. Para já, está a sê-lo!

    ResponderEliminar
  16. Diário de Coimbra de ontem (10 de Junho): "A programação, gestão e manutenção do Convento de S. Francisco vai custar à Câmara Municipal de Coimbra cerca de 2,5 milhões de euros por ano, confirmou ontem a vice-presidente da Câmara de Coimbra, Rosa Reis Marques"

    ResponderEliminar