quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

PASSATEMPO OU TALVEZ NÃO! RECORDAR COIMBRA ANTIGA!


Família  toponímica  inseparável!


A mãe....

...o filho
e o nosso nome é...

28 comentários:

  1. Arranjas cada sarilho !!! Farto-me de pensar e não conheço a mãe e muito menos o filho. Do pai, então, estamos conversados. Vê lá se desembuchas que já são horas. Será que estas ruas vão dar ao Governo Civil ? Acertei. Todas as ruas vão dar a Roma ..
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois. Pensavas que conhecias Coimbra antiga!!!Para a Celeste Maria é canja!!!

      Eliminar
  2. Com essa da Celeste Maria ,bem me queres dar uma pista. Mas eu nem assim vou lá. Que raio de torre é aquela, com um altifalante lá no cimo ? O Circo Mariano ???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai, Quito, Quito.Os ares campesinos até já te fazem ver torres, onde está uma chaminé!

      Eliminar
    2. De Fala só podia sair "é mesmo"!!! Bem visto que já estavas ensonado!!!

      Eliminar
    3. Na primeira foto, do lado direito, um poste em metal com uma antena no topo... é uma chaminé?! Só se for... da cozinha do Circo Mariano.

      Eliminar
  3. Nasci no número 6,no filho!
    Conheço bem a mãe, mas era na varanda do filho que eu conversava com os petizes que via a brincar.

    ResponderEliminar
  4. Rua de Montarroio, a rua por trás da policia e a esquina para o Pátio da Inquisiçaõ

    ResponderEliminar
  5. Cheira-me a Maternidade!Là perto da Se Velha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bobbyzé a Celeste Maria por ter dito que nasceu por ali, não quer dizer que o Beco seja junto à antiga Maternidade na Sé Velha!!!

      Eliminar
  6. Quem é esta LO? E a Isabel Maria? Em TAIWAN andam todos a arranjarem nomes ocidentais!Ai no Bairro, hà quem mude de nome!!!Nao estou a perceber a onda!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LÓ=Isabel Maria Gaspar!!!!
      Ninguém anda a mudar de nome! Não me digas que não sabes quem é a Ló!
      Não souberes eu explico-te tim-tim por tim-tim!

      Eliminar
  7. Rua de Montarroio e o Beco de Montarroio...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teresa B, podes vir ao Bairro à redacção do EG receber o prémio!

      Eliminar
    2. Vou já de seguida, antes que entreguem o prémio a uma outra qualquer... ;)

      Eliminar
  8. A Teresa acertou e ganhou. Estava a ver se alguém acertava. É a rua de Montarroio na primeira fotografia. Para aqueles que conhecem as tasquinhas, lá está à esquerda o ramo de louro da tasca do Sr. Manuel no meu tempo. Também se pode vêr a antena do posto da polícia em frente à cãmara como as inesquecíveis janelas. A frente dá para a rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes. Que pena a loja dos electrodomésticos situada na esquina parecer fechada.
    A segunda é o Bêco de Montarroio que começa na rua Pedro Rocha e que termina na Travessa de Montarroio, aonde eu vivia mais acima. Um pouco à frente, pode-se vêr à direita as escadas do Bêco de Montarroio. No Bêco de Montarroio, se uma pessoa abrir os braços a um dado momento, vai tocar nas paredes exteriors das casas. Observação que me foi feita por um alentejano de oitenta e dois anos. Há quem quem utilize o centímetro, os pés mas este utilizava a braça. Têm um poder de observação extraordinário.

    De acordo com a minha juventude, acabo de descobrir um novo jogo. Quando éramos pequenitos, jogávamos aos "polícias e ladrões". Aqui, hoje em dia, joga-se aos "polícias e polícias". É um tratado...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sabia que para ti e para a Celeste Maria "o assunto" era canja!!!!
      Aproveito para dizer ao Quito que não era chaminé mas sim o a antena do posto de rádio da polícia...
      Boa noite Chico!
      Abraço

      Eliminar
    2. Ah, e eu é que estava com sono...

      Eliminar
  9. Já agora agradeço ao Rafael gostar de nos mostrar tantos jardins suspensos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jardins suspensos, tal como na Babilónia (mas para melhor...) é coisa que em Coimbra não falta....

      Eliminar
  10. O Chico e a Celeste sabiam, porque iam brincar para o cimo da torre das antenas da polícia!
    O Rafael brincava mais em cima da Chami né?
    A Chami era a filha do Sr. Manuel que tinha a tasca mesmo na esquina, onde a procissão dava a volta! O padre bem queria continuar, mas a rua só media uma braça e o andor media braça e meia! Ainda houve quem se lembrasse de inclinar o andor, mas a Santa ia caindo, por isso é que resolveram dar sempre a volta na esquina da tasca do Sr. Manuel. Os vizinhos do Sr. Manuel, que não queriam ficar atrás no enfeite das casas, em vez de louro, punham ervas nos telhados! Essas ervas ainda hoje lá se podem ver. São os tais jardins suspensos, que erradamente se diz que são na Babilónia, mas não, os primeiros jardins suspensos são os da Rua de Montarroio, os da Babilónia quando foram construídos já o Fernando Rafael andava na tropa!… Ele lembra-se bem porque foi no ano em que Portugal perdeu as colónias na Índia! O Salazar ainda propôs aos Indianos trocar Goa Damão e Diu, pelos Jardins Suspensos de Montarroio, mas o Padre da Sé Velha impediu a troca, alegando que aqueles jardins foram plantados por causa da procissão. Mal sabia ele que tinha sido para fazer inveja ao Sr. Manuel que tinha um louro à porta. À noite todos os moradores tinham que limpar as ruas porque os putos, durante o dia, sujavam tudo a brincar aos polícias e ladrões, brincadeiras que mais tarde se foram adaptando aos tempos e passaram a brincar aos Políticos e Ladrões, mas isso acabou porque já não se consegue distinguir os Políticos dos Ladrões!!!… Quando um diz que é político, acaba ladrão, quando diz que é ladrão, não deixa de o ser e acaba político!…
    Mas no final eu gosto é da Chami né Rafael?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fui para a travessa de Montarroio depois de ter conhecido a minha joínha.
      Uma açorda bem molhada esta do Alfrado Moreirinhas, pois o vinho do sr. Manuel era um carrascão muito bom para a chanfana. Comentário como este, muitos.:)

      Eliminar
    2. Mara vilha!
      Só não tiro o meu chapéu porque não uso.

      Eliminar
  11. Grande açorda vai por aqui. A Teresa B, com dois piparotes resolveu a questão. A mim já só me resta fazer uma emenda: onde se lê, Circo Mariano ...deve ler-se Circo Cardinali ...

    ResponderEliminar