segunda-feira, 31 de março de 2014

Ramal Lousã - Comboio Vapor em Coimbra-Lousã-Serpins



No princípio do séc. XX, os homens tiveram a coragem de construir o ramal de caminho de ferro "Coimbra / Serpins".
Coimbra tinha linhas de  eléctricos por toda a cidade e, as forças da cidade, ainda no séc. XX, determinaram o fim dos elétricos, não poluentes, e o arranque dos carris.
Para substituir os eléctricos, foi criada a rede de autocarros, com uma grande carga poluente.
Em princípios do séc. XXI pensaram no metro de superfície que, além de se estender até Serpins, teria uma linha da chamada estação nova, até aos Hospitais da Universidade de Coimbra.
Foram feitas algumas expropriações na Baixa de Coimbra, para demolição de casas para permitir a colocação de novos carris.
Os carris do chamado ramal da Lousã foram arrancados desde o Alto de S. João, em Coimbra, até Serpins e gastos milhões de euros em obras nas pontes, estações e infraestruras.
Passados vários anos, não há carris e, consequentmente, não há metro até Serpins e HUC .
Aliás este impasse é do conhecimento dos portugueses, sendo lamentável que a situação tenha chegado a esta situação, sendo os utentes do ramal os mais prejudicados. embora tenham o transporte assegurado por autocarros.
Vamos a ver se chegam os apoios comunitários para repor os carris e restabelecer as ligações ferroviárias na área dos concelhos de Coimbra; Lousã e Miranda do Corvo.

21 comentários:

  1. Boa postagem. Saúdo o teu regresso ao E.G.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Estou sempre por aqui Quito, vou vendo tudo, mas nem sempre com vontade de aparecer...de qualquer forma vou-vos acompanhando, quem larga os amigos... perde parte da vida

    ResponderEliminar
  3. Pedro
    Uma planta que não é regada, definha e morre. Tu tens fotos de arquivo extraordinárias e é bem conhecido o teu talento. E como este ano andas contente, porque quase ganhaste o campeonato, vai aparecendo com as tuas fotos. Todos os que gostam do E.G agradecem ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei que tens razão... o ano passado por esta altura eu colocava fotos até de um projecto que tinha... a maioria delas pouco interesse despertaram apesar de eu concordar contigo, tenho de facto boas fotos, o Luís Garção melhores ainda... mas nem todos têm de gostar de nós nem do nosso trabalho, há fotos e fotos......quando a gente se sente a mais (eu sou assim ) ponho-me ao lado a apreciar, mas estou sempre por aí e tenho saudades de Coimbra e de muitos de vocês.....

      Eliminar
    2. Pedro
      Claro que temos amigos e inimigos. Coragem é dar a cara por um projeto. Mas se numa foto tua, aparecerem 5 comentários, ela pode ter sido vista por cem pessoas ou mais. Tenho constatado isso. Mas, repito, isto não é concurso nenhum. É apenas uma forma de confraternizar. Neste momento, estou a falar contigo de Castelo Branco para a Maia. O Fernando Rafael, com muitas preocupações, conseguiu juntar pessoas que já não se viam há muitos anos, como é o nosso caso. Por isso, uma foto semanal ou quinzenal, não é nada que não se possa fazer para alimentar este blog do Bairro. Respeito, como sempre respeitei os outros blogs do nosso Bairro.
      Abraço

      Eliminar
    3. Pedro, as tuas fotos são tão fora de série que a malta nem comenta. Limita-se a apreciar. É o meu caso. Tive muita pena que tivesses interrompido o coito desse teu projecto.

      Eliminar
  4. Também apreciei esta postagem do Pedro!
    Outras poderão aparecer e que serão apreciadas por quem visita "esta espécie de blog"...que está bem e recomenda-se!
    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. É evidente que quando postamos alguma coisa, gostamos que as pessoas comentem, mas o facto de alguns não comentarem não significa que não apreciem e gostem. Vai mandando as boas fotos que tens que nós gostamos e se alguém não gostar, põe na borda do prato!
    Sobre este post, aliás bastante pertinente, acredito que este governo vai fazer o Metro, porque foi prometido durante a campanha eleitoral e tudo o que prometeram têm cumprido...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois eu concordo contigo...Alfredo, tudo o que o Governo prometeu têm cumprido :-)

      Eliminar
  6. Eu acho que deves continuar,a última palavra é sempre tua.
    Debita Sempre.
    Tonito.

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  8. Este campeonato também me interessa! Gostei deste post do Pedro, com quem estou em contacto através do FB.Cada um de nos tem a sua especialidade! Hà uns que gostam da louça das Caldas, outros dedicam-se aos livros, alguns gostam de Fado, fotografos hà poucos mas, com grande qualidade artistica! Aliàs, eu fui o primeiro a lançar a ideia duma exposiçao fotogràfica ai no Centro BNM, mas até hoje "nhéu"!!!!
    Quanto às esperanças de ajudas comunitàrias, so se for das alas maçonicas, que existem por ai! Da Europa, so por milagre, pois isto tà mesmo mau! A França precisa de 53 mil milhoes de euros para reequilibrar a sua balança!!!Ontem, os Socialistas sofreram uma derrota historica nas Autarquicas!!!!Hoje foi nomeado um novo PM! E nao passamos disto! Quando a esquerda està no poder, a Direita ganha e vice-versa!E o que vai acontecer por ai!!!! Quando é que essas etiquetas desaparecerao e se constituem um Governo com os melhores de cada lado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Achei giro ouvir o Hollande dizer que os Franceses tinham que aumentar o poder de compra e, para isso, os impostos irão reduzir até 2017. Como se diz na minha terra, os políticos fazem pontaria com "um olho na merda, outro no infinito".

      Eliminar
  9. Oh! Há quanto tempo não ouvia o silvo estridente de um comboio a vapor!
    Pouca-terra, pouca terra...
    Na minha infância viajei nestes comboios até Vila Real. Chegávamos com a fuligem dessa fumarada, agarrada à roupa, à cara e, por isso vestíamos uma roupa mais usada.
    Claro que eu " ainda sou do tempo" em que o comboio atravessava Coimbra...
    Bem lembrado, Pedro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já não sou desses tempos, na minha infância era a velhinha automotora que várias vitimas fez no calhabé.... de vez em quando alguem decidia dizer adeus á vida, ou alguem se distraia a atravessar a linha....

      Eliminar
    2. A última foi uma Ucraniana na passagem de nivel do Bairro para a Rua do Brasil...onde estavam os antigos urinóis!!
      Não sei se estou enganado, mas teria sido a Rainha do Carnaval no Bairro, organizado pela J.F.S.A. Olivais. Talvez há 3/4 anos!

      Eliminar