domingo, 5 de maio de 2013

Ò MINHA MÃE, MINHA AMADA!




 

DEDICADO TODAS AS MÃES DO MUNDO




Ò minha mãe, minha mãe. Ò minha mãe, minha amada. Quem tem mãe tem tudo. Quem não tem mãe não tem nada. Quem não tem mãe não tem nada. Quem a perde é pobrezinho.Ò minha mãe, minha mãe. Onde estás que eu estou sózinho. Estou sózinho no mar largo. Sem medo à noite cerrada. Ó minha mãe, minha mãe. Ò minha mãe, minha amada.


MÃE:

Que desgraça na vida aconteceu,
Que ficaste insensível e gelada?
Que todo o teu perfil se endureceu
Numa linha severa e desenhada?

Como as estátuas,  que são gente nossa
Cansada de palavras e ternura,
Assim tu me pareces no teu leito.
Presença cinzelada em pedra dura,
Que não tem coração dentro do peito.

Chamo aos gritos por ti – não me respondes.
Beijo-te as mãos e o rosto – sinto frio.
Ou és outra, ou me enganas, ou te escondes
Por detrás do terror desse vazio.

Mãe:
Abre os olhos ao menos, diz que sim!
Diz que me vês ainda, que me queres.
Que és a eterna mulher entre as mulheres.
Que nem a morte te afastou de mim!


Miguel Torga, in “Diário IV”·       

enviado por Carlos Viana

8 comentários:

  1. O tempo da minha MÃE por este lado já passou.
    Eu tenho SEMPRE a SAUDADE da minha Velhota.
    Tonito.

    ResponderEliminar
  2. Um beijo para todas as mães estejam onde estiverem!

    ResponderEliminar
  3. Uma saudação a todas as mães, neste dia ...
    A minha estará sempre no meu pensamento ...

    ResponderEliminar
  4. Comovente poema!
    E então quando não temos as mães aqui ao nosso lado...O choro salta!

    ResponderEliminar
  5. Tocou-me muito "Bianinha"!
    Este dia, desde já, é muito triste para mim, depois estou mais sensível e depois comovi-me...
    Gostei muito amigo, obrigada por o teres postado, beijinhos.
    TERESA LOUSADA

    ResponderEliminar
  6. Desde muito novo que a distância todos os dias me fazia recordar a minha Mãe. Hoje, não preciso de a recordar pois anda comigo.
    Um abraço com um beijinho a todas as Mães deste mundo.

    ResponderEliminar
  7. As nossas mães sempre nos acompanham, estejam entre nós, ou aquelas que não nos respondem, como diz o poeta.
    Um poema de grande verdade e intensidade.
    Quantas vezes o tive de ler e ajudar a interpretar a crianças, também elas tendo já vivido o drama de ficar orfão!
    A todas as mães, um grande beijinho.

    ResponderEliminar