terça-feira, 6 de maio de 2014

EVENTOS DA PROCISSÃO DA SRª MÉRCULES




Quadro a óleo de Vasco Berardo.


Já estou a ver o Quito também a segurar no andor e a deixar cair a Senhora de Mércules logo no primeiro buraco da calçada e a pôr as culpas ao presidente da Câmara, que não mandou arranjar as ruas. Ainda por cima torceu um pé e rasgou o joelho, de tal forma que até se via a rótula! 
As amortalhadas e os anjinhos, alguns com mais de 90 anos, que ainda são do tempo em que o Bobbyzé se vestia de anjinho, vieram logo ajudar. Mas quando viram o sangue a escorrer, começaram a gritar: Milagre!... Milagre, pois pensavam que eram lágrimas da Senhora Mércules!...

A procissão parou e houve logo quem abrisse o farnel, de pão e
queijo de Castelo Branco, emborcasse dois tintos, ao mesmo tempo que iam dando graças a Deus pela queda do Sr. Quito Pereira. Este, sentado no chão, aguardava pelo INEM ou pela Drª São que tinha ido a correr à Farmácia de Salgueiro do Campo buscar todo o material necessário para socorrer o Sr. Quito. Pelo caminho, a Drª São foi interceptada pelos fiscais das finanças que lhe pediram as facturas do material que ali levava... Perdeu mais de meia hora com explicações e mesmo assim, ainda chegou primeiro do que o INEM, que aliás nunca apareceu, porque não havia médico nem enfermeiro.
No meio desta confusão toda, ainda chegou um grupo de turistas do Canadá que tinham o curso de médiuns, que se puseram à volta do Sr. Quito e fizeram logo ali uma sessão de espiritismo, de tal maneira eficaz que quando chegou a Drª São com o material, já não foi preciso nada porque os bruxos canadianos resolveram o problema só com a ajuda dos espíritos.

O Povo gritava que era milagre da Srª Mércules, os canadianos saíram de fininho antes que levassem uma carga de porrada por estarem a fazer bruxaria em plena procissão, o Sr. Quito apanhou um susto que quase borrava as calças, a Drª São apanhou uma multa dos fiscais das finanças, o presidente da câmara tapou o buraco sem ninguém ver e o Bobbyzé, que chegou quase no fim, ainda se alambazou com dois nacos de Queijo de Castelo Branco e um copo de Licor Beirão que tinha levado para oferecer ao Tom Jones que disse que também ia estar na procissão, mas não apareceu!...

ALELUIA!!!...

Alfredo Moreirinhas


12 comentários:

  1. Já tinha reparado no humorismo do Alfredo Moreirinhas mas a este ponto, nunca tinha pensado. Um a rir-se já é bem uma amostra do que se está a ler mas dois às gargalhadas com várias interrupções da leitura, diz tudo. Boa Moreirinhas, muitas destas porque o rir é uma bruxaria que faz bem a todos.

    ResponderEliminar
  2. Até a Senhora de Mércules se pudesse e soubesse ler se ria Já que ninguém sabe se terá feito algum milagre lá pelas "fraldas da Serra", conseguiu pelo menos este: no Canadá botou um casal às gargalhadas!
    E o caso não é para menos pois o Conde de Azurva engendrou um texto bem cómico, aliás só o nome desta Santa que o Quito descobriu só por si, também merece uma gargalhada!
    Claro como D. Moreirinhas é unha com carne co São Rosas, até resolveu passá-la de molhadinha a encharcada, promovendo-a a Drª! O Bobbyzé também foi premiado à custa do queijo do Quito e assim poder mostrar ao seu patrão da Lousã mais uma referência ao LICOR BEIRÃO!
    Agora só falta o Tonito escrever que foi "assunto"!

    ResponderEliminar
  3. Ó Rafael, a Drª São desta crónica deve ser a São do Quito. Eu não sou Drª farmacêutica. E não avio receitas. Só faço despesas.
    Viva a Nossa Senhora Ãngela Mércules!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente! A São Rosas é menina não é Drª. Além disso, se se tratasse da menina São Rosas nunca seria multada por falta de facturas, porque ela é cumpridora da lei e até está com esperanças que lhe saia o AUDI...

      Eliminar
  4. Atribulada, mas divertida procissão! Só lhe faltou o 'rios maninho' pelo chão, como dizia a minha 'herdeira'...Fartei-me de rir...

    ResponderEliminar
  5. Já me ri com a imaginação de Mestre Moreirinhas. O nome de Mércules, parece ser o nome do monte onde está a capela. Há muitos anos, com um grupo do meu emprego, ainda lá fomos jogar matraquilhos e emborcar uns tintos com o tal feijão frade e sardinhas. O Rodrigues Pinto, advogado, natural dos lados da Mealhada, é que me acompanhava nestas lidas e uma série de tipos para quem a água da torneira era uma blasfémia. Mas não digam mal da Senhora de Mércules, porque para os de cá, é uma festa de relevo, embora, dizem, com menos gente, faço ao crescente despovoamento doa zona.

    ResponderEliminar
  6. Porra! Disto é que eu gosto!!!!Um gajo levanta-se. Toma um belo duche! Olha pra rua, para admirar o tempo e depara depois, com uma procissao destas!!!!Claro, parti o côco a rir! So te enganaste na escolha do cantôr, pois o TOM JONES so gosta de bombas sexuais (SEX BOMB)! So o verias numa procissao onde houvesse muitas...saias!!!!Foi por isso que nao apareceu.
    Força é de constatar (expressao francesa) que tens uma enorme sensibilidade humoristica! E isso so te engradece. Tamos fartos de tantos pessimistas!

    ResponderEliminar
  7. Retiro o "encharcado"!| Só me lembrei da que estava mais à mão...

    ResponderEliminar
  8. Eu com 6 anos de curso digo que comecei como menino Jesus,anjo papudo,e terminei como Senhor dos Passos.
    Sou doutorado com distinção em procissões por Coimbra.
    Recentemente fui agraciado com uma medalha de serviços distintos (mestre e professor).

    ResponderEliminar
  9. E eu fui sempre vestido de Santo Antoninho!!!O Cavacas, de S.Joao Baptista!!!!

    ResponderEliminar
  10. Uma procissão recheada de anjos, santos, andores e até com outros odores!
    Vou acender uma vela para que alguns pecadores fiquem perdoados.
    Alfredo, uma procissão do "caraças"!

    ResponderEliminar