domingo, 12 de janeiro de 2014

NOTÍCIA TRISTE





Faleceu Dona Mariazinha Moura

 com 83 anos e residente em Caria

Mãe do nosso amigo  Paulo Moura.

Ao Paulo, Luisa, Joana e Mariana, Lourenço e demais família

 Encontro de Gerações envia sentidos pêsames

O Paulo Moura emociona-se com a Vossa Amizade e partilha convosco um poema do seu Pai, professor Rogério (falecido em 1985), escrito quando namorava a Mariazinha (futura sua Mãe, à data do poema):

"Porque gosto da noite

Eu gosto da noite, da solidão,
Do silêncio místico, sepulcral,
De andar envolto na escuridão
Buscando o caminho celestial.

Gosto da noite porque o coração,
Talvez em desejo ascencional
Sente-se mais irmão do seu irmão
Sente-se, talvez, mais sentimental.

Se eu gosto da noite não é somente
Por isso, mas sim e principalmente
Porque é ela que me vem recordar

O sonho lindo que temos vivido
E que não quero que seja pressentido
Nem por um fiozito de luar!..."

Rogério Moura
do livro «Bem haja, professor Rogério!», colectânea póstuma de poemas e histórias.

25 comentários:

  1. O meu pesar, Paulinho. Força, para ti, e toda a tua linda Família. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Sentidas condolências meu caro amigo, para toda a família.
    Jotta Leitao

    ResponderEliminar
  3. Neste espaço de um grupo de amigos, temos passado por momentos jocosos, apoio a movimentos cívicos, histórias de vidas sacrificadas de gentes da planície e da montanha, notícias de além fronteiras e meras informações de atividades do nosso Bairro.

    Mas temos passado também, por momentos de luto. Momentos que nos deixam sem palavras,
    pela nossa impotência perante esta inevitabilidade que é o fim da caminhada.

    A palavra MÃE, é a mais bonita do dicionário. Quanto desvelo, quanta atenção, quantos sacrífícios fizeram por nós. E, quando partem, quantas recordações ficam...

    A Senhora Dona Mariazinha Moura partiu. E nós, os amigos, os que gostamos dela, do Paulo, da Luísa, da Joana e da Mariana, estamos à sua volta neste momento. Porque a amizade, a partilha,tem ainda mais sentido em momentos de tristeza e de luto.

    Ao Paulo, à Luísa, à Joana, à Mariana e restante família, o nosso sentido pesar ...
    Os Amigos
    São Vaz e Quito Pereira, Gonçalo Pereira e André Pereira

    ResponderEliminar
  4. Os meus sinceros pêsames à Família enlutada.

    ResponderEliminar
  5. Paulo, não sei o que dizer!
    Sentidos pêsames e um abraço solidário meu e da Daisy.

    ResponderEliminar
  6. maria helena morgadojaneiro 12, 2014 4:20 da tarde

    Não há palavras! Um abraço solidário a toda a Família.
    Lena e Morgado

    ResponderEliminar
  7. Para o Paulo e sua Família quero apresentar as minhas condolências neste momento de dor e tristeza.
    Um abraço de solidariedade.
    Ana Maria.

    ResponderEliminar
  8. Sentidas condolências para o Paulo Moura e sua família.
    Respeitosos cumprimentos.

    ResponderEliminar
  9. Paulo um abraço muito forte de muita solidariedade neste momento de dor enorme.
    Beijos,Mariana,Joana e Luisa.
    A toda a Família os meus pêsames.
    O poema é de um namorado apaixonado,sensível e digno da tua mãe.Parabéns pelos pais que tiveste.Tu bem reflectes esse ambiente carinhoso e educado...A Saudade é o que vai acompanhar-te sempre e o que é um Bem.Beijinho.

    ResponderEliminar
  10. Tive a felicidade de conhecer e conversar com a Mariazinha, minha colega, mãe do amigo Paulo, sogra e avó de três amigas que desde há 24 anos fomos convivendo.
    A Mariazinha era uma simpatia!
    Hoje descansa em paz e eternamente ficará a saudade.
    Renovo as minhas condolências.

    ResponderEliminar
  11. Ao jovem PAULO MOURA e família, a expressão do meu mais profundo pesar pela morte de sua MÃE.

    mariorovira

    ResponderEliminar
  12. Mesmo sabendo-se que é uma lei natural da vida, nunca um bom filho está preparado para o desenlace.
    Força, Paulo.
    Para toda a Família o nosso pesar profundo e solidário.
    Olga e Carlos Viana.

    Nota: não podemos deixar de realçar a beleza do poema.

    ResponderEliminar
  13. Estas más notícias são sempre desagradáveis,,mas nesta hora queríamos te dar os nossos sentimentos pelo desaparecimento da Sra. tua Mãe .Paulo.
    Abraço
    Ana e Carlos

    ResponderEliminar
  14. Também aqui quero deixar o testemunho do meu sentido pesar pelo falecimento de Dona Mariazinha.
    Conheci-a já há muitos anos em Caria pela primeira vez, quando o Grupo de Danças e Cantares dos CTT actuou em Caria. Mais tarde novamente em Caria ainda com este Grupo, mais recentemente pelas festas de Santa Bebiana e recentemente aqui em Coimbra em Fala aquando dos 25 anos de casados do Paulo e Luisa. Todo estes momentos, embora poucos, foram suficientes para ficar com uma imagem de simpatia e afabilidade de Dona Mariazinha! Acresce ainda o facto de ser mãe deste meu grande amigo Paulo Moura e claro da não menos amiga Luisa.
    Também um beijinho muito especial às netas Joana e Mariana por quem tenho um carinho muito especial.
    Ao Lourenço, irmão do Paulo e sua familia, também um abraço de sentidos pêsames.

    ResponderEliminar
  15. Meu querido Amigo, sei a tristeza e a dor porque estás a passar! Por muito que te queira consolar, não posso, nem tenho palavras, nem o direito de o fazer, pois para tamanha perda não há consolo possível No entanto quero deixar a ti, Luísa e filhas, um abraço enorme de muitas amizade e que a tua querida Mãe, descanse na Paz do DenhotSenhor.

    ResponderEliminar
  16. A unica certeza da vida para a qual nao estamos nunca preparados...

    A ti Paulo e a toda a tua Familia apresento as minhas condolencias e a minha solidariedade neste momento dificil

    ResponderEliminar
  17. Neste momento triste e doloroso, estamos ao teu lado, como qualquer Amigo o deve fazer.Sao sempre episodios que deixam marcas e é sempre preciso bastante coragem para os enfrentar.
    Um grande abraço de solidariedade e os nossos sentidos pêsames a toda a tua Familia!

    ResponderEliminar
  18. Os meus sentidos pêsames ao Paulo Moura e Família. partilho a vossa dor. Agradeço a oportunidade de ler um poema cheio de sensibilidade e ternura.

    ResponderEliminar
  19. Regressei agora de Caria.
    Eu sei que não é hábito, mas estou sem palavras.
    É tão reconfortante ter-vos como Amigos.
    Bem hajam.

    ResponderEliminar
  20. Os meus sentidos pêsames para toda a família.
    Um abraço.

    ResponderEliminar