sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Cumpra-se a tradição -Bolinhos e bolinhós..Parte II




<

Familia Rodrigo,Graciete e filhote Gabriel

Bolinhos e bolinhós
Para mim e para vós
Para dar aos finados
Que estão mortos e enterrados
À porta da bela cruz, truz,truz…

A senhora está lá dentro
Sentada num banquinho
Faz favor de vir  à porta
P´ra nos dar um tostãozinho

Esta casa cheira a broa aqui mora gente boa
Esta casa cheira a vinho aqui mora algum santinho

Esta casa cheira a alho aqui mora algum espantalho

Esta casa cheira a pão aqui mora algum papão

9 comentários:

  1. fresquinho, fresquinho...vídeo e foto! A abóbora nem tanto!

    ResponderEliminar
  2. Com o alho eu conheço Bandalho, não espantalho.
    Modernices.
    Tonito.

    ResponderEliminar
  3. Que saudades!!.., ESSE TEMPO JÁ NÃO VOLTA...
    Fernando AZENHA

    ResponderEliminar
  4. A abóbora está com os olhos tristes, deve ser da saudade dos tempos de antigamente.

    ResponderEliminar
  5. Quando não havia abóbora, servia uma caixa de sapatos com olhos, nariz e boca. E uma vela acesa lá dentro.
    Na divisão dos tostões, dos rebuçados e das castanhas, normalmente eu era prejudicado. Sempre fui uma vitima ...

    ResponderEliminar
  6. Recordo a minha infância em que pelas ruas de Oliveira do Hospital ou aqui pela antiga Ladeira dos Lóios percorria-as cantando com outras crianças e depois rindo de contentes aquando da contagem dos "lucros".
    Depois ensinei e incentivei os meus filhos e crianças da vizinhanças a mesma tradição. que por sua vez ensinaram os seus filhos também. Os meus netos que agora têm 19 anos andaram pedindo "bolinhos" e "bolinhós" no Girassolum e era uma graça.
    Agora moro numa aldeia em que nada se faz ou fala a não ser do Halloween que é uma tradição muito portuguesa!... Louvada seja a "problemática competência dos atuais dótores" que, por serem bem rurais, têm vergonha das suas raízes e tradições.

    ResponderEliminar