segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

O NOSSO BNM - O PICADEIRO EM OBRAS - PARTE II


Continuam as obras na principal rua do nosso Bairro, Rua Vasco da Gama, de tão boas memórias , principalmente para as primeiras gerações que habitaram o Bairro!

Inicialmente estão a substituir e bem, as entradas para os aparcamentos das vivendas, com lancis devidamente adequados para a entrada das viaturas.

A parte negativa vem com a substituição dos lancis que se encontram em mau estado nas curvas!
Em vez de serem substituidos por lancis em redondo em peça única, fazem-no com pedaços de pedra, colocados lado a lado, isto é , um serviço "atamancado"!
Será que se  deve usar neste caso os  adágios populares:
"para quem é, bacalhau basta"!!!(quando o bacalhau era a patacos..., claro), ou
quem não tem cão, caça-se com gato...(referindo-se ao custo da obra!

Mas será que esta substituição "atamancada", consta do caderno de encargos da obra?




"Antigamente" os lancis nas curvas eram executados com perfeição, fazendo devidamente o redondo da curva, em peças únicas...

Aqui o exemplo, que se aplaude, das entradas para os aparcamentos das vivendas!
O Pedro Sousa Dias visitou as obras.

Fotos EG

9 comentários:

  1. Excelente postagem a fazer o trabalho do jornalismo de inquérito.
    Seria bom saber-se o que está no caderno de encargos pois deve ser público. Se estiver o que se vê, é pena mas pode ser falta de "massas", só que seria melhor esperar outros tempos. Se não fôr assim, alguém deveria ter que fazer o trabalho de novo.
    O segundo caso, parece-me falta de leis municipais ou não aplicação das mesmas, pois ninguém deve ser autorizado a pôr definitivamente o que quer que seja, além do passeio. Temporáriamente, só obras e autorizadas.
    Era bom que um jornal da cidade pegasse neste assunto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enviei para a câmara Municipal. Mas claro que vai ficar assim. São obras que deviam ser fiscalizadas pelo dono da obra, para verificar se o contracto com o empreiteiro está a ser cumprido.

      Eliminar
    2. Rafael
      Acredito mas continua a ser falta de leis e neste caso deve interessar a muita gente.
      A lei do direito à informação devia impôr a obrigatoriedade de resposta.
      Basta só escrever-se no papel o que se deseja saber e pagar-se €3.36 para se ter uma resposta em que a informação seja clara.

      Eliminar
  2. Queixai-vos, queixai-vos. Quereis que vos mostre os "passeios" da extensão de Fala?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E já falei. E disseram-me que pôr passeios será algo a fazer... quando houver dinheiro.
      Pois, não temos problemas com as curvas dos passeios... porque não temos passeios.

      Eliminar
  3. Apesar de tudo, há que admitir que depois de votado a um certo abandono, tem havido alguma preocupação com o Bairro. Foram recuperadas 3 praças e nem sequer vem aqui ao caso do melhor ou pior gosto no alindamento das mesmas. A antiga Praça da India Portuguesa, por exemplo, ficou pobre, mas bem melhor que aquele estado de degradação a que tinha chegado. O pormenor dos passeios não sei se não agrava custos. E a Câmara, ao que sei, tem dificuldades. Mas naturalmente que é preciso verificar o caderno de encargos ...

    ResponderEliminar
  4. Mas que coisa tao mal enjarcada, meu Deus!!!Jà nao hà pedreiros ou calceteiros em condiçoes?Ou vieram todos para o estrangeiro? Aqui, em trabalhos desses temos geralmente, 2 operàrios a trabalhar, ajoelhados, 1 chefe de equipe, de pé a vigiar e um tecnico bem vestidinho a supervisar a obra!!!Inutil de vos dizer qual deles é o francês!

    ResponderEliminar
  5. Bobbyzé
    Já descobri qual era o francês. Por estes lados não é assim porque essa gente é muito bem paga e até os de cá querem apanhar esses trabalhos.
    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar