quarta-feira, 27 de novembro de 2013

CARTA ABERTA AO CHORAL POLIPHÓNICO DE COIMBRA




Choral Poliphónico de Coimbra

 Caros Amigos Coralistas:

A minha Pátria é a Língua Portuguesa – diz Fernando Pessoa. 

Dir-vos-ei, de uma forma menos erudita e bem mais modesta que, entre outros, a minha Pátria é a Pátria de Dom Afonso Henriques. A Pátria de Dom Nuno Álvares Pereira. A Pátria de José Régio. A Pátria de Fernando Pessoa. A Pátria de Eça de Queiroz e de Ramalho Ortigão. A Pátria de Almeida Garrett, Júlio Dinis e de Alexandre Herculano. A Pátria de Fernando Namora e de Miguel Torga. A Pátria de Alves Redol e de Vitorino Nemésio. A Pátria de Aquilino Ribeiro e de José Saramago. A Pátria do Príncipe dos Príncipes – Luís Vaz de Camões.

A minha Pátria, é a Pátria de Carlos Seixas. De Frederico de Freitas. De Fernando Lopes Graça e de Luísa Todi. De João Domingos Bomtempo. De Maria João Pires.

E também a Pátria de Rosa Mota e de Carlos Lopes. De Eusébio e de Cristiano. De Amália e de Mariza. De Hilário e de Menano.

A minha Pátria, a nossa Pátria, é ainda a Pátria Quinhentista do Infante Navegador que, do Promontório de Sagres, escutava a voz do mar, na procura do desvendar dos segredos de um Mundo Novo.

Ontem, vós, nós, nas asas da TAP, qual caravela quinhentista, regressámos da República Checa de velas soltas ao vento. Perante tantos grupos corais dos mais variados pontos da Europa, marcámos a diferença. Foram eles que o disseram. Não nós! Quanto brio, quanta dignidade, quanto sentido de responsabilidade!

Porém, não há nau que navegue sozinha. Tem que ter um timoneiro. O homem do leme. E, neste caso, o homem do leme chama-se Professor Paulo Moniz. É a sua sabedoria, a sua persistência e o seu rigor, que levam sempre o barco a bom porto. Citando de novo Fernando Pessoa, “para se passar o Cabo Bojador é preciso passar além da dor”. E vós, caros coralistas, metidos como todos nós nesta fogueira de preocupações que nos consome, ainda arranjam tempo para as manifestações da alma, por vezes, muitas vezes, com enormes sacrifícios pessoais. Mas esta semana, na bela e monumental cidade de Praga, de novo dobraram o Bojador, perante um evento internacional de tão grande responsabilidade.

Bem – Hajam, pela forma como levantaram alto, bem alto, as bandeiras de Coimbra e de Portugal.

Estou-vos grato. Muito grato.
Eurico Pereira (Quito Pereira)       

11 comentários:

  1. Carta aberta a todos os coralistas, mas que nós teus amigos e da São, claro, também a tomamos como nossa!
    Não cantaste lá, mas prosaste cá com muita maestria!
    Sabemos que a vossa digressão foi um êxito, não só artistico, mas também de convívio a que tu e a São tão entusiásticamente se associaram! Um abraço para ti, beijo para a São e parabéns para todo o grupo!

    ResponderEliminar
  2. Pela escrita foi coisa de «Alto Gabarito» e digna de Menção Honrosa.
    Ainda Bem.

    ResponderEliminar
  3. Há largos anos que o Choral Poliphónico de Coimbra tem acção meritória, aquém e além mar.
    Bem-hajas, Quito, por aqui nos trazeres esta excelente reportagem.

    ResponderEliminar
  4. Quito

    Gosto sempre de saber o que temos de bom e este é um desses casos. Estão de parabéns todos os coralista e acompanhantes.
    Gostei da forma como recheaste a Pátria.

    ResponderEliminar
  5. É a prosa do Quito, está tudo dito.
    E fotos desta viagem não há?
    Praga é tão bonita.

    ResponderEliminar
  6. Ó Quito, tu um dia vais escrever os discursos do 10 de Junho, pá!

    ResponderEliminar
  7. Ai vai, vai!
    E até deve receber uma daquelas medalhas...

    ResponderEliminar
  8. A tua boa e entusiasmante versão de uma jornada cultural que correu lindamente...
    Há sempre um timoneiro dando-lhe parabéns como a todos os que colaboram e participam.
    E de Praga,gostaram?

    ResponderEliminar
  9. O Quito trouxe à baila a importância deste tipo de manifestações que levam a outros povos o conhecimento de um País ignaro de muitos, mas que possui uma História e uma Cultura que pedem meças à maioria dos paises europeus.

    A citação de grandes vultos da nossa Literatura e da nossa História e do nosso papel na descoberta do mundo, é o cimento que congrega o Coral Polifónico de Coimbra tornando-o pela voz dos seus cantores um dos nssos melhores embaixadores.

    ResponderEliminar
  10. Pela vivacidade do discurso, o evento foi lindo!
    Já falei com a São e com o Quito, após o seu regresso, e disseram-me que foi espetacular.

    ResponderEliminar