segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

NATAL DE QUEM? - POESIA

    Feliz Natal

          COM BEIJINHOS DE ISABEL CARVALHO





          NATAL  DE  QUEM?
Mulheres atarefadas
Tratam do bacalhau,
Do peru, das rabanadas.
- Não esqueças o colorau,
O azeite e o bolo-rei!
- Está bem, eu sei!
- E as garrafas de vinho?
- Já vão a caminho!
- Oh mãe, estou pr'a ver
Que prendas vou ter.
Que prendas terei?
- Não sei, não sei...
Num qualquer lado,
Esquecido, abandonado,
O Deus-Menino
Murmura baixinho:
- Então e Eu,
Toda a gente Me esqueceu?
Senta-se a família
À volta da mesa.
Não há sinal da cruz,
Nem oração ou reza.
Tilintam copos e talheres.
Crianças, homens e mulheres
Em eufórico ambiente.
Lá fora tão frio,
Cá dentro tão quente!
Algures esquecido,
Ouve-se Jesus dorido:
- Então e Eu,
Toda a gente Me esqueceu?
Rasgam-se embrulhos,
Admiram-se as prendas,
Aumentam os barulhos
Com mais oferendas.
Amontoam-se sacos e papeis
Sem regras nem leis.
E Cristo Menino
A fazer beicinho:
 - Então e Eu,
Toda a gente Me esqueceu?
O sono está a chegar.
Tantos restos por mesa e chão!
Cada um vai transportar
Bem-estar no coração.
A noite vai terminar
E o Menino, quase a chorar:
- Então e Eu,
Toda a gente Me esqueceu?
Foi a festa do Meu Natal
E, do princípio ao fim,
Quem se lembrou de Mim?
Não tive tecto nem afecto!
Em tudo, tudo, eu medito
E pergunto no fechar da luz:
 - Foi este o Natal de Jesus?!!!

 (João Coelho dos Santos
in Lágrima do Mar - 1996)
O meu mais belo poema de Natal

17 comentários:

  1. Um lindo poema, escolhido por uma mulher com muita sensibilidade.
    Bom Natal
    Rui Barreiros.

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. É este comentário a que te referes?
      Não sei o uqe possa ter acontecido. Mas o que lá diz é que o comentário foi remetido pelo autor.
      Paulo Moura, tu que percebes disto, que explicação técnica encontras para esta remoção?

      Eliminar
    2. "Este comentário foi removido pelo autor."
      Rui Felício, deves ter inadvertidamente (até tropeço a escrever esta palavra) clicado na opção de eliminar o comentário.

      Eliminar
    3. Não me lembro de o ter feito, mas admito que tenha sucedido pelo advérbio em que tropeçaste...
      Obrigado de qualquer forma.

      Eliminar
    4. Só um administrador ou o próprio autor podem remover um comentário.
      Se fosse um administrador que não fosse o autor, apareceria
      "Este comentário foi removido por um administrador."
      Aliás, um administrador pode fazer algo que um autor (não administrador) não pode: remover definitivamente o comentário (nem sequer aparece esta referência). É uma opção que aparece aos administradores quando confirmam a remoção.

      Eliminar
  3. Refiro-me ao tema do esquecimento e da secundarização dos protagonistas.
    Neste poema, do Natal do Menino Jesus.
    No poema de António Gedeão, da Mulher...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não compreendo porque está eliminado o comentário anterior, sem o qual o subsequente não faz sentido.

      O que eu tinha escrito é que este belo poema me fez recordar o poema de António Gedeão "Calçada de Carriche" magistralmente declamado por Odete Santos.

      Eliminar
  4. Poemas belos!
    Boas Festas para o povo deste país!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Bonito poema!
    Bom Natal para ti e toda a FAMILIA!

    ResponderEliminar
  6. Boas Festas, Isabel, para ti e família ...

    ResponderEliminar
  7. Bonito poema! Parabéns e obrigado por tê-lo divulgado a quem o não conhecia,como é o meu caso.Um Bom Natal.




    mariorovira

    ResponderEliminar
  8. Bonito! Feliz Natal Isabel...
    Mulher atarefada
    Trata do bacalhau,
    Do peru, das rabanadas.
    - Não esqueças o colorau,
    O azeite e o bolo-rei!
    - Está bem, eu sei!
    - E as garrafas de vinho?
    - Já vão a caminho!
    O "bébé" pode partir a loiça toda!!! (?)
    Beijinho´s

    ResponderEliminar
  9. Este fui eu que removeu-foi uma experiência.Mas como sou o autor não cheguei a conclusão nenhuma.

    ResponderEliminar
  10. Obrigada Isabel pela oferta e pelos votos de bom Natal.
    Também para ti e para toda a família, desejo umas Festas Felizes!

    ResponderEliminar
  11. Maravilhoso e verdadeiro poema de Natal !
    Obrigada por o trazeres aqui, Isabel. Para ti e toda a família, um Feliz Natal, cheio de Amor, Alegria e Paz.
    Olga

    ResponderEliminar