quarta-feira, 30 de outubro de 2013

FADO POESIA E CANTO - Percursos do Fado de Coimbra....

....Auditório do Conservatório de Música de Coimbra-29-10-2013 
Fui assistir e trago este pequeno apontamento.


















.............................

...A partir de Lisboa, tal como as naus da "carreira das Índias" e do Brasil, viajou o Fado pelas "setes partidas do mundo". Foi e voltou muitas vezes.
                           "Lá vai a Nau Catrineta
                           por sobre as águas do Mar..."

                                                                                                    "Lá vem a Nau Catrineta
                                                                                                     Que tem muito que contar..."
Defendem alguns que o Fado terá  recebido muitas influências dessas paragens exóticas, dos cantos, dos ritmos e das danças dos seus habitantes, e que é, por isso, produto "híbrido". Outros afirmam mesmo que terá nascido aí. Sem nagar tais influências, sobretudo no domínio musical.somos inclinados a julgar que sendo uma construção genuinamente portuguesa, o Fado foi "nado e criado" na "Lisboa das descobertas", nos rituais das despedidas antes das grandes viagens, na solidão dos oceanos, na alegria do regresso, nos becos de Alfama e nas tascas da Ribeira das Naus.
.... Em Coimbra, o movimento cíclico da partidas e chegadas, de sonhos, de descobertas e de despedidas, não são de naus, mas de estudantes, que adolescentes partem de suas terras para encontrar na Universidade e na Cidade novas rotas que os preparem para enfrentar o futuro. E aí estudam, amam, criam amizades, fazem projectos, cantam. Durante anos a cidade é sua: as experiências de vida deixam marcas que vão perdurar. E na hora da partida, a alegria do "dever cumprido" volve-se em saudade e em tristeza, e a despedida impõe o canto. O Fado de Coimbra foi nascendo assim. E assim continua crescendo!
Participação especial de Fado ao Centro, Luis Alcoforado e Manuel Rocha

PRODUÇÃO: de InterDito  e os Controversos

1 comentário:

  1. Sim, eu sei que os vídeos são fraquinhos, fraquinhos.Mas quem dá o que tem, a mais não é obrigado.

    ResponderEliminar