sexta-feira, 8 de março de 2013

Empregos

O Canada é um país aberto à imigração controlada. Assim, as famílias de imigrantes que cá estão só podem chamar pais ou filhos. A imigração está aberta a pessoas de países em guerra ou aonde os direitos das pessoas não são respeitados e naturais do Haiti. Por outro lado também está aberto a trabalhos específicos aonde há falta a mão de obra, dando o Quebec preferência a quem fale francês mas o inglês não é excluído se tiver as condições requeridas. Assim vai haver um grande desenvolvimento mineiro no norte do Quebec que por sua vez também vai originar mão de obra noutras regiões, habitualmente chamado o desenvolvimento do Nord et le Grand Nord du Québec / Great North and Northern Quebec ( Norte e Grande Norte do Quebec) e para o qual vai ser necessário mão de obra muito especializada. O Norte é uma zona fria mas a que as pessoas bem agazalhadas se habituam de tal forma, que habitualmente levam uma vida normal. Se bem que o desenvolvimento seja mineiro, é claro que muitas especialidades de apoio vão ser necessárias para tão grande empreendimento. Como Portugal atravessa uma grande dificuldade de emprego, aqui deixo o endereço web sobre o assunto. 

Francês: http://jobnordquebec.com/fr/ 
Inglês: http://jobnordquebec.com/en/ 

Sinceramente, levando uma vida muito fechada neste momento, não conheço mais nada sobre o assunto mas não queria deixar passar o que pode ser uma chance para alguns. 

Boa sorte.

6 comentários:

  1. Um post muito útil!... Embora para mim não sirva, não posso deixar de agradecer a ideia e a lembrança do Chico que poderá ser a esperança para alguém!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi essa a intenção, Alfredo Moreirinhas. É de reter e de divulgar pois com a expansão que este desenvolvimento está a ter, vão aparecer muitos mais lugares e eles não têm o número de pessoal suficiente como andam a dizer constantemente. Como as ideias daqui são outras, o ex-primeiro ministro Jean Charest andou aí na Europa a convidar o grande capital a vir para aqui e o resultado começa a ver-se, pois esses passeiam-se por todo o lado e alguém fica a ganhar. É claro que as companhias que vão vir, estão bem informadas dos "hábitos" da economia local e suas responsabilidades. Seria fantástico se artigos destes ajudassem alguém que esteja aflito.

      Eliminar
  2. É um país que gostaria de conhecer!
    Reformada sou e com muita pena.
    Passarei a mensagem,Chico!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olinda
      Agora reformada , até te dá uma grande possibilidade. Vai vendo sempre os empregos e quando numa dessas empresas mineiras ou satélites apareça qualquer coisa que tenha interesse, mesmo que não seja no norte, é só inscrever. Se tiveres sorte, vens cá passar um ano, metes o dinheirinho no bolso pois estás práticamente no mesmo sítio, depois dás uma volta no Quebec, tomas o avião até Vancouver e dás lá umas voltas. Voltas para Toronto, vais ver às cataratas de Nigara que só visto, depois vais até Cuba e bem queimadinha vais até casa e ficas toda contente pois tens a reforma toda juntinha à tua espera. No que respeita a emprego, aqui a idade não conta pois pedirem empregados abaixo de cinquenta anos, é uma discriminação que os direitos humanos não perdoam. Juro-te uma coisa: não sou agente de viagens. Há aqui outro tipo de viagen: quando há uma fatalidade em qualquer lado, as pessoas metem férias, fazem as viagens do seu bolso e quando lá chegam vão comendo o que lhes dão pois mesmo que tenham dinheiro, está tudo fechado. Quando há dois ou três anos houve as memoráveis cheias do Quebec, só voluntários registados foram sete mil e quinhentos. É uma realidade.
      Aqui há muitas pessoas que quando se reformam vão trabalhar umas horas por semana para outras casas, quer seja indústria ou comércio. Arredondam o mês como se diz e podem fazer umas voltas. Há aqui jovens mais antigos que eu que vão todos os anos passar o inverno na Flórida e são conhecidíssimos em toda a américa do norte pelo nome de: "Bluebirds".
      É excelente para os nossos se passares a mensagem. Também já enviei para alguns jornais. Espero que eles façam o serviço pois existem para alguma coisa.

      Eliminar
  3. Um post muito útil...claro para mim já não...mas oxalá que possa ser aroveitado por alguém!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que sim Rafael. Só não compreendo porque não para si... um jovem com o bombo, até vinha alegrar a malta.

      Eliminar