quarta-feira, 12 de junho de 2013

Isto está algures em Coimbra... mas onde?

Para facilitar as coisas, envio duas fotos do mesmo monumento. E uma delas até tem bónus: uma pomba.



O Rui Mata-Enigmas Felício nem deu tempo para a tinta das fotos secar: "Claro que são estatuetas do pedestal da estátua de Joaquim António de Aguiar no Largo da Portagem! Lembro-me bem de ter feito um discurso de meia hora ao Mata Frades, tentando adivinhar o que estava a escrever no papel que tem na mão. No meu ano de caloiro, na Latada de Direito em 1963...".
De qualquer forma, aqui fica uma foto do nosso patrão vendo-se, no alinhamento da sua orelha esquerda, o alto-relevo do leão no pedestal da estátua do Mata Frades. O tal que regista, desde que lá foi posto, a estatística das meninas que vêm estudar para Coimbra virgens... e saem de cá virgens. E nunca alguém o viu mexer um dedo que fosse!

28 comentários:

  1. Claro que são estatuetas do pedestal da estátua de Joaquim António de Aguiar no Largo da Portagem!

    ResponderEliminar
  2. Lembro-me bem de ter feito um discurso de meia hora ao Mata Frades, tentando adivinhar o que estava a escrever no papel que tem na mão. No meu ano de caloiro, na Latada de Direito em 1963...

    ResponderEliminar
  3. Aquele " claro que são as estatuetas do pedestal de Joaquim António Aguiar na Portagem", da lavra do Rui Felício, não deixa dúvidas. A convicção do Rui, não dá margem a enganos ...

    Mas para mim, não era nada claro. Quando o Felício rapa da sua sapiência sobre a cidade dos nossos amores e atira em cheio no alvo eu, conimbricense até à medula, até fico envergonhado do meu analfabetismo Coimbrão.
    Parabéns, Rui.

    ResponderEliminar
  4. Foi uma coincidência, Quito. Apenas isso...
    Não tivesse eu feito aquele improviso no fim da latada e jamais reconheceria as estatuetas...

    ResponderEliminar
  5. É a tua reconhecida modéstia, Felício!. Acertas sempre. Ainda temos que jogar a meias um boletim do euromilhões ...
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A última vez que tive prémio no Euromilhões foi de 8,32 euros.
      Tinha gasto 10...
      Se tivessemos jogado a meias, esse prejuizo teria sido de apenas 0,84 em vez de 1,68.
      Por isso essa tua ideia é de ponderar...

      Eliminar
    2. Rui Felício, és o primeiro homem de Leis que eu conheço que sabe matemática, carais!

      Eliminar
  6. Pois, é mesmo de ponderar. Se a fatia que saísse fosse grossa, estava logo a ouvir a tua conversa de advogado, a dizer que o palpite tinha sido teu e por isso eu só ficava com uns trocos. Numa imagem rudimentar, tu compravas o Queen Mary e eu contentava-me com um barco a remos para navegar no Mondego ...

    ResponderEliminar
  7. Chiça, que nem deu tempo para dizer «anticonstitucional»!

    ResponderEliminar
  8. Pois, Sãozita, lixaste-te !!! Há dias também tentei uma adivinha com o Ramim e nem me deste tempo de distribuir os bilhetes para o circo !!!

    Imagina que eu até pensava que o leão era o batente da porta do Estádio de Alvalade !!!

    ResponderEliminar
  9. "Defecar" ! Quando o Dom Rafael chegar de Lisboa empanturado em sardinhas, torresmos, briol do bom e fadunchos de xaile negro e guitarra portuguesa, vai ficar orgulhoso dos seus colaboradores. Uns pela sua sapiência Coimbrã e outros pelo brilhantismo do seu vocabulário, autênticos manuais de catequese ....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pronto, pronto, toma lá mais erudito:
      Foetida columbæ stercus molestum sunt

      Eliminar
  10. Falta ali um "rê" no empanturrado. Prontosss, já não dou mais para este peditório ...

    ResponderEliminar
  11. Nem deu tempo para respirar, ele matava-os todos. Quando aqui cheguei, já havia doze comentários agradáveis de seguir.
    Muito difícil pois não havia a mínima deixa para se tentar descobrir.

    ResponderEliminar
  12. Gosto do cinzento azulado.
    Não descobria,eu sou mais bolos com nomes esquisitos.
    Tonito.

    ResponderEliminar
  13. O Rui Mata-Enigmas Felício necessita de um desafio mais... desafiante.
    Mas vou pôr no post uma foto que tirei ao Rafael no domingo do «leitão com poemas»... que era suposto servir para dar uma pista para adivinharem...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com essa pista que a delicada São Rosas tinha guardado para ajudar a decifrar o enigma, teria sido demasiado fácil.
      Lamento ter defraudado as suas expectativas.
      Prometo que da próxima vez não revelarei a solução em público.
      Fá-lo-ei apenas no recato da alcova num sussurro intimo ao ouvido dela...

      Eliminar
    2. São Rosas, está na hora de fazeres um desafio mais desafiante ao Rui Felício.
      Ele que tente refazer o discurso de meia hora que fez ao Mata Frades no seu ano de caloiro em 1963.
      Tenho a certeza que com a sua privilegiada memória, neste caso não futura mas sim passada, não terá qualquer dificuldade em satisfazer a nossa curiosidade...
      Assim o queira!

      Eliminar
    3. Nem é homem nem é nada se não o fizer, carais!

      Eliminar
  14. Fotografia muito elucidativa. Vamos a ver se da próxima vez calha a uma hora que já esteja em casa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chico, tens de rever os teus fusos horários. Esta malta está muito activa.
      Eu que o diga!

      Eliminar
  15. Amigos a conversa está boa mas fez-me sede, não há nada como ir à fonte...

    ResponderEliminar
  16. O RAFAEL atràs de estàtuas e eu na Alemanha (no pais do Fernando Rafael, pois todas as matriculas começam aqui por FR) a fazer fotos às matriculas mais sugestivas!!!!Estamos a um passo do manicomio!!!!Prepara o teu tambôr!!

    Hoje em França, um Banqueiro ameaça revelar os nomes de alguns ministros que possuem conta bancària na Suiça!!!!Depois do CAHUZAC, ainda a procissao vai no adro!!!!E eu que so tenho 2 contas no Inferno Fiscal!!!!!!

    ResponderEliminar
  17. Agora até a minha orelha serve para ajudar a localizar mais este enigma???
    Claro que o sonotone vai fazendo bip,bip e leva os curiosos a chegar às estatuetas do pedestal do Mata Frades!
    Ainda bem que só agora cheguei de Lisboa já depois do enigma esclarecido...porque não chegava lá ....
    Não sabia desse improviso do Rui Felício junto da Estátua disertando sobre o que estaria o Mata Frades a escrever...

    ResponderEliminar
  18. O Rui Felício a discursar durante meia hora, ainda caloiro, já pronunciava a escrita inventiva!
    Nesse ano o meu irmão ia de Pitágoras, túnica branca e uma coroa de heras na cabeça e, quando passou o cortejo junto da minha mãe ele cantou lá do topo do carro:
    Ó Rosa arredonda a saia...
    Lembranças que ecoam nas memórias e perduram para além do imaginável!
    Valeu o enigma, que nem chegou a sê-lo!

    ResponderEliminar
  19. Pois é o enigma nem chegou a sê-lo e a culpa é da orelha do Rafael ...ainda pensei que pertencia a uma fonte mas hoje verifiquei que pertence à base da estátua do "mata-frades" do lado da ponte.

    ResponderEliminar
  20. A orelha do Rafael só apareceu depois de o Rui «Speedy» Felício ter descoberto tudo. O problema é que isso demorou... 30 minutitos...

    ResponderEliminar