quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

BAIRRO NORTON DE MATOS


José.lemos Lemos
NOTA ADM:
Mais em  Página principal Bairropédia
O Bairro Norton de Matos

1. As origens

O Bairro Norton de Matos é um bairro localizado junto à Solum, em Coimbra, a sul do Estádio Cidade de  Coimbra.Foi mandado construir pelo Primeiro Ministro António de Oliveira Salazar para alojar as pessoas que moravam na Alta de Coimbra junto à Universidade, devido à expansão da mesma e para construção da Cidade Universitária, bem como para funcionários dos serviços.
As primitivas casas tinham quatro tamanhos: Tipo I pequenas, Tipo II médias e Tipo III e IV grandes. As pequenas tinham dois quartos, as médias, tinham  3 quartos e ambas a casa de banho no rés do chão, sendo diferente o tamanho da sala. As grandes – tipo III e IV- tinham também 3 quartos de maiores dimensões e a casa de banho no andar de cima. No Tipo III e no andar de baixo tinham 3 divisões abertas além da cozinha. Tipo IV- no andar de baixo tinham duas salas comuns e mais um quarto, além da cozinha. Todas as casas tinham dois pisos e um pequeno quintal. O critério foi de cada família de desalojados da Alta ter atribuída uma casa com o mesmo número de quartos daquela em que morava na Alta de Coimbra.
Nasceu assim o Bairro do Calhabé (primeiro nome do Bairro Norton de Matos), que começou a ser habitado em 1945. No dia de Novembro de 1949, o nome mudou para Bairro Marechal Carmona, em comemoração dos oitenta anos daquele estadista. Mais tarde, depois do 25 de Abril de 1974, o nome mudou novamente, desta vez para Bairro Norton de Matos, nome que se mantém até hoje. Norton de Matos tinha sido opositor a Marechal Carmona nas eleições para a Presidência da República.
Originalmente, as ruas e as praças do Bairro eram indicadas por letras do alfabeto latino. Em algumas ruas ainda são visíveis vestígios desse passado longínquo. As ruas era identificadas desde a letra A à letra X e as praças da letra E à letra R.
A rua A, eixo de todo o Bairro, por ser a mais importante, recebeu essa designação.
Em Setembro de 1955, as ruas recebem a suas designações actuais. Recebem nomes quer de Colónias, quer de personalidades históricas relacionadas com os Descobrimentos, quer ainda de eventos sucedidos nas colónias.
Chamando-se o Bairro Marechal Carmona e se Portugal era "do Minho a Timor", fazia todo o sentido que “sob” o Bairro com o nome do Presidente da República estivessem representadas todas as Colónias Ultramarinas Portuguesas.
A uma personalidade tão grande como Vasco da Gama teria que ser atribuída uma rua correspondente à dimensão do nome. Por esse motivo a Rua A, a principal rua do Bairro, recebeu o nome de Rua Vasco da Gama.
Outro exemplo são as ruas de Angola e Moçambique, as pérolas coloniais portuguesas, que foram substituir as Ruas X e Y, respectivamente.
Trata-se também de duas ruas que fazem jus à dimensão das colónias que depois lhes deram o nome. Nas praças acontece o mesmo: à antiga Praça R, situada numa zona nobre do Bairro, junto ao Centro Recreativo e a diversos estabelecimentos comerciais, é dado o nome de Praça Infante D. Henrique.
As ruas e as praças eram baptizadas conforme a dimensão sentimental, se assim se pode dizer, das personalidades ou colónias. Explica-se por essa razão, o facto da minúscula e ignorada Praça L venha a receber o nome de uma minúscula e ignorada colónia: Timor.
Hugo Gonzaga encontrou a informação das ruas e das praças numa Acta da Câmara:

Ruas:
Rua A – Rua Vasco da Gama
Rua B – Rua da Guiné
Rua C – Rua Frei António Taveiro
Rua D – Bartolomeu Dias
Rua E – Rua Nuno Tristão
Rua F – Rua Afonso de Albuquerque
Rua G – Rua Gil Eanes
Rua H – Rua Gonçalves Zarco
Rua I – Rua Infante Santo
Rua J – Rua Mouzinho de Albuquerque
Rua K – Rua Bartolomeu Perestrelo
Rua L – Rua de Macau
Rua M – António da Nola
Rua N – Rua Aniceto do Rosário
Rua O – Rua Marraquene
Rua P – Rua Gonçalo Velho
Rua Q – S. Francisco Xavier
Rua R – Rua Carvalho Araújo
Rua S – Rua dos Navegadores
Rua T – Rua Chaimite
Rua U – Alameda do Ultramar
Rua X – Rua de Angola
Rua Y – Rua de Moçambique
Rua Z – Rua Engº Canto Resende.
Praças:
Praça E – Praça de S. Tomé e Príncipe
Praça I – Praça de Ceuta
Praça L – Praça de Timor
Praça M – Praça de Cabo Verde
Praça N – Praça da Índia Portuguesa
Praça P – Praça dos Açores
Praça Q – Praça da Ilha da Madeira
Praça R – Praça Infante D. Henrique.

Mais tarde, depois da Revolução de Abril de 1974, quando o Bairro voltou a mudar de nome para se passar a designar Bairro Norton de Matos, seria de se esperar que as ruas também mudassem de nome, mas não. Tal não sucedeu e actualmente as ruas e praças ainda mantêm a designação que lhes foi atribuída em 1955.
Como os terrenos eram mais baratos, muitas pessoas começaram a comprar terrenos para fazerem moradias e, assim, o bairro foi crescendo, perdendo muito da sua harmonia primitiva.
Existiam algumas actividades comerciais por parte de profissionais que se deslocavam pelas ruas, porta a porta, oferecendo os seus serviços: o amolador, o sapateiro por medida, o alfaiate, o barbeiro e o ardina. Também as lavadeiras do Mondego se deslocavam semanalmente para buscar roupa suja e entregar roupa lavada.
No Verão, as noites eram muito animadas na rua Vasco da Gama, que na altura se chamava rua A .Fazia-se picadeiro, isto é, passeava-se a pé e ouvia-se música transmitida pelo Centro Recreativo.

Actualmente, o Bairro Norton de Matos é um dos maiores bairros de Coimbra e estende-se da Estrada da Beira até quase à Ponte Rainha Santa Isabel, do Estádio até ao Vale das Flores. Faz parte da freguesia de Santo António dos Olivais, a maior da região centro e uma das maiores do país.

7 comentários:

  1. Cada família tem pelo menos 3 automóveis ou mais....

    ResponderEliminar
  2. Adorei ver o nosso Bairro parabéns a quem lutou pelos melhoramentos efetuados, merece no mínimo uma estátua.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. O Bairro do nosso contentamento. E da saudade de muitos que ali passaram a sua infância ...

    ResponderEliminar
  4. Parabéns ao realizador deste vídeo sobre o nosso Bairro!

    ResponderEliminar
  5. Està lindo e bem feito!Um pequeno aviso ao autor (que felicito): nao se esqueça de citar o autôr da banda sonora.MARK KNOPFLER!
    Olinda!Essa dos 3 carros nao anda là muito longe da realidade,nao!

    ResponderEliminar
  6. Não me lembro da praça Q, tanto mais que o bairro existia apenas até a rua J,actualmente Rua Mousinho de Albuquerque (nem a parte hoje chamada rua de Macau tinha "figura" de rua,)
    O espaço hoje designado Praça Infante D Henrique , ao que julgo, recebeu essa designação aquando da vinda de Américo Tomas,designação que ia caindo no esquecimento com a "concorrência" da designação de rua Vasco da Gama ( Vi, em edital da CMC ,a proposito da transferência, para o vale das flores, da feira que se efetuava ao sábado" troço da rua Vasco da Gama entre a Ruas de Macau e Dr Daniel de Matos).
    Aliás a designação de Pra Infante D Henrique proporcionou confusões em individuos "de fora" e tambem em serviços cá da cidade, pois a Rua Infante D Henrique fica(va) longe, à Conchada.
    Júlia Faustino

    ResponderEliminar
  7. Estas designações das ruas e praças penso que as tirei de um livro oficial da Cãmara.
    Mas vou confirmar.

    ResponderEliminar