sábado, 4 de janeiro de 2014

Um fenómeno corrente a temperaturas muito baixas

Há muito tempo que tenho o desejo de dar a conhecer um fenómeno que se passa nos rios quando a temperatura do ar é excessivamente fria. Ontem de manhã, quando abri a página web do jornal "La presse" de Montreal, pude ver a fotografia que eu tanto pensava fazer e que podem ver abaixo, sem ter tido que ir para a humidade da beira rio e dos seus ventos. Os chapéus azuis que se vêm, pertencem à praia fluvial que abre no verão.

Trata-se da água a evaporar-se derivado ao frio, no rio Saint-Laurent que está gelado .

8 comentários:

  1. Boa noite Chico!
    Foto muito interessante! Gostei de ver!
    Abraço e até mais logo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Rafael.
      A pééééé... a uma hora destas.... e com o frio todo que acabo de enviar...
      Então até mais logo.

      Eliminar
  2. Uma fotografia absolutamente fabulosa! Até eu, que estou mais longe, já estou com vontade de lá ir fazer umas fotos…
    Quem já esteve, de noite no meio do nada, com 15 graus negativos, à espera da aurora boreal, também aguenta esses menos 25, para guardar essas imagens…

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alfredo Moreinhas
      As temperaturas não são problemas como já deves ter visto, tudo vai de uma pessoa se saber agasalhar. Nós aí é que não nos agasalhamos como aqui além de se ser capaz de com menos vinte e cinco ter-se de suportar à volta de menos quarenta eólicos, que é pior que menos quarenta sem ventos pois o vento com o frio, corta.
      Quanto a uma vinda vossa para verem só este fenómeno, é um risco muito grande. Pelo que tenho visto nem sempre se dá pois as tvs quase sempre mostram quando tal acontece e não é todos os dias. Eu só calhou vê-lo uma vez, o resto vejo em casa na tv. É um facto que se dá só com temperaturas muito baixas mas já têm mostrado a rondar os menos doze graus e uma ou duas vezes, penso que com menos dois. É um fenómeno, não é certo e se bem que o frio seja o principal, também deve estar sujeito a outros factores. Ao contrário do nevoeiro que são nuvens baixas e por isso não pode haver vento, este vapor sai da água mesmo que haja vento. Já o vi a subir em diagonal.
      Também terias que ter em consideração as temperaturas que fizessem quando cá viesses e isso seguindo muito de perto a meteo, uma vez que aqui não há épocas de frio extremamente baixo. Estas baixas de temperatura são frentes que passam e terias de tratar tudo muito rápidamente para combinares a vossa chegada com a passagem da frente. De todas as formas não é garantido que chegues cá e vejas o fenómeno.

      Para veres, aqui fica uma noção das possíveis alterações de temperatura em Montreal:

      Ainda antes de ontem estávamos à temperatura que viste.
      Hoje vai para –11C eólica – 24 Neve fraca.
      Amanhã vai para –4C eólica desconhecida Neve fraca.
      Segunda +6C (positivos!) eólica desconhecida Chuva!
      Terça –13C eólica desconhecida Sol
      Quarta –10C eólica desconhecida Sol
      Quinta – 8C eólica desconhecida Sol
      Sexta – 3C eólica desconhecida Sol

      No meio destas subidas e descidas de temperatura é que muitas vezes se dão as grandes tempestades invernais de neve e gêlo, pois quase sempre se dá o encontro de duas frentes.

      Se nas tuas amizades tiveres um meteorologista, melhor.

      Eu daí, se bem que já esteja desactualizado, conheço um pouco mas se formos dando a conhecer o que sabemos, ficamos todos mais ricos.

      Eliminar
  3. Grande foto ! Como é que se aguenta 25 graus negativos ? Não entendo !!! Eu com 2 negativos lá para as bandas da Estrela fico regelado !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quito
      Por baixo de um casaco de inverno que corte o vento e seja folgado, cria uma ou duas camadas de camisolas bem quentes de acordo com as tuas necessidades e que fiquem soltas para te mexeres à-vontade e principalmente criares um espaço aonde fica o ar quente entre elas, assim como entre elas e o casaco. De acordo com o frio que sintas, podes podes pôr na cabeça um chapéu de abas para tapar parte da cara, mesmo debaixo do capuz do casaco. Luvas nas mãos. Ombros caídos.
      Com as botas, o mesmo. Um ou dois pares de meias se tens mesmo muito frio, com um bom espaço entre elas e as botas. Que as botas não apertem nem toquem no peito do pé de forma contínua. Basta esse contacto para o pé ficar frio. Leva uma garrafa de água que podes aquecer.

      É por isso que os pais compram boas botas aos filhos quando crianças e ficam admirados de os pés deles andarem sempre frios. As botas estão serradinhas e o contacto com o pé transmite o frio exterior.

      Nada de beber alcool. É um perigo tremendo. De vez em quando lá há um que parte a pensar que estava quentinho.

      Eliminar
  4. É o chamado frio gelado.
    Grande foto.
    Tonito.

    ResponderEliminar
  5. Sem dúvidas, Tonito.
    Saí de casa às seis e quarenta da manhã, fui até ao carro, dei às chaves e o carro: gog...,gog...,gog, brummmm, ai que susto. Nesse dia o CAA, ACP daí, teve dez mil pedidos de assistência, só em Montreal. Sou cá um felizardo...

    ResponderEliminar