sexta-feira, 26 de abril de 2013

COIMBRA DOS MEUS AMORES

Pedro Sarmento

5 comentários:

  1. Neste magnifico trabalho do Pedro Sarmento, todas as perspectivas de Coimbra são abordadas, com imagens de grande qualidade, arte e criteriosa escolha.

    É a Coimbra erudita e clássica, com a imagem repetida e vista de vários ângulos da famosa colina encimada pela ancestral Universidade.
    É a Coimbra monumental, que nos é oferecida com o olhar inesperado e uma visão diferente da dos postais ilustrados turisticos comuns, dos seus inúmeros monumentos carregados de História.
    É a Coimbra bucólica, que nos aparece através dos seus jardins mais célebres e do velho Mondego agora rejuvenescido pelo seu atractivo espelho de água.
    É a Coimbra moderna, onde não faltam obras como a ponte pedonal e a requalificação com equipamentos desportivos e de lazer que pontificam em ambas as margens do rio português mais glosado por poetas, cantores, escritores, pintores, fotógrafos e outros artistas.
    É a Coimbra popular, da gente anónima, que a povoou nas velhas casas da Alta e da Baixa a que aqui se dá o devido relevo, e que ainda a faz fervilhar de vida nos bairros residenciais mais recentes, incluindo o nosso Bairro Norton de Matos.
    É a Coimbra da tradição estudantil, mostrando-nos algumas das suas emblemáticas Reais Repúblicas, designação paradoxal que exprime a famosa irreverência juvenil dos seus locatários e que tão grande papel desempenharam na luta contra a ditadura.
    É a Coimbra dos músicos e dos cantores, que a banda sonora que acompanha a sucessão de imagens nos recorda, através do som incofundivel das suas guitarras, e também através do fado tradicional que nos faz viajar do Choupal até à Lapa e nos comove, a quem dela vive longe, fazendo-nos escutar com o coração apertado e saudoso, a Balada da Despedida que em momento de rara inspiração, o autor condensou num simples verso a inquestionável verdade de que “Coimbra tem mais encanto na hora da despedida”.

    Esta é também a Coimbra dos meus amores, onde nasci e vivi os melhores anos da minha juventude...

    ResponderEliminar
  2. Excelente trabalho!
    Uma nova forma original de mostrar Coimbra!
    Também o excelente comentário do Rui Felício!
    Um abraço Pedro!

    ResponderEliminar
  3. Excelente, Pedro!
    Excelente, Rui Felício!

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigado ao Fernando Rafael por ter partilhado este meu trabalho e também aos amigos que perderam uns minutos a apreciar o video e as fotos que nele se encontram, grato pelos comentários que fizeram, um abraço especial ao Rui Felicio que acreditem superou todas as minhas expectativas e certamente falou por todos os que ficaram calados.

    Grande abraço

    ResponderEliminar