domingo, 5 de janeiro de 2014

A MORTE DE UM CAMPEÃO ...




Nasceu uma lenda ...

A morte, faz parte da vida. É o seu epílogo. A sua mais hedionda etapa. O passamento de alguém a quem amamos ou admiramos, tem o sabor ácido da nossa impotência. Na morte, sobram sempre as palavras. As palavras que se esbatem contra um muro negro de silêncio. O silêncio da Eternidade.

Eusébio da Silva Ferreira, era um Homem do povo. Nascido de humilde família moçambicana, viu a roda da vida sorrir-lhe. Dotado na arte de jogar à bola, cedo viu os seus méritos reconhecidos pelo mundo inteiro. 

Foi com as camisolas do Benfica e da Seleção Nacional, que se notabilizou. Porém, apesar das luzes da ribalta, Eusébio foi sempre um Homem humilde, educado, leal e cordato. Ingénuo, até.

Um dia, no Hotel Polana em Maputo, tive a oportunidade de, numa tarde calma, na piscina daquela unidade hoteleira onde ambos estávamos hospedados, confraternizarmos. Naquele dia, tive a oportunidade de perceber da sua dimensão humana. Da forma conformada como me falou do seu sofrimento e daquele seu joelho esquerdo disforme, que era o seu cilício. Da admiração que me expressou por Vitor Campos, essa glória da Académica.

Os portugueses, a generalidade dos portugueses, gostava e gosta do Eusébio. Ele era, e é, um símbolo desportivo nacional. Sempre que se falava no “Pantera Negra”, a cor da camisola do clube de cada um de nós, anulava-se. Eusébio, era património desportivo e afetivo da nação lusa. Tinha a grandeza dos homens simples.

Morreu o Homem. Morreu o Atleta. Morreu o Campeão. Nasceu a lenda.

Quito Pereira     


6 comentários:

  1. Quito, também tenho uma foto no antigo Estádio de Coimbra, no intervalo dum jogo de veteranos entre AAC/SLBenfica e vou enviá-la ao Fernando Rafael. O que conversámos vou divulgar com a foto.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Tudo tem que acabar.
    A lista esta feita, tudo a seu tempo vai.
    Um bom SER HUMANO.
    Tonito.

    ResponderEliminar
  3. MANDELA e EUSEBIO! Duas lendas que ficarao para a eternidade!!Dois exemplos a seguir!

    ResponderEliminar
  4. Os imortais ficam para sempre e Eusébio é um deles.
    Só que a vida tem as suas incompreensões e não me esqueço da altura em que diziam que era alienação. Foi o maestro Virorino de Almeida que num dos seus programas na televisão disse que Eusébio representava o que havia de melhor no mundo, que para nós era o que tínhamos de melhor e que só por isso não era alienação nenhuma. Era o que havia de bom. Nos últimos tempos, mesmo no estrangeiro, quando Portugal jogava, mostravam-no na bancada. Sem dúvidas, não foi preciso deixar-nos para que todos lhe dessem o devido valor. Os Grandes são assim.

    ResponderEliminar
  5. Uma homenagem a um verdadeiro campeão que agora acaba de perder a última batalha!
    E o EG congratula-se com o facto desta homenagem sentida, ter sido feita pelo Quito pois sabe empregar as palavras certas para nos despertar a emoção que sentimos pela partida deste Rei que tanto honrou Portugal, tornando-se já numa lenda do Desporto Rei em todo o MUNDO!
    Foi por ter sido sempre simples e de uma afabilidade sem limites que conquistou a admiração de todos os portugueses e amantes do futebol por todo o mundo!
    Adeus EUSÉBIO!

    ResponderEliminar