terça-feira, 10 de setembro de 2013

OS LALANDA E OS LALANDE ...



Maria Lalande ...

Alguns dos leitores destas linhas, sobretudo aqueles que viveram no nosso Bairro em épocas recuadas, lembrarão o Dr. Lalanda Ribeiro, já falecido. O Dr. Lalanda, era médico cardiologista e exerceu a sua profissão em Coimbra.  O saudoso amigo, acorria também a todos os domicílios do Bairro, onde a sua presença era requerida.

Pessoa cordata, não regateava esforços no sentido de prestar auxílio aos doentes que o procuravam. Recordo-me de várias vezes visitar a minha casa e de ter estabelecido com muitos dos habitantes do Calhabé, uma amizade forte e duradoura.

A última vez que vi o Dr. Lalanda – já lá vão mais de duas décadas - foi numa tibornada na aldeia da Pena, a poucos quilómetros de Cantanhede.

Com um grupo de conimbricenses e o saudoso Joaquim da Luz Rainho no papel de anfitrião, confraternizámos durante muitas horas, numa animada conversa, regada com um bom vinho tinto, um bacalhau apetitoso e um azeite de fino paladar. O Senhor Rainho, era um homem que estimava como poucos os amigos e Coimbra. Um frequentador compulsivo da Baixa Coimbrã, cliente assíduo de tudo o que era lojas e cafés da Rua Ferreira Borges. Por isso me perdoarão que lhe preste aqui esta pequena e justa recordação póstuma.

Depois - ao Dr. Lalanda Ribeiro - nunca mais o vi. Porém, o jornal regional “Reconquista”, de Castelo Branco, na sua edição de 14 de Agosto deste ano, pela pena do jornalista António Pereira, faz alusão ao Dr. Lalanda Ribeiro, de seu nome completo, Jacinto Lalanda Ribeiro.

Com a devida vénia, aqui transcrevo algumas passagens do artigo, no qual é referência de destaque Maria Adelaide da Silva Lalande Lopes Ribeiro, a consagrada atriz Maria Lalande, nascida em Salgueiro do Campo no ano de 1912.

Passo a transcrever:

“ O apelido Lalanda deve ter entrado em Portugal há cerca de trezentos anos, já que a referência mais antiga que se conhece do apelido remonta ao século XVIII, em Lisboa, na pessoa do francês João de Lalanda, casado com Bernarda Maria. Ainda na primeira metade daquele século, um filho destes, de nome António Lalanda, radicou-se em São Vicente da Beira onde teve geração.

A família Lalanda, que hoje é conhecida, descende de José Inocêncio Lalanda, trineto daquele João de Lalanda, e que nasceu em S. Vicente da Beira em 1789. Este rico proprietário teve, em Tinalhas, seis filhos e todos eles tiveram descendência que chegou aos dias de hoje. Entre essa descendência menciono Anastácio Lalanda, escritor, professor fundador e diretor do Colégio de Mação, Paulo Lalanda e Castro, administrador do grupo farmacêutico Octopharma, Piedade Lalanda, professora e socióloga, deputada da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Jacinto Lalanda Ribeiro, médico cardiologista, Paulo Lalanda, produtor de vinhos “Quinta da Arrancada”, várias vezes conhecido neste jornal pelos prémios conquistados, Joaquim  Lalanda Roseiro Boavida, professor em Castelo Branco na extinta Escola do Magistério Primário e na Escola Superior de Educação (…).

Maria Adelaide da Silva Lalande, conhecida do grande público por Maria Lalande, foi reconhecida figura de primeiro plano do teatro e da cinematografia nacionais. (…). Contracenou com o ator Ribeirinho. Deste teve uma filha de nome Maria Manuel Lalande Lopes Ribeiro. A atriz teve, de Clotário Luís Supico Ribeiro Pinto, uma outra filha de nome Isabel Maria Supico Pinto, que foi mãe de um dos filhos de Francisco Pinto Balsemão e que foi casada com Vasco Maria Vasques da Cunha Eça Costa e Almeida, 3º visconde de Maiorca, sem geração (…)”.

De Maria Lalande e dos Lalande, existem ainda familiares, nomeadamente nas aldeias de Salgueiro do Campo e Freixial do Campo e Tinalhas. Desta forma, aqui fica um apontamento ao sobrenome Lalande.


Também do sobrenome Lalanda, existem ainda parentes espalhados por vários locais de país, incluindo Coimbra.
Fica assim, em jeito de modesta homenagem, uma lembrança à memória do Dr. Jacinto Lalanda Ribeiro, um beirão da Beira Interior, o primeiro médico a exercer clínica no Centro de Recreio Popular do Bairro Marechal Carmona, numa casa geminada de renda resolúvel na Praça de S. Tomé e Príncipe, e que mais tarde estaria na génese do Centro Norton de Matos.
Quito Pereira

20 comentários:

  1. Não conheci, mas pelo que o Quito aqui escreve e transcreve, é justo que se façam as devidas homenagens!

    ResponderEliminar
  2. Na verdade, Alfredo, o Dr.Lalanda era muito boa pessoa. Para além disso, tinha uma relação de amizade forte com o meu pai. Eram muito amigos. Recordar este homem, é relembrar a minha infância e foi com emotividade que vi o seu nome num jornal regional de Castelo Branco. Não resisti a prestar-lhe esta pequena homenagem póstuma.
    Obrigado por te teres juntado a esta recordação, apesar de não o teres conhecido.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Uma oportuna evocação do Dr Lalanda Ribeiro!Em 27 de Dezembro de 1954, foi celebrado um contracto promessa, entre a Direcção do Centro de Recreio Popular do Bairro Marechal Carmona e o médico Dr. JACINTO LALANDA RIBEIRO, com o intuito de que fosse entregue a este último a Direcção Clínica do Posto Médico do CRPMC. Este contracto era válido por cinco anos podendo ser renovado por iguais períodos de tempo.No contracto existiam cláusulas, onde abrangiam os sócios do Centro e os seus familiares que usufruíam de descontos sigificativos de consultas e exames médicos. Deste modo apesar de nestes posto médico não serem tratados casos de doenças graves, os moradores do Bairro tinham acesso a cuidados de saúde.
    Este posto médico funcionou até 1981.

    Devo ter sido dos clientes que mais assiduamente consultava no Centro o Dr Lalanda Ribeiro!!!Era o período em que adolescente tinha a mania das doenças!!!Tive desde tuberculose, menisco, constipações em doses múltiplas(!!!!). Mas depois da consulta, normalmente só de conversa...saía de lá a "assobiar"!Muita paciência tinha ele!
    Por isso, também a minha homenagem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em adolescente tiveste um menisco?! Oh, diacho! Como é que não te deu o badagaio?!

      Eliminar
  4. Conhecedor profundo de tudo o que respeita à história do nosso Bairro, eu tinha a certeza que o Fernando Rafael viria aqui dar um contributo importante nesta singela homenagem. Obrigado por todos os elementos que aqui juntaste, de resto corroborando o que eu disse.

    Na verdade, o Dr. Lalanda Ribeiro tinha uma maneira de ser e uma capacidade de lidar com os doentes, que só de ele falar os pacientes ficavam bons, mesmo que tivessem uma perna partida ...
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. O Dr. Lalanda Ribeiro era o nosso médico. Em todas as situações em que a ele recorríamos, sempre acertou no tratamento. Dava confiança e era muito simpático.
    Quando se justificava, logo encaminhava para as devidas especialidades, procurando interessar-se pelos casos mais graves.
    Justa homenagem, Quito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na verdade, era um homem muito simpático. Quando eu era criança e ele me visitava por doença, em casa, estava eu longe de pensar que um dia viveria grande parte do meu dia e da minha vida a escassos quilómetros da terra dele - Tinalhas.
      Abraço

      Eliminar
  6. Eu fui colega de duas filhas dele :a Xani e a Gucha que suponho são ambas médicas em Lisboa, a Xani julgo que no IPO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sabia que ele tinha duas filhas, mas desconhecia os nomes ...
      Abraço Ló

      Eliminar
    2. Não são só duas, são três.

      Eliminar
  7. Também presto a minha homenagem ao Dr. Lalanda Ribeiro.
    Médico muito bom e simpático.
    Muitas vezes foi a nossa causa para acompanhar a doença da minha avó Ermelinda.
    Vinha logo assim que o chamávamos.

    ResponderEliminar
  8. Também a minha homenagem ao Dr. Lalanda Ribeiro que bem conheci.Consultei-o nalguns episódios e poderei dizer que se tratava de uma personalidade respeitada.É verdade que saíamos bem dispostos do consultório instalado no Centro Norton Matos.
    Falava-se, na altura, que tinha um irmão, professor, que vivia para os lados da Rua Luis de Camões, aos Olivais. Era, na verdade, parecido com o Dr. Lalanda.
    Falava-se que tentou o suicídio, mas não me lembro se veio a confirmar-se.

    mariorovira





    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me recordo disso, Mário. Apenas sei que ficou viúvo, pois a mulher do Dr. Lalanda Ribeiro faleceu num acidente de viação nos Fornos, na saída norte de Coimbra.
      Abraço

      Eliminar
  9. Lembro-me muito bem do Dr. Lalanda Ribeiro no centro, na Praça de São Tomé e Príncipe, além de ir a nossa casa. O seu trato fácil e a sua simpatia, fez que quando estava com ele me sentisse sempre com um amigo. Foi daquelas pessoas que nunca mais me esqueceu. Homenagem muito oportuna, Quito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acreditava que também te lembrarias dele, Chico ...
      Abraço

      Eliminar
  10. O Dr. Lalanda Ribeiro , tinha mais 4 irmãos: os Professores Antonio, em Coimbra, nos Olivais, a Benedita, no Reguengo do Fetal, o Joaquim, em Leiria, o José nas Caldas da Rainha. Não é por ser filha de um deles, mas eram todos excelentes pessoas, amigos de colaborar e ajudar. MSJL

    ResponderEliminar
  11. MEMORIAIS DE ELEFANTE AINDA REMORDE UM PEQUENO "CRIME"DO PROFESSOR ANASTASIO LALANDA UM PODEROSO SARA UM HUMILDE ALUNO DA TELE ESCOLA FILHO DUM CARTEIRO E FUMA TECEKÃ E PASSARAM 6O ANOS, FANTÁSTICO MELGAS. P SOBRINHO NATO NÃO ESCAPA.

    ResponderEliminar
  12. Em 1928/31 foi professor em Olhalvo Joaquim Nogueira Lalanda. Haverá, por acaso, quem me possa fornecer elementos (Filiação, etc) deste senhor?

    ResponderEliminar