quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

O NÚMERO 22 do BECO DOURADO ...


Beco Dourado, a rua curta e estreita e uma das mais pitorescas de Praga, é outro ponto do Castelo que merece ser visitado. Nesta rua, estavam localizadas as casas dos artesãos e militares que guardavam o Castelo. As casas da rua foram construídas no sec. XVI, mesmo no interior do Castelo, para os guardas de Rodolfo II. 

Um século depois, os ourives mudaram-se para as casas e modificaram os edificios. A casa nº 22 é a mais conhecida do Beco Dourado. Entre 1916 e 1917, Franz Kafka e sua irmã ficaram hospadados aí. 

Frequentemente chamada Casa Metamorfosis, espalharam-se lendas da rua cheia de alquimistas, que se debruçavam sobre os alambiques borbulhantes, tentando produzir ouro para Rodolfo II. De facto, os alquimistas tinham laboratórios na Rua Vikarska, a travessa entre a Catedral e a Rua da Pólvora. (texto Net).
A foto é da São Vaz.
Quito Pereira 

6 comentários:

  1. Será que já entrei neste ZZ de Praga junto ao Castelo?
    Não me lembro do Beco Dourado!
    Mas é uma foto interessante da São. Até podia ser uma loja junto ao Castelo de Penela, só que Redolfo II não esteve por aqui!

    ResponderEliminar
  2. Os castelos -palácios - que conheces, bem como a Catedral, são de grande beleza. Esta rua por certo que visitaste, pois é quase "obrigatória". É um conjunto de casas modestas, pintadas de várias cores, que dão um ambiente festivo. O acesso à rua é agora feito com 3 torniquetes e guardas. Suponho que será para fazer a contagem de visitantes. A alguns metros dali, fica uma espécie de miradouro sobre a cidade, de que certamente te recordas. É uma bela cidade europeia, Praga. Gostaria de ter ficado mais uns dias.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. O Castelão foi lá, mas... varreu-se-lhe!
    Boas recordações me assaltam a memória.

    ResponderEliminar
  4. Fizeste recordar-me todos os locais onde estive...
    Que bons dias alegres aí passei!

    ResponderEliminar
  5. Nunca lá estive. Até parece que estou a entar na loja. Boa foto.

    PS. Se este comentário aparecer noutro local, é porque idênticos a este já me saltaram e nunca mais os vi.

    ResponderEliminar