segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

NOTÍCIAS DE COLMAR

Chegou o momento do EUSÉBIO se aproximar de JESUS!!!!


A noticia  caiu há pouco nos jornais televisivos Franceses: Faleceu o grande EUSÉBIO! A Pantera Negra que tantos sonhos realizou. Não só no BENFICA como também na SELECCÃO NACIONAL!

Todas as cores clubistas, unidas hoje numa derradeira e merecida homenagem!

Exemplo de fairplay, cidadão do Mundo, EUSÉBIO, contribuiu através da sua carreira no BENFICA, para engrandecer a mística encarnada alem fronteiras!!

Nunca esquecerei aquele jogo contra a COREIA DO NORTE, no Mundial de 66, quando EUSÉBIO, ao marcar 4 golos permitiu a PORTUGAL virar de 0-3 para 5-3. Vi esse jogo na Sapataria Bonanza (pertencente ao meu Pai) na rua do Corvo, em Coimbra! Uma loucura de alegria!!!!E muitos dos jogadores da COREIA DO NORTE com sentença de morte programada à chegada!                                              




 
Tive o imenso privilégio de estar com o EUSÉBIO a 19 de Maio de 85 aqui na bela localidade de TURCKHEIM. Homem simples sem capricho de vedeta! Falámos do BENFICA, de PORTUGAL mas sem esquecer a BRIOSA! Ele admirava os estudantes de COIMBRA!
Morre o Homem, fica a lenda!

Sinceras condolências à Familia Benfiquista!


BobbyZé

10 comentários:

  1. Pelo que tenho estado a ler, não sei se até este momento temos um português mais conhecido internacionalmente do que o Eusébio. É o português que já partiu que deve ter ficado mais conhecido, e nisto não me debruço entre as diferenças dos médias actuais em relação ao passado. Era natural que a Europa falasse dele, pois por estes lados as pessoas gostam do nosso futebol mas não lhe ligam muito. No Quebec o primeiro desporto é o hoquei no gêlo, seguido do futebol americano e do basebal. Já nos EU está em primeiro o futebol americano, o basebal, o hoquei ou o basquete.
    A confirmar o que digo, nas voltas que dei debaixo de um vendaval com piso de gêlo que também foi interessante, as pessoas de manhã não falavam no Eusébio. A minha admiração esteve nos médias, aonde o Eusébio é falado de uma maneira geral e dando-lhe uma projecção ao seu nível.
    Assim, aqui ficam uns links aonde se pode ver a forma como é tratado.
    Como sempre, estando no Quebec, autêntica ilha de língua francesa cercada e perfurada por ingleses, o primeiro link será em francês.
    Do Este a Oeste do Canada, a distância é tanta como de Montreal a Lisboa.
    Montreal – Este canadiano
    Jornais
    La Presse
    Décès de l'ancienne vedette de soccer Eusebio

    The Gazette
    Eusebio, Portugal's magnificent goal-scoring 'genius,' dies at 71
    Tratam-no por génio e lenda.
    Hoje de manhã mostravam no a deixar as marcas dos seus pés na entrada do estádio do Maracana e à tarde já o mostram a saír do estádio do Wembley a chorar.

    Edmonton – Centro do país
    Edmonton SUN
    Tratam-no por legenda.
    Portugal football legend Eusebio dies at age 71

    Oeste canadiano
    Televisão em Vancouver - Colombia Britanica
    CTV NEWS
    Dão um resumo do que se passou hoje.

    Sem palavras.

    ResponderEliminar
  2. Uma resenha inetresante dos médias aí no Canadá sobre a morte do Rei Eusébio.
    Para os aficionados do futebol ele realmente foi um verdadeiro ídolo ao nível do Pelé que com ele formaram o duo mais famoso dos anos 60!
    Claro que nos países em que o futebol vem em 3º ou 4º lugar a sua noteriedade não é tanta como nos paises em que se vive o futebol com muita paixão!
    Agora por aqui discute-se se era mais um simbolo para Portugal do que Amália. Tudo para saber se também deve ir para o Panteão Nacional. Fado é cultura, futebol há os que dizem que não! E no Panteão deve estar reservado aos vultos que se distinguem nas artes, na cultura....enfim é com este tipo de discussão que se vão entreter.
    Fado é cultura e arte?Futebol é só arte? Vamos ver como fica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rafael
      Penso que Amália foi e será sempre Amália assim como Eusébio está no mesmo nível. Só que Amália pelo que vejo não foi tão conhecida internacionalmente como Eusébio derivado aos médias que haviam nesse tempo. São valores nossos que nos tocam mas nesse caso de panteão, a nível nacional, não esqueceremos Da. Amélia Rey Colaço, João Vilarett, Carlos Lopes, para já entre outros não falando nos dois que ganharam o prémio Nobel. À-parte o Eusébio e o último prémio Nobel, dificilmente aparecerá alguém que conheça os outros por estes lados. Mais ficavam admirados quando eu falava nas façanhas do Carlos Lopes e não compreendiam como Portugal não o projectava internacionalmente, pois diziam que um homem desses estava pelo menos ao nível do Carl Lewis. Mais não podia ser. Só que todos os campos são arte e por aqui até há panteões para as diversas artes. São também muitos utilizados no desporto como o panteão do hoquei, basquete, basebal, diversos campos dos desportos olímpicos, etc. É pena é que só haja panteões para certos profissionais e semi-profissionais, porque em todas as outros diversas profissões há pessoas que foram extraordinárias.
      O panteão é mais um reconhecimento dos que queremos destacar porque jamais nos vamos esquecer daqueles sem panteão como Mahatma Ghandi, Madre Teresa ou Nelson Mandela.
      Enfim, quanto mais se pensa...

      Eliminar
  3. Isto é serviço público. Do Bobbyzé e do Chico. Bem hajam!

    ResponderEliminar
  4. Tu vistes o jogo na sapataria e eu nesse dia estava na oral de inglês do 5º ano só ontem é que vi por completo o jogo. Entrei na oral(tinha sido chamado 2 vezes) a chorar visto que deixei o café a perder 3-0.Ao professor só respondi yes e ele viu que estava brecado da tola.., deu-me a passagem e saí a correr e quando cheguei ao café ja estava 3-2 e o resto da 2ª parte já passei pelo que passastes nesse dia.
    Um abraço
    Fernando AZENHA

    ResponderEliminar
  5. Hoje, como ontem, o nome de Eusébio serviu para propagandear interesses velados. Salazar, não deixou Eusébio sair do país, porque ele era bandeira do regime. Impediu Eusébio de voar e de ganhar uns milhares largos de liras em Itália. Eusébio viveu uma parte da sua vida com grandes dificuldades financeiras e morreu remediado. Se hoje o Benfica lhe presta tributo, em amor à verdade se deve dizer, que por muito tempo quase o ignorou. Mais tarde, Filipe Vieira deu-lhe a mão, reconquistando o jogador o seu lugar de jogador de eleição, um rei entre os melhores do Mundo.

    Ontem, assistimos a tudo. A uma genuína manifestação popular de apreço por Eusébio. Lágrimas sentidas. E também assistimos ao reino da hipocrisia. Eles, os politicos desta desgraça reinante, compareceram em matilha, não por solidariedade para com a família Eusébio, mas por calculismo tático. Sabem que um clube que abrange a simpatia de cerca de 6 milhões de portugueses, não pode ser menosprezado. Era preciso estar lá, para serem vistos. A falta ao funeral de Eusébio, seria um erro crasso, que poderia custar votos. De novo o nome de Eusébio, servido na bandeja dos interesses.

    De transmissões televisivas, estamos conversados. Um arrastar por horas e horas de emissão para prender o telespectador. O sepultar de Eusébio ao cair da noite, entre gritos, chuva e encontrões, foi a mais sórdida manifestação de mau gosto e até de desrespeito por algo que merecia uma dignidade que não teve. Outra vez o nome de Eusébio, desta vez a engordar as quotas televisivas.

    Flora, mulher de Eusébio, depois dos beijos e abraços, ficará de novo sozinha. Fechou-se a cortina do espetáculo mediático. Cá estaremos para ver se o Benfica, na ajuda que deverá dar à viúva para que se não repitam agruras do passado, saberá perpetuar o nome de Eusébio, longe das câmaras de televisão. Porque é no anonimato, que se encontram os verdadeiros paladinos do amor pelos outros ...

    ResponderEliminar
  6. Este comentário do Quito merece ser postado.
    Por ironia do destino, quem anda com os importantes é que passam a serem importantes. Assim os políticos não podiam faltar.

    ResponderEliminar
  7. Quito, o Luis Filipe Vieira - honra lhe seja feita - sempre deu um estatuto condigno ao Eusébio. Como li em vários jornais:
    "Luís Filipe Vieira confirmou também que foi ele que fez um contrato a Eusébio, sendo que quando chegou à presidência do Benfica o Pantera Negra ganhava a recibos verdes, pagos pela SAD. Ele fez-lhe um contrato com o clube, que será mantido eternamente a favor da esposa Flora."

    ResponderEliminar
  8. Luís Filipe Vieira, teve um desgosto genuíno pela morte de Eusébio. Estava-lhe estampado no rosto. Disse ontem, que Flora irá ser contemplada com o valor mensal que o ex-futebolista usufruía. Será vitalício. Uma atitude digna que o honra e honra o Benfica..

    Confesso que Filipe Vieira, não era homem da minha simpatia. Como confesso agora, que subiu muitos patamares na minha consideração. Aquando da morte seu pai, Filipe Vieira chorou perante uma câmara de televisão, naquele seu amor filial. Emocionou-me. Tenho imenso respeito pelos homens que choram ...

    ResponderEliminar
  9. FADO, FUTEBOL e FATIMA foram sempre as 3 vertentes que caracterizavam esse jardim à beira-mar plantado. No dia da sua morte, comecei por ler criticas ridiculas no Facebook, acerca da sua breve passagem pelo Sporting. Agora, comparà-lo à AMALIA RODRIGUES é assunto de leigos! Também jà se fala na possibilidade de dar o nome de EUSEBIO ao Estàdio da Luz!Na minha humilde opiniao, acho que se deve respeitar um certo tempo de luto e nao enveredar por polémicas incompreensiveis.

    ResponderEliminar