sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

PENELA PRESÉPIO

Mais em   http://www.blogger.com/comment.g?blogID=5840691149311899327&postID=6292046313473519866&page=1&token=1386554258770
Depois clicar em assalto ao castelo

FELIZ NATAL!!



A partir do próximo dia 8 de Dezembro e até ao dia 5 de Janeiro de 2014, a autarquia promete muita brincadeira, animação, cor, música e alegria, com a criação de muitos espaços temáticos. 
A grande atração do evento, o maior presépio animado de Portugal, é este ano ainda mais grandioso. São mais de 150 bonecos animados que se podem ver ao longo dos 700m2 de extensão, na perfeita recriação do quotidiano e ritmos da realidade de época. Desde os palácios dos reis magos, passando pelos pastores, carpinteiros, agricultores, fiadeiras, toda a Jerusalém está representada numa tenda gigante no interior do Castelo de Penela. Não faltam as casinhas em miniatura, há pequenas senhoras que amassam pão ou sacodem tapeçarias às janelas e pequenos homens no campo a varejar as oliveiras. 

NOTAS: - Domingo o Penela Presépio estará em directo na televisão , já que a TVI vai fazer a sua emissão do "SOMOS PORTUGAL" a partir de Penela.

DIA 29 é a vez da SIC, fazer também uma emissão em directo a partir do Presépio.
Novidade este  ano: Combóio até ao Castelo para ver as 150 figuras animadas do presépio.

      ROMANOS juntam-se ao Presépio. - A recriação histórica está integrada no projecto "VILLA SICÓ".


8 comentários:

  1. Porque quero partilhar a minha terra, que é linda!

    ResponderEliminar
  2. O meu primeiro contacto com PENELA foi através duma cadela!!O meu Pai, caçador de tordos e coelhos, foi a PENELA descobrir uma cadelita fantàstica, de raça podenga, ideal para a caça ao coelho. Demos-lhe o nome de GUINE!!!Um animal maravilhoso!Muito educada e obediente. Excelente na caça là para as DEGRACIAS!!

    PENELA tem agora também como COLMAR, o nobre estatuto de festejar a época natalicia, através de manifestaçoes que atraem milhares de turistas. Isso é de felicitar e é uma optima opçao para divulgar a nossa terra.

    Hoje à tarde, nos mercados de Natal em Colmar, liguei-me de amizade com um simpàtico casal de Japoneses, a viverem em AMSTERDAO, na vizinha HOLANDA.
    Durante 3 horas servi-lhes de guia nesta belissima cidade e sairam daqui MARAVILHADOS!!!Levei-os a uma prova de vinhos, que os encantou e compraram 12 garrafinhas de castas diferentes de Vinho da Alsàcia. A esta hora estao num restaurante, a deliciarem-se com um BAECKOFFE!!!!O meu prato preferido aqui na Alsàcia! Um prato que vai ao forno constituido por camadas de batatas (cortadas às finas rondelas) e com 3 tipos de carne, nao faltando pézinhos de porco e alho francês!!Tudo marinado em PINOT NOIR!!!!O QUITO que o diga, pois adorou comer naquele restaurante tipico de ESTRASBURGO!!!!

    Rafael!Temos isto na nossa ADN. Gostamos de partilhar a nossa terra!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não será bem como em Colmar, mas em Penela o Natal é uma quadra festiva, não só muito vivida pelos seus habitantes, mas também há una anos para cá e graças ao Presépio animado, passou também a ser conhecida em todo o Portugal e...além fronteiras!
      Dizem, lê-se nos jornais e ouve-se na rádio e TV que no género é o maior de Portugal! E eu acredito!
      Visita obrigatória!

      Eliminar
  3. Gosto de ir ver o presépio a Penela.
    Sei da lembrança do Fernando, quando o meu sogro o fazia na igreja com toda a arte!
    Ainda hoje o faz aqui em casa, mais modesto mas tem de levar o musgo e a cortiça, as figuras...

    Bobbyzé, também eu comi essa especialidade e apreciei muito.

    ResponderEliminar
  4. Devia ser proibido pôr a malta a salivar...

    ResponderEliminar
  5. E um cabritinho de Sicó já ia.
    Que bom o último que lá comemos e que bela confraternização.
    Grande abraço, Rafael e beijinhos para a Celeste Maria.

    ResponderEliminar
  6. Obrigada Nanda. Foi um belo cabrito de Sicó com arroz malandro do mesmo!
    E bem divertida a confraternização! Pode ser que depois da saída da Tróica....
    Um beijo para ti e um abraço ao António

    ResponderEliminar
  7. Rafael! O que é preciso é que as municipalidades desse PORTUGAL acordem e apostem nas inumeras belezas que abundam no nosso Pais.
    Vê so o exemplo da estrada para o TALASNAL!!!Vergonhosa espera de tantos anos para pôr ao alcance de todos e, assim valorizar a sua regiao, com o acesso alcatroado a uma das mais belas aldeias do xisto!!!!E o que nos valeu foram as eleiçoes autàrquicas, senao ainda seria mais uma promessa por cumprir!!

    ResponderEliminar