quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Quito, manda uma foto tua e um texto até 2.500 caracteres para o JF!

Desde há pouco tempo, o director do Jornal do Fundão é Nuno Francisco. Não o conheço pessoalmente mas enviei-lhe esta mensagem no passado dia 7:

"Boa tarde, Nuno Francisco
Sou Paulo Moura, de Caria, assinante do JF desde que recebi o meu primeiro salário e, antes disso, leitor assíduo do jornal que o meu Pai, professor Rogério Moura, recebia e aonde eram publicadas semanalmente notícias da nossa terra enviadas por ele, correspondente do JF em Caria.
Parabéns pelo cargo que agora assume.
Entretanto, soube no JF da semana passada que o jornal irá ter algumas modificações.
Há já bastante tempo, enviei para o Fernando Paulouro textos de um meu amigo, Eurico Pereira, que é de Coimbra mas vive na Beira Baixa há já alguns anos. Ele escreve pequenas crónicas sobre a realidade da Beira Interior. Na altura, o Fernando Paulouro elogiou os textos e chegou a publicar um deles:
http://encontrogeracoesbnm.blogspot.pt/2012/03/habemus-quito-primeira-cronica-no.html
... mas ficou por aí.
Não sei se a reestruturação das secções irá permitir que haja mais espaço para textos deste tipo. Se for o caso, convido-o a ler alguns dos textos do Eurico (Quito) Pereira. Só como exemplos:
http://encontrogeracoesbnm.blogspot.pt/2012/02/um-conto-ao-calor-da-lareira.html
http://encontrogeracoesbnm.blogspot.pt/2012/01/missao.html
http://encontrogeracoesbnm.blogspot.pt/2012/02/xailes-negros-negros-lencos.html
Se me pudesse dar algum retorno, ficar-lhe-ia muito agradecido.
Cumprimentos de um Beirão no Litoral,
Paulo Moura"

A resposta do Nuno Francisco foi no próprio dia:

"Boa tarde, Paulo Moura
Tenho já o prazer de conhecer vosso blogue que, apesar de estar "impresso" num universo digital, é um lugar onde vocês conseguem tornar bem real e visível a chama da vossa amizade.
Com efeito, o Jornal do Fundão irá ser alvo de algumas alterações, nomeadamente a nível da ordenação do mesmo e com a introdução de novas rubricas. Apesar das mudanças, aqui haverá sempre um lugar de honra para as palavras esculpidas no sentimento e no talento, ainda para mais quando estas se centram nos "quotidianos" da nossa região.
Como tal, não coloco, naturalmente, nenhum entrave à colaboração ocasional do seu amigo com o Jornal do Fundão.
Os meus cumprimentos,
Nuno Francisco"

Que bom! E até conhece - e elogia - o nosso blog do Bairro! Tem de ser uma excelente pessoa! Só pedi algumas informações complementares:

"Fico-lhe muito grato, Nuno Francisco
Diga-me então, por favor, como deve o Quito fazer para lhe enviar os textos, para vossa apreciação e publicação. Necessitam de alguma foto dele? A publicação seria periódica ou ocasional?
Cumprimentos,
Paulo Moura"

E aqui está a resposta, recebida de fresco:

"Boa tarde
A colaboração terá que ser ocasional, visto que o espaço disponível no jornal é, como sabe, muito limitado.
Mas peço-lhe que me envie, até segunda-feira, um texto com 2.500 caracteres, acompanhado por uma fotografia do autor para eu tentar a sua publicação já na próxima edição.
Os meus cumprimentos
Nuno Francisco"

Quito, vê lá agora se te baldas, com o pretexto de teres o javali ao lume... ou a burra estar coxa... ou rebéu-béu-béu e pardais ao ninho... ou, como se diz na minha terra quando alguém não conclui uma conversa já longa, "vai daí òsdespois quem matou o cão foi o Baetas"!

18 comentários:

  1. Rafael e Quito, desculpem ter posto este post à frente do texto do Quito mas achei que deveria ultrapassar. Mas liguei o pisca e não vinha nenhum texto de frente.
    Quito, ai de ti se te baldas agora, pá!
    Como diz o Nuno Francisco, "haverá sempre um lugar de honra para as palavras esculpidas no sentimento e no talento, ainda para mais quando estas se centram nos «quotidianos» da nossa região"
    Precisas que te faça um desenho?
    Abre aço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És imparável Paulo e por isso a amizade é enorme da nossa parte!
      Quito está "impregnado" do sentir do povo da beira interior e corresponderá a esta justa oportunidade para todos nós e beirões que o lerem...
      Avia-te,Quito!

      Eliminar
    2. O Paulo mandou-me dizer que estou toda molhadinha.

      Eliminar
  2. Boa ultrapassagem!
    Foi por uma "boa causa"

    Quito já está atrabalhar...e a pedir à São que lhe tire uma foto "à maneira"!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se é para a foto ficar bonita, é melhor que a foto seja mesmo da São.

      ihihihihihihih

      Eliminar
  3. Não obstante o Quito há dias ter escrito que eu às vezes "me passo" e exagero nas minhas apreciações, faço disso tábua rasa e, sem outras considerações, lhe digo que faça aquilo que tem que fazer...

    Porque é tempo de ultrapassar o limitado horizonte do seu circulo de amigos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se não for desta, Rui Felício, com alguém com a formação, o estatuto e a experiência do Nuno Francisco a falar em "palavras esculpidas no sentimento e no talento", acho que só pode haver um plano de contingência adequado, à moda da minha terra: fazermos-lhe uma barrela!

      Eliminar
  4. Siga A MARINHA Quito.
    Um Abraço.
    Tonito.

    ResponderEliminar
  5. Muito bem, Paulo. Força, Quito.
    Um abraço aos dois da

    ResponderEliminar
  6. O Quito foi jantar, descansadinho, a matutar já no assunto.
    Sim, é um homem que não se precipita, apenas vai observando e refletindo, como que alheado dos seus problemas, pensando mais nas vidas que o rodeiam e com quem convive.
    Logo, logo enviará um dos belos contos para o J.F.!

    ResponderEliminar
  7. Ora muito bem Celeste!A razao vem da tua mente.Os verdadeiros artistas nunca devem trabalhar sob qualquer tipo de pressao.CARPE DIEM!Relatar o quotidiano,seja ele beirao ou alfacinha, tem muito a ver com a propria alma.Nao tenho a minima duvida quanto à proxima intervençao do Quito.Mas a inspiraçao nao obedece às leis do mercado!

    Sorri ao ler "a colaboraçao terà que ser ocasional, visto que o espaço disponivel no jornal é,como sabe, muito limitado".Foi exactamente o que aconteceu com as primeiras cronicas de Saramago!!!

    Felicidades, Quito!

    ResponderEliminar
  8. Mais uma prova do grande mérito dos textos do Quito!...
    Mais uma prova de amizade do Paulo Moura!...
    Parabéns, Quito!...
    Os leitores do JF estão esperando...
    Aquele Abraço!

    ResponderEliminar
  9. Agora é que vai. Arregaça as mangas, respira fundo, olha para Salgueiro do Campo, para aquela serra que tu tão bem compreendes, lê o sentir dessa gente humilde e sacrificada e depois...só precisas de papel e duma caneta e a obra brota límpida e bela cheia de sentimento e compreensão.
    Um abraço para ti e outro para a iniciativa da "molhadinha".
    Abílio

    ResponderEliminar
  10. Os Amigos quando percebem que precisam dar um empurrão, empurram a sério ! aproveita Quito, todos nós estaremos aqui para te apoiar e sabemos que vai valer a pena.
    Um abracito ao Paulo Moura pela iniciativa !
    Beijo
    Olga

    ResponderEliminar
  11. É isso mesmo, Olga. Aprendi com o meu Pai, professor primário, que os pais dos passaritos, quando estes já têm penas e podem voar, empurram-nos do ninho. Não é preciso ser passarito para imaginar o cagaço que apanham, no salto que precede o primeiro voo.
    Voa, Quito!

    ResponderEliminar

  12. Força, Quito. Lá vai mais um empurrão...
    Aquele abraço.
    Para o PM, um bem-haja de todos nós.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olhó Vianita! Há quanto tempo não te "via", rapaz!

      Eliminar