domingo, 15 de setembro de 2013

Aventuras do Talasnauto 4x4 (4 rodas para 4 ocupantes) pelas terras do pó (de xisto)










... e lá arrancámos para o Talasnal. Foi a primeira vez que entendi o quer dizer «popó»! É que ir para o Talasnal com a estrada tal como está, é ir "para o pó"... "p'ró pó"... "popó". E os ocupantes do Talasnauto iam de tal forma entretidos com a vibração do piso (um nicho de mercado, aquilo, com o que se poupa em pilhas) que nem se aperceberam da placa para o Talasnal... e só pararam quando chegaram a uma estrada alcatroada... para o Candal. Pior ainda, vários carros pararam atrás. Eram os fadistas, que cantaram um fado sem música pela ideia de terem que fazer inversão de marcha e regressarem pelo mesmo caminho: "Vocês não sabem o caminho?! Nós vínhamos atrás de vocês. Para trás é que não volto! Vamos mas é para Lisboa!" (um bom compositor faria daqui um fado que daria meças ao da "desgraçadinha que andava no gamanço p'ra sustentar o pai que era tuberculoso").
O sol é que não teve pachorra e foi-se embora quando chegámos todos à aldeia do Talasnal.



O Filipe Duarte tem vários videos na internet. Por exemplo: «Mulher deixada» (que cantou para nós)
A Cristina Madeira tem uma página no Facebook e tem também vários videos na internet. Por exemplo: «Túnica negra» (que também cantou para nós)






Ora vejam e ouçam neste documentário da SIC se o Bobbyzé não está com o espírito e a forma das Adufeiras de Monsanto (para quem quiser saber mais sobre as Adufeiras, o «Jornal do Fundão» tem disponível este artigo).








Pela forma como a placa estava escrita, poderia ler-se «Oretalhinho»... e imaginámos um pequeno talho... onde se vendia orelheira.




Para sabermos onde poderíamos almoçar bem na Lousã, o Rafael telefonou à Suzana Redondo, que estava em viagem mas nos indicou o restaurante «Casa Velha» (perto do Mercado). E até ligou para lá e reservou mesa para quatro, para a uma da tarde (nós ainda receámos chegar lá e eles terem registado uma reserva para um, para as quatro da tarde). E até... bem hajas por tudo, Suzana!



Conhecem o Hotel Meliá Palácio da Lousã? Visitem. E também tem um óptimo restaurante.






Bem hajas, Bobbyzé, pela excelente oportunidade que nos deste para desfrutarmos de um fim de semana memorável.
Alfredo Moreirinhas, se precisares de um carro, posso vender-te o Talasnauto. Ou mesmo trocá-lo pelo teu Mercedes (nesse caso, é justo que me pagues uma compensação financeira, mesmo que simbólica).

10 comentários:

  1. Parabéns,Paulo pela legendagem das fotos e parabéns à fotografa ou fotógrafo pelas belas imagens.

    ResponderEliminar
  2. Chiça!Que reportagem!
    Tá lá tudo...ou quase tudo! O que não está subentende-se!
    Quanto à ultima foto, o merecido banho do Talasno, era o mínimo que podia fazer para que a "dupla propietária" do carro Joana/Mariana, o recebesse quase tão limpinho como o entregou para a viagem!
    Espero bem que os meus vizinhos/as não vejam esta foto!!!!
    Bobbyze obrigado.Tudo correu bem.Como é apanágio nas tuas organizações!

    ResponderEliminar
  3. Excelente reportagem, em que não falta o humor. Também a constatação que o Mercedes do Alfredo, apesar de ter mais cavalos que o coche da Rainha da Inglaterra, não consegue subir uma montanha de 3ª categoria (até parece que estamos a falar da Volta à França em bicicleta).

    Saúdo o BobbyZé pela iniciativa de pertencer ao grupo das Adufeiras de Monsanto, o que quer dizer que só tem bom gosto.

    Apreciei a Sãozita Rosas em calções, que tem umas pernas boas cô mó milho ...

    Um abraço e parabéns pelo belo convívio ...

    ResponderEliminar
  4. E eu que tanto trabalho tive para não publicar fotos em que se vissem as minhas canetas em toda a sua plenitude...

    ResponderEliminar
  5. Nada escondido, bem descrito, bem documentado.
    Merece muito bom!

    ResponderEliminar
  6. Fiquei com uma certa inveja de não fazer parte de tão completa reportagem!!!! Mas a vida é assim....não se pode ter tudo!...Parabéns a todos os participantes e ao fotógrafo e comentador!!!!! Beijinhos para todos.

    ResponderEliminar
  7. Nao tens que agradecer Rafael!E sempre um imenso prazer estar nestes convivios que organizo. E, para responder à Teresita, eu preocupo-me sempre em convidar pessoas que nunca là estiveram.Mas nao posso levar todos ao mesmo tempo porque aquilo tem uma lotaçao de 24 pessoas.Desta vez houve 16 pessoas que nunca là tinham ido!Também nao me esqueço que jà convidei alguns dos nossos amigos, que por diversas razoes nao puderam vir (a este evento como a outros).
    Mas vocês nem imaginam o trabalhao que dà organizar coisas destas!!!!A prova?Jà estavam todos comidos das entradas enquanto o Bobbyzé là andava ainda na Serra à procura dos guitarrista perdidos...no po!!!!!

    Chegàmos hà pouco a casa, contentes pelo dever cumprido!Visitar e dar assim, um certo carinho à minha Querida Mae e ter vivido um fim de semana extraordinàrio!

    BOM FIM DE SEMANA!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bobbyzé, que bom saber que tiveram um bom regresso a casa.
      Bem hajas pelo excelente fim de semana que nos proporcionaste.
      Só um detalhe: os fadistas só ficaram no pó porque se recusaram a fazer inversão de marcha e voltar pelo caminho de cabras. Ou seja, não estavam perdidos e sim amuados. Faz parte do fado deles.
      ahahahahahah

      Eliminar