sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Vai ser um lindo dia

Quando está frio o ar fica muito transparente e o sol brilha com muita intensidade. Um dia maravilhoso.

Antigamente saía com umas calças quentes por baixo e de ganga por cima. Hoje, às seis da manhã, esta juventude saíu toda nórdica. De notar que a temperatura nestas paragens tem tendência a descer até mais tarde.

O gêlo no asfalto é muito traiçoeiro.

                       Foto: Lucinda
A foto abaixo foi retirada dos serviços de meteorologia do Canada.



Mas em casa ando de calções e em mangas de camisa.

Como se engana a natureza...

19 comentários:

  1. Chico isso é que madrugar com tanto frio e gelo...mas a roupagem aquecete-te é o que vale!
    Então um bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Olinda. Aqui começa-se cedo e recolhe-se cedo, a não ser que se ocupe os tempos livres ou se vá a um espectáculo. Há um espectáculo gratuito quer seja de dia ou de noite para se ver. Vai-se junto ao rio e vê-se o fenómeno de a água a evaporar tipo fumo e depois mais acima transformar-se em nevoeiro, o que para mim era impensável. Há muita gente que vai ver.
      Uma boa noite.
      Um abraço.

      Eliminar
  2. Acho muita diferença de temperatura entre casa e a rua.
    Não funciono com essas temperaturas, são areia a mais para o
    o meu carro de mão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fantástica,Tonito!
      Essa é nova mas com muita piada...ahahahaha

      Eliminar
    2. Absolutamente de acordo, Tonito. Ao princípio também notei o mesmo. No entanto, se viermos quentes como era o meu caso, a diferença não é tão grande.
      Por outro lado, as casas têm habitualmente uma ante-câmara antes da porta principal que é mais fresca, para tirarmos os sapatos e ir tirando parte da roupa. Num edifício de vários andares, as escadas, corredores e elevadores não estão tão quentes e assim se efectua a transição.
      Além disso também se humidifica a casa para que não esteja muito sêca e a partir daí, já se anda como no verão. As temperaturas que se utilizam variam de acordo com as pessoas mas as mais utilizadas são as de vinte e dois ou vinte e três graus durante o dia se está alguém em casa. Para dormir anda entre os dezoito e vinte graus pois é só por umas horas e uma pessoa está bem agasalhada. É claro que há excepções. Uma casa não aquecida torna-se excessivamente húmida.
      Há anos, quando cá chegamos, tivemos um casal português como nosso vizinho de porta. Achava um luxo ter a casa assim aquecida e tinha-a sempre à volta dos dezanove. Um dia quando veio bater à minha porta, trazia vestido um casaco do tipo do que uso na foto acima. Não era o frio, era a humidade.
      Já há muitos anos, quando ainda trabalhava e vivia noutra casa, um cunhado meu veio cá duas vezes e na primeira notou a diferença de temperaturas nas casas e até nos centros comerciais. Na segunda vinda já não.

      Um abraço.

      Eliminar
    3. Olinda
      Penso que tens a explicação no comentário de cima pois acho natural a reacção que tiveste. Estou aberto para outras informações.
      Um abraço.

      Eliminar
  3. Como se pode pensar com essa temperatura?
    O zero absoluto é ausência total de energia, não há movimento.
    Caraças até pensar deve custar.
    Abraço.
    Tomané

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tomané
      Ai meu Deus se a cabeça arrefecesse... e o resto... A maior parte das pessoas não anda assim vestida pois perde-se mobilidade. O que uma pessoa nota diferente é o barulho dos aviões que passam por cima. O que nós ouvimos não é o barulho habitual mas sim como qualquer coisa que vai a cortar o ar. Inexplicável mas lindo. Como podes ver na meteorologia, a próxima semana é que vai ser linda. Vão haver muitos carros que não arrancam.
      Um abraço.

      Eliminar
    2. É isso o som também é alterado com a temperatura, pressão, humidade.

      Eliminar
  4. Tipo esquimó fresquinho!E a Lucinda apanhou-te bem equipado à prova dos 23º.
    Umas calças quentinhas por baixo?
    Até podiam ser umas "ceroulas"!E porque não?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rafael
      A Lucinda anda-me sempre a apanhar. Eu é que não as mostro. Seria cá um festival...
      As calças quentinhas por baixo é um hábito. Podiam ser as ceroulas mas já tenho saído muitas vezes com as calças de ganga, principalmente quando vou fazer a neve que envolve o carro ou me desloco a outro local, pois os centro comerciais têm uns cacifos aonde podemos deixar lá a roupa que trazemos exteriormente. Um dolar canadiano pelo dia todo.
      Um abraço.

      Eliminar
  5. Quando aqui fazem 6 graus positivos já tremo de frio...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também era assim, Rui Felício. Mas hoje vou até menos dez com calças de ganga e com umas mais quentinhas por baixo andar de bicicleta. Com esta idade e boas pernas, nas descidas ando bem pelo que já estás a ver a temperatura que se aguenta. Anda muita gente. O sócio principal da companhia aonde trabalha a minha filha, companhia a nível internacional, vai todos os dias de bicicleta para o serviço. Estas calças são como as de ganga que nos nossos primeiros anitos víamos os mecânicos usarem, só que são almofadadas. À frente têm um peitilho que vai até cima e nas costas a mesma coisa. Assim nem uso um colete pois ficaria muito quente. É lindo, o ar nestes dias é absolutamente transparente e uma pessoa vê muito longe.
      Um abraço.

      Eliminar
  6. Sem chuva nem orvalho isso é um frio do... que é preciso é de um bom agasalho!...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alfredo Moreirinhas

      Ainda bem que é sem chuva, se não tinhamos que nos andar a desviar de estalctites de gêlo. Pobres cabeças...
      Devia-se andar bem agasalhado mas mocidade está muito mudada. A juventude com os pais no trabalho saiem de qualquer maneira para a rua. Garotas de doze a quatorze anos de mini-saia. Eles e elas com a cabeça a descoberto e isto tudo mesmo no que se chama de boas escolas. A polícia não intervem pois os direitos humanos têm muita força. Mais tarde, na vida, vão ter dôres de cabeça e quase sempre fortes sem saberem o porquê.
      Um abraço

      Eliminar
  7. Ó Chico só falta o iglo!
    Mas disfarçado de esquimó fresquinho, quando chegas a casa viras a esquimó quentinho.
    Aguentem.
    Um beijo para a Lucinda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cleste Maria
      O iglo era antigamente para os índios inuites (esquimós*) pois eram nómadas. Só que tinham os cães à solta fora de casa toda a noite e de dia iam de trenó à caça da foca, urso, etc e até construíam um iglo aonde pernoitavam. Só que os cães à solta formaram matilhas e um dia até mataram uma índia. O governo determinou que os cães estivessem presos ou seriam abatidos, o que aconteceu pois eles não aceitavam prender os seus cães. Outra mentalidade. Sem cães, acabou-se a caça para muitos e tornaram-se sedentários.
      Hoje fazem-se iglos para turista ver.
      Quanto a mim, vestido como eu estava anda-se sempre quente, para mais que não havia ventos fortes naquela altura como diz a meteo acima.
      Obrigado pelo o apoio mas passa-se muito bem. O que temos é que fazer escolhas conforme se neva ou faz frio. Éramos para irmos amanhã às compras mas fomos hoje.
      Um abraço.
      * Esquimó : nome dado pelas outras tribos de índios aos inuites, por só comerem carne. Isto tudo é muito giro.

      Eliminar
  8. Com temperaturas negativas, acho que mal consigo pensar. O melhor é estar na cama, com cinco cobertores em cima da cabeça ...
    Toma lá um abraço

    ResponderEliminar
  9. Mantinhas a cabecinha quente, Quito. Já viste o que é ter ideias congeladas. Nem podias contribuir para a recuperação. Acabavas com os deportos de inverno. Vá, vai-te agasalhando. Bom fim de semana.
    Um abraço.

    ResponderEliminar