sexta-feira, 30 de agosto de 2013

«uma flor na madrugada» - um poema de Jorge Castro

- Em homenagem aos bombeiros mortos nos incêndios de 2013 e na hora em que nos morreu mais uma jovem de 21 anos, Cátia Pereira Dias, combatendo por nós um estéril e criminoso incêndio.


uma flor
apenas despontada
na negrura desolada da colina

uma flor só
e assim bem mais que nada
no silêncio agora frio de neblina

uma flor que nos grita
e à madrugada
a coragem de estar viva que a anima

uma flor tão ridente
e esperançada
que jamais deixará de ser menina.


- Jorge Castro
29 de Agosto de 2013


Nota - Sugiro uma visita a http://bombeirosparasempre.blogspot.pt/, onde poderemos colher informação importante sobre esta realidade.

Presumo, também, que face aos contornos de toda esta tragédia, alguém de bom senso deveria ter já decretado luto nacional. Seria um mínimo de humanidade...

7 comentários:

  1. A minha gratidão aos bombeiros e ao Jorge Castro cujo poema encerra os sentimentos de coragem desses homens e da revolta que sentimos por quem é tão negligente incluindo o poder político...

    ResponderEliminar
  2. Meninas e meninos! Assim ficarão para sempre.
    Tocante,este poema de Jorge Castro

    ResponderEliminar
  3. Belo poema. Triste ...
    Luto coletivo, quer dizer sensibilidade social. Percebe-se que não seja decretado. O contrário é que admiraria. Fico-me por aqui ...

    ResponderEliminar
  4. Bela e sentida homenagem a todos os soldados da Paz,especialmente por aqueles que deram a vida, tentando salvar bens e vidas.

    ResponderEliminar
  5. Merecida homenagem a estes Homens e Mulheres que deixando tudo para trás, pondo em risco a própria vida, se entregam sem limites ao combate deste flagelo que todos os anos nos invade!
    São a estes Homens e Mulheres que eu chamo os nossos verdadeiros HERÓIS, pela sua coragem, pelo seu desapego à vida, pela sua entrega total, dias e noites a uma luta desigual, que num virar de ventos, os encurrá-la, lhes ceifa a vida!
    Para todos eles, o meu bem haja!

    A São Rosas, não podia ter escolhido mais apropriado e bonito Poema!....
    Comovente e triste....adequado ao que nos vai no coração!!!!

    ResponderEliminar
  6. Para quem està longe e vê na TV essa grande desgraça que invade Portugal, hà um enorme sentimento de revolta face ao poder politico desse Pais!!!!Quantos mortos serao ainda precisos para que haja uma reflexao politica, digna desse nome?A atitude negligente do PR, prestando mais atençao ao desaparecimento de Antonio Borges do que àqueles que partiram, lutando pelos bens dos outros, é simplesmente ESCANDALOSA!!!!
    "Fogos em Portugal" é jà um ritual, uma telenovela triste para milhares de pessoas!!!Que tem feito o Governo?Porque nao sao mobilizados, desde o inicio do periodo estival, os militares que estao nos quartéis, a "marcar passo"?
    E preciso informar esse Governo que com SUBMARINOS nao se apagam fogos!!!!!
    Homenagem sincera e as minhas condolências a todas as familias de luto!

    ResponderEliminar
  7. BobbyZé

    Como estás longe, informo-te que já são conhecidos os dois presumíveis autores da tragédia do Caramulo, de acordo com os jornais de hoje. Dois rapazes de 2O e 27 anos, respetivamente. Agiram por vingança, por causa de uma multa da GNR. O mais velho é emigrante no Luxemburgo e já não está no país, ponderando as autoridades um pedido de captura internacional. Pelo menos é o que li de manhã ...

    ResponderEliminar